Relato: Geometria Plana – Polígonos
Nome da autora: Zeneide RibeiroE-mail: zeneideribeiro@seed.pr.gov.br
Instituição: Coordenação Regional de Guarapuava
Município: Guarapuava -Pr
Conteúdo: Geometria Plana – Polígonos
Série: 6ª - 7º ano
Plano de aula
Objetivo geral
- Possibilitar a compreensão de conceitos de Geometria por meio da interação do aluno com o software Geogebra.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de polígono.
- Identificar os elementos de um polígono.
- Classificar os polígonos quanto ao número de lados.
- Reconhecer polígonos regulares.
Metodologia
Será proposto inicialmente aos alunos que assistam uma animação feita com as peças do Tangram, para que eles visualizem as diversas possibilidades de construção de silhuetas que esse quebra-cabeças proporciona. Em seguida o professor fará uma explanação sobre as formas das peças e a quantidade de peças que compõe o Tangram. Após essa explanação será proposto aos alunos que utilizem as sete peças do Tangram manipulativo para representar uma figura conforme modelos que serão disponibilizados pelo professor.Exemplo de modelo de figura para montar com o Tangram de sete peças.
Casa
Fonte: a autora
- Após montagem de uma figura com as peças do Tangram manipulativo, os alunos elaborarão um pequeno texto que envolva a figura obtida.
- Após explorar o Tangram manipulativo, os alunos serão encaminhados ao laboratório de informática para construir polígonos com o software Geogebra.
- No decorrer dessa atividade serão exploradas as características dos principais polígonos.
Atividades
Para desenvolver essas atividades o professor deve orientar os alunos quanto ao uso dos recursos do software Geogebra.
1. Escolha uma das figuras geométricas que compõe o Tangram e construa no Geogebra.
2. Construa no Geogebra, o polígono com o menor número de lados possível.
3. Construa no Geogebra os polígonos conforme o número de lados indicado e complete a tabela abaixo.
Fonte: a autora