Relato: Função Equação do 2º Grau
Autor: Rogélio José de OliveiraE-mail: rogelio@seed.pr.gov.br
Instituição: NRE - Núcleo Regional de Educação
Município: Toledo - Pr
Conteúdo: Função Equação do 2º Grau
Série: 8ª / 9º ano
Plano de trabalho docente
Justificativa
Atualmente, o computador é uma tecnologia de grande poder que nos auxilia na demonstração dos conteúdos, fazendo com que os alunos adquiram novos interesses no que está sendo transmitido. Devemos explorar essa ferramenta para auxiliar o aluno na construção do saber de forma prazerosa. E nós educadores devemos buscar informações e recursos disponíveis e refletir sobre a utilização dessas novas ferramentas.
A equação do 2º grau é um conteúdo muito importante e inerente a 8ª série do ensino fundamental, ela demonstra a relação entre duas grandezas e as suas formas de resolução, além de relacionar seu aspecto histórico e respectivas aplicações.
O software Geogebra permite fazer a demonstração dessas relações de forma rápida, instigando o aluno a refazer todos os exercícios praticados durante as aulas, assim o aluno retoma seus conhecimentos e verifica seu aprendizado utilizando a tecnologia.
Objetivos
- Identificar uma equação do 2º grau.
- Identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau.
- Identificar a concavidade da parábola.
- Resolver uma equação completa do 2º grau usando o processo Bhaskara.
- Proporcionar o desenvolvimento, a ampliação e a contextualização do conceito de função do segundo grau por meio de construção e observação do seu gráfico em um plano cartesiano.
- Despertar a criatividade dos alunos demonstrando o que podemos fazer utilizando a ferramenta GEOGEBRA.
- Promover interação entre os alunos, utilizando a troca de informações.
- Promover investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem
1. Abrir (acessar) o geogebra
2. Clique no menu Arquivo e selecione Gravar como. Digite o nome do arquivo (File name): equação_2_grau_nome. Salve o arquivo na pasta atividades geogebra.
3. Selecione a ferramenta Inserir texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite: Nome completo. Dê um Enter no teclado. Digite: Data:..../..../.....Clique em aplicar. Observe a organização desses dados na figura.
4. No menu exibir clique em exibir malhas.
Acesse imagem ampliada
5. Na janela de entrada “rodapé abaixo no geogebra” inserir a = 1 enter aparecera a = 1 em objetos livres.
8. Com o mouse botão direto clique em a e clique em propriedades – seletor. Escolha valor mínimo = min e máximo = max.
Acesse imagem ampliada
a – min = -5 max =5 escolha uma cor e estilo;
b – min = -50 max = 50 escolha cor e estilo;
c – min = -100 max = 100 escolha cor e estilo .
9. Obs. Movimente os pontos a, b e c. O que acontece?
10. Na entra digite – y = a*x*x+b*x+c verifique que a, b e c assumiram os valores digitados anteriormente.
b – min = -50 max = 50 escolha cor e estilo;
c – min = -100 max = 100 escolha cor e estilo .
9. Obs. Movimente os pontos a, b e c. O que acontece?
10. Na entra digite – y = a*x*x+b*x+c verifique que a, b e c assumiram os valores digitados anteriormente.
Acesse imagem ampliada
11. Com o mouse botão direito propriedades escolha cor, espessura da linha = 2, estilo manter linha, preenchimento = 25.
Vertices da Função
1. Na entrada digite: Xv= -(b/2*a) tecle enter
2. Na entrada digite: Yv= - (b*b-4*a*c)/4*a tecle enter
Vertices da Função
1. Na entrada digite: Xv= -(b/2*a) tecle enter
2. Na entrada digite: Yv= - (b*b-4*a*c)/4*a tecle enter
Acesse imagem ampliada
Para novas equações basta alterar os valores de a, b e c.
Teste as seguintes equações do 2º grau.
a) y= - x² +2 x +3
b) y = x² + 2 x +3
c) y = x² – 5 x + 4
d) y = x² – 4 x + 4
e) y = - x² +2 x + 3
f) y = x² – 2 x +1
Teste as seguintes equações do 2º grau.
a) y= - x² +2 x +3
b) y = x² + 2 x +3
c) y = x² – 5 x + 4
d) y = x² – 4 x + 4
e) y = - x² +2 x + 3
f) y = x² – 2 x +1