Relato: Poliedros de Platão
Nome do autor: Braz João InácioE-mail: brazjoaoinacio@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Professor Antonio José Reis - Ensino Fundamental e Médio
Município: Toledo – Pr
Conteúdo: Poliedros de Platão
Série: 6ª (7º ano)
Resumo
O propósito deste é apresentar um plano de trabalho docente que possibilite trabalhar poliedros a partir da visualização, uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento do aluno com relação aos conceitos da geometria espacial. Utilizando-se de diversos recursos como coleta de material, confecção de painéis, utilização de instrumentos como régua e transferidor e valorizando o uso de recursos tecnológicos.
Justificativa
No processo ensino-aprendizagem, visualizar é uma habilidade importantíssima para o desenvolvimento do aluno com relação aos conceitos da geometria espacial. Contudo, na maioria das vezes, um professor dispõe apenas do livro didático como ferramenta didática para o ensino deste assunto. Sendo mídias bidimensionais, a página de um livro ou o quadro-negro não são os instrumentos mais adequados para se treinar visualização de objetos tridimensionais. O emprego de materiais concretos pode ser uma excelente alternativa para explorar o assunto. Outra abordagem interessante é o uso de recursos audiovisuais: modelos tridimensionais que podem ser modificados virtualmente na tela de um computador, construindo assim uma relação entre a representação no plano (quando o sólido está representado na tela do computador) e o modelo concreto (quando o usuário interage com um modelo tridimensional do sólido). Abordar atividades matemáticas com recursos tecnológicos enfatiza um aspecto fundamental da disciplina, que é a experimentação (PARANÁ, 2008, 66). Neste contexto, pretende-se desenvolver habilidades visuais sobre os sólidos, apresentando suas propriedades matemáticas, sua aplicabilidade e modelos virtuais interativos.
Objetivos
- Identificar a planificação de alguns poliedros.
- Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
- Exercitar a visão geométrica tridimensional representada no plano.
- Identificar, faces, vértices e arestas de um poliedro.
- Desenvolver habilidades, visuais, verbais, lógicas, de desenho de percepção e de representação dessas figuras.
Procedimentos
Para apresentação do conteúdo usaremos aula expositiva. Na sequência, os alunos farão coleta de imagens de figuras tridimensionais em jornais e revistas, organizando painéis para se familiarizar com as formas e fazer a identificação de faces, vértices e arestas nas figuras pesquisadas e suas relações. Será disponibilizada cartolina, régua, transferidor e cola para fazer a planificação e a montagem dos sólidos geométricos. Será proposta resolução de atividades do livro didático. Em seguida a turma será conduzida ao laboratório de informática para que executem atividades referentes ao tema no programa Geogebra no intuito de aprofundar e enriquecer o conhecimento.
Imagens
Capturas de tela do software Geogebra em que estão representados sólidos geométricos e suas respectivas planificações.
Tetraedro
Hexaedro ou Cubo
Octaedro
Fonte das imagens: o autor
Referências
GIOVANNI, José Ruy. Matemática Fundamental. São Paulo: FTD, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática para Educação Básica. Seed: Curitiba, 2008.