Relato: Ângulos dos Triângulos e Quadriláteros
Nome: Liliane TonialE-mail: lilitonial@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Sebastião Paraná
Município: Palmas - Pr
Conteúdo: Ângulos dos Triângulos e Quadriláteros
Série: 6ª (5.º ano)
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de GeoGebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Rosani Terezinha Hulse, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco.
Justificativa
O estudo da Geometria é uma área fértil para estabelecer atividades que envolvam demonstrações, pois os conceitos geométricos permitem que o aluno desenvolva um pensamento diferente que o possibilite compreender, organizar e descrever o meio em que vive. Estudar a importância dos triângulos e quadriláteros permite entender porque eles são usados em construções, móveis, prateleiras, pontes, telhados com diferentes tipos de telhas e angulações. Com o auxílio do Geogebra para construir e estudar os conceitos presentes nessas figuras, o processo ensino-aprendizagem é facilitado.Objetivos
Mostrar aos alunos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180° e que a soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é 360°. Levar os alunos a explorar figuras poligonais através da visualização e construção no software GeoGebra, para a verificação dos ângulos internos das figuras citadas.Encaminhamento Metodológico e recursos didáticos
Esta atividade pode ser desenvolvida com os alunos das sextas séries, após serem trabalhadas a definição de polígono em sala de aula.Esta atividade deve ser realizada no laboratório de informática da escola. Em cada computador deverá ficar apenas dois alunos, para que o trabalho se torne mais fácil, tendo a participação de todos. O professor deverá conversar com os alunos, passando as informações gerais sobre a atividade, explicando que para que os objetivos sejam atingidos será necessário que todos caminhem juntos, ou seja, realizem a atividade “passo a passo”, para que concluam juntos. O aluno que tiver mais conhecimento em informática deverá auxiliar o colega para que todos entendam os comandos do programa.
Avaliação
Através do interesse e participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.Referências
PARANÁ, Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, Governo do Estado do Paraná, 2007 – Disciplina de Matemática.Site: http://www.somatematica.com.br, acessado em junho de 2010.
Atividade 1: soma dos ângulos internos de um triângulo
Triângulo é um polígono que possui três lados, três ângulos internos e três ângulos externos.
Quanto às medidas dos ângulos internos temos:
-Triângulo acutângulo: todos os ângulos internos são agudos, isto é, as medidas dos ângulos são menores do que 90°.
-Triângulo obtusângulo: um ângulo interno é obtuso, isto é, possui um ângulo com medida maior do que 90°.
a) Construir um triângulo equilátero;
b) Obtenha os seus ângulos internos;
c) Construir um triângulo retângulo;
d) Marcar os seus ângulos internos;
e) Construir um triângulo qualquer;
f) Marcar os seus ângulos internos;
g) Movimente um dos vértices do triângulo criado na letra e do exercício e verifique o que acontece com seus ângulos.
Observação: a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é sempre 180°.
Atividade 2: soma dos ângulos internos de um quadrilátero.
Quadrilátero é um polígono com quatro lados. Os mais importantes são: Quadrado, Retângulo, Losango e Paralelogramo.
a) Construir um quadrilátero;
b) Obtenha os seus ângulos internos;
c) Construir um retângulo;
d) Marcar os seus ângulos internos;
e) Construir um paralelogramo;
f) Marcar os seus ângulos internos;
g) Movimente um dos vértices do paralelogramo criado anteriormente e verifique o que acontece com seus ângulos.
Observação: A soma dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é 360°.