Relato: comprimento da circunferência
Nome da autora: Alexandra Petry LeonardoCoautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail: alepetry@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues
Município: Guaíra- Pr
Conteúdo: Comprimento da Circunferência
Série: 5ª (6.º ano)
Relato
Como calcular o perímetro de um círculo?
Trabalhando com meus alunos o conteúdo perímetro de figuras planas, surgiu entre eles a seguinte dúvida: Como calcular o perímetro de uma figura circular?
Diante disso, comecei a questioná-los com perguntas como:
- Como podemos calcular o perímetro de um círculo se sua borda não é feita de segmentos de reta?
- Que instrumento pode ser usado para medir um círculo?
- Quais sólidos possuem faces ou bases circulares?
- Todos os objetos circulares possuem as mesmas medidas?
Depois de circularem esses objetos com barbante, marcando as medidas, os alunos colocavam o barbante sobre a fita métrica para encontrar o valor da medida do comprimento da circunferência em centímetros. Em seguida, registravam o valor em seus cadernos. Todos os alunos procederam da mesma forma.
Mostrei no quadro a fórmula usada para o cálculo do comprimento de uma circunferência e surgiu outra pergunta: o que é o PI?
Depois de uma explicação sobre o PI, resolvemos verificar na prática a teoria explanada. Para isso, construí uma tabela no quadro em que registramos o nome de cada objeto cilíndrico, e seu comprimento e diâmetro. Depois que todos os estudantes mediram os objetos fizemos, para cada objeto, a divisão do valor do comprimento da circunferência pelo valor do diâmetro. Optamos por fazer as divisões com calculadora, pois as medidas resultavam em números decimais.
O que os alunos perceberam?
Comparando os diversos objetos medidos, o resultado da divisão dava números aproximados, mas nem todos resultavam em 3,14. Por isso, resolvi trocar o barbante por uma linha mais fina. Usando os resultados das novas medições, observamos que, dos cinco objetos estudados três deram resultado aproximado de 3,14 na divisão do comprimento da circunferência pelo diâmetro.
Como se trata de uma descoberta conquistada através da prática, provavelmente, PI será um número que os estudantes jamais esquecerão.
Para complementar o estudo da circunferência, utilizando o programa JClic autor, consegui elaborar atividades como quebra-cabeça, cruzadinhas e associação simples, todas relacionadas com o estudo da circunferência. O que foi gratificante para o desenvolvimento da aula. Todos os alunos executaram as atividades no computador.
O software JClic é um software com o qual os professores desenvolvem atividades para seus alunos. Esse software proporciona para cada professor, a possibilidade de desenvolver dentro de sua disciplina, atividades didáticas diferenciadas como jogos de memória, quebra-cabeças, palavras cruzadas, atividades de associação simples e composta e entre outros.
Imagens
Cálculo do perímetro da circunferência de um CD e de um disco de vinil
Registros de alunos
Captura de tela do software JClic - Imagem do símbolo de PI
Captura de tela do JClic - Quebra cabeça
Captura de tela do JClic - atividade de reconhecimento
Captura de tela do JClic - Palavras Cruzadas
Captura de tela do JClic - Associação
Captura de tela do JClic
Fonte das imagens: a autora
Registros de alunos
Captura de tela do software JClic - Imagem do símbolo de PI
Captura de tela do JClic - Quebra cabeça
Captura de tela do JClic - atividade de reconhecimento
Captura de tela do JClic - Palavras Cruzadas
Captura de tela do JClic - Associação
Captura de tela do JClic
Fonte das imagens: a autora
ANDRINI, Álvaro e VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática. 5ª série (6° Ano). Volume 1. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2009.