Relato: Tangram
Nome: Fernanda Maria GuizzoE-mail: fernandaguizzo@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Dom Carlos
Município: Palmas - Pr
Conteúdo: Tangram
Série: 7ª / 8º ano
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de GeoGebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Rosani Terezinha Hulse, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco.
Justificativa
O TANGRAM é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra- cabeças, ele é formado por apenas sete peças, com as quais é possível montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem, colocando-as lado a lado sem sobreposição.
Com o uso do TANGRAM pode-se trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação de desenho de formas geométricas planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e revolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. Utilizado no ensino fundamental, contribui para a compreensão de área e perímetro.
Objetivo
Explorar o perímetro e área de polígonos presentes no TANGRAM, construído no software Geogebra.
Encaminhamento Metodológico e recursos didáticos
Primeiramente em sala de aula, com material concreto, manipularemos um TANGRAM de madeira, para que os alunos se familiarizem com o quebra-cabeça. Posteriormente, no laboratório de informática, utilizaremos o software Geogebra, para construí-lo, seguindo os passos em anexo, e realizando as atividades propostas.
Avaliação
Participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2007.
– www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm25/puzzles/tangram/historiadotangram.htm , acessado em julho de 2010.
– www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-configuracaogeometrica- tangram.htm acessado em julho 2010.
– www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1929-16168-,00 acessado em julho 2010.
ANEXO
Atividade 1: Construindo o TANGRAM
a) Construa um quadrado com a ferramenta polígono regular.
b) Determine as bissetrizes dos vértices, clicando sobre três pontos consecutivos.
c) Determine o ponto médio dos lados b e c do quadrado.
d) Encontre a intersecção das bissetrizes.
e) Determine o ponto médio entre o vértice:
- B e o centro do quadrado;
- C e o centro do quadrado;
- D e o centro do quadrado.
f) Usando a ferramenta polígono construa as seguintes figuras:
- 2 triângulos retângulos grandes, unindo os pontos A,B e G e os pontos A, D e G;
- 1 triângulo retângulo médio, unindo os pontos C,E e F;
- 2 triângulos retângulos pequenos, unindo os pontos F, D e J e os pontos G, H e I;
- 1 quadrado, unindo os pontos F, I, G e J;
- 1 paralelogramo B, E, I e H;
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Atividade 2: Medindo áreas e perímetros
a) determine a área total do TANGRAM
b) determine a área e o perímetro dos triângulos presentes no TANGRAM