Relato: Relações métricas no triângulo retângulo - Geogebra
Nome: Terezinha DurliE-mail: teredurli@hotmail.com ou teredurli@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual Dom Carlos
Município: Palmas - Pr
Conteúdo: Relações métricas no triângulo retângulo
Série: 8ª / 9º ano
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de GeoGebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Rosani Terezinha Hulse, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco .
Justificativa
Vivemos hoje em um mundo em constante e rápida transformação e a matemática pode nos ajudar a entender essa transformação. Por isso, há necessidade de estarmos nos atualizando e utilizando a tecnologia, para ajudar a entender com mais facilidade o conhecimento matemático, se não lançarmos mão desses recursos ficamos à margem das mudanças do mundo. Dessa forma, lançamos mão da Geogebra que é um software de geometria dinâmica e que nos permite a construção de figuras através das quais podemos realizar cálculos como os presentes nas relações métricas no triângulo retângulo.
Objetivo
Construir as relações métricas através do triângulo retângulo utilizando o software Geogebra, podendo visualizar calcular e construir figuras geométricas de uma forma mais prazerosa.
Encaminhamento Metodológico
Primeiro devemos estudar em sala de aula apresentando as definições das relações métricas no triângulo retângulo, utilizando imagens na TV multimídia. Em seguida no laboratório de informática, utilizar o software Geogebra, para construir o triângulo retângulo e demonstrar as relações métricas com as figuras e cálculos como apresentado no anexo. Finalizamos as atividades com discussão e análise dos resultados.
Avaliação
Participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educaçao. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, Matemática. Curitiba, 2007.
IEZZI. Gelson, Matemática e realidade 9º ano/Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado – 6ª edição São Paulo: atual 2009. Editora Saraiva.
Anexos
Atividade 1: Determinando as medidas a, h, b e c.
a) Crie um triângulo retângulo.
b) Obtenha a altura desse triângulo retângulo
c) Marcar os pontos dos ângulos A,B,C e H
d) Coloque no triângulo retângulo as projeções n e m. Fazendo as medidas de cada lado do triângulo retângulo.
e) Localize os ângulos de 90°
f) Renomeie se necessário as letras.
g) Ache a área e o perímetro do retângulo .
Acesse imagem amplida
Atividade 2: Demonstrar o Teorema de Pitágoras
a) Construa um triângulo retângulo ABC.
b) Determine as medidas dos lados.
c)Construa quadrados em seus lados AB, BC e AC .
d) Determine a área e observe o que aconteceu com as elas.
e) Construa um pentágono nos lados do triângulo retângulo e compare suas áreas.
f) Determine as áreas, construindo outros polígonos e observe.
Acesse imagem ampliada
Acesse imagem ampliada