Relato: Função Afim
Nome do autor: Jairton Mauro RechE-mail: jairton@seed.pr.gov.br
Instituição: Escola Estadual de Dez de Maio
Município: Toledo – Pr
Conteúdo: Função Afim
Série: 8ª (9º ano)
Relato
Após fazer uma explanação oral sobre função afim, em que foram trabalhados os conceitos relativos a essa função, quais sejam: relacionar grandezas, variáveis dependentes e independentes, a lei de formação da função, construção e interpretação do gráfico, reconhecimento dos coeficientes, compreensão das relações que existem entre os coeficientes da escrita algébrica e o gráfico da função e verificação do crescimento da função; foram feitas atividades envolvendo funções do 1º grau. Para término das atividades levamos a turma da oitava série para trabalhar com o software GeoGebra. Mais especificamente, para construir o gráfico da função afim e fazer análises e verificações de suas propriedades usando os recursos do software.
Problema
O preço da passagem do ônibus urbano comum na Cidade do Rio de Janeiro é de R$ 1,00. Com base nesse dado, complete a tabela a seguir:
Nº de passagens (x) Valor Pago (y)
1
2
3
4
5
6
a) Quais são as grandezas envolvidas?
b) Qual é a variável dependente e a independente?
c) Qual é a lei de formação da função?
d) De acordo com os dados da tabela esta função é crescente ou decrescente?
e) Com o auxílio do software Geogebra construa o gráfico desta função e analise suas características.
Passo a passo para a construção do gráfico da função afim no software GeoGebra
- Abra o GeoGebra.
- Clique no menu Arquivo e selecione Gravar como. Digite o nome do arquivo: funcao afim_nome. Salve o arquivo na pasta atividades geogebra.
- Selecione a ferramenta Inserir texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite: Nome completo. Dê um Enter no teclado. Digite: Data:..../..../.....Clique em aplicar. Observe a organização desses dados na figura.
- Selecione a ferramenta Inserir texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade, apareça. Digite: GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU. Clique em aplicar.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades. Selecione a guia Cor e escolha um tom de preferência. Escolha a guia Texto e mude o tamanho da fonte (letra) para 16 e clique em N para que o texto fique em negrito. Depois clique em fechar.
- Selecione a ferramenta Inserir texto e clique sobre cada um dos eixos (x e y), onde deseja que o título dos eixos apareça. Digite número de passagens – eixo x e valor pago R$ - eixo y.
- Clique no Menu Opções. Selecione Rotular e menos para objetos novos.
- Selecione a ferramenta Novo ponto, ou utilize a caixa de entrada e represente os seguintes pontos sobre o plano cartesiano:
- A = (1,1) B = (2,2) C = (3,3) D = (4,4) E = (5,5) F = (6,6)
- Clique com o botão direito do mouse, desmarque a opção malhas.
- Ao final da atividade gravar.
Referências
ANDRINI, Álvaro e VASCONCELLOS, Maria José. Praticando Matemática. 8a série. 1 ed. São Paulo, 2002.
DANTE, Luis Roberto. Tudo é Matemática. 8ª série. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Ensino Fundamental – Versão Preliminar. Seed: Jul. 2006.