Relato: Geometria Plana: Construindo o Tangram no GeoGebra
Nome: Elena Maria Piva MarinE-mail: elenapiva@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual Dario Vellozo
Município: Toledo - Pr
Conteúdo: Geometria Plana - Construindo o Tangram no GeoGebra
Série: 8ª (9º ano)
Proposta de atividade
- Construção de um Tangram de sete peças no software GeoGebra.
Conteúdos de geometria plana que podem ser explorados por meio dessa atividade
- Ponto médio
- Semelhança de triângulos
- Retas paralelas, perpendiculares e concorrentes
- Área e perímetro de triângulos e quadriláteros
- Relações entre medidas dos comprimentos dos diferentes segmentos de reta e dos perímetros e das áreas das figuras que constituem o Tangram.
Passo a passo para construção do Tangram no Geogebra
- No menu Exibir, clique em Malha para que a malha fique visível na tela do GeoGebra. Clique em eixo para ocultá-lo.
- Utilize a ferramenta Polígono e crie um Polígono Regular. Clique na área de trabalho e crie o ponto A. Em seguida crie o ponto B 8 unidades à direita do ponto A na malha. A partir da medida do segmento AB, construa o quadrado ABCD.
- Escolha a ferramenta Segmento definido por dois pontos para construir a diagonal DB.
- Utilizando a ferramenta Ponto médio, encontre o ponto médio dos segmentos: DB, CD e CB
- Com a ferramenta Segmento definido por dois pontos, trace uma reta paralela a DB, criando o segmento FG. Encontre o ponto médio de FG.
- Trace uma reta perpendicular à diagonal DB, criando os segmentos AG e GH.
- Crie os segmentos DG e GA e encontre o ponto médio desses dois segmentos.
- Trace o segmento EJ e HK.
- No menu exibir, clique em malha para ocultá-la.
Tangram construído no GeoGebra
Fonte da imagem: a autora
Atividades após a construção do Tangran
- Complete com números: o Tangram é formado por ___ peças, sendo, ___ triângulos: ___ grandes, __ médio e ___ pequenos, ___ quadrado e ___ paralelogramo.
- Identifique os segmentos paralelos, perpendiculares e concorrentes no Tangram.
- Na ferramenta ângulo, escolha cm, clique em cada segmento para dar as medidas e calcule:
- a área e o perímetro de cada figura
- a razão de semelhança entre os triângulos grande, médio e pequeno
- a razão dos perímetros dos triângulos.
- a razão de semelhança entre o quadrado maior e o menor.
- que fração o triângulo maior corresponde do quadrado formado pelas 7 peças.
Referências
PANADÉS RUBIÓ, Angel e FREITAS, Luciana Maria Tenuta de. Matemática e suas tecnologias. São Paulo: IBEP, 2005
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, Seed, 2006.
IEZZI,GELSON; DOLCE, Osvaldo e MACHADO, Antonio Machado. Matemática e Realidade. 6 ed. São Paulo: Atual, 2009