Relato: Quadriláteros
Autor: Bernadete Hammerschmidt Dall’AgnolE-mail: dete@seed.com.br
Instituição: Núcleo Regional de Educação
Município: Pato Branco - Pr
Conteúdo: Quadriláteros
Série: 7ª
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de GeoGebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Rosani Terezinha Hulse, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco.
Justificativa
Pretende-se, através desta atividade, que os alunos saibam aplicar, no software Geogebra, as propriedades dos quadriláteros, aprendidas em sala de aula.Objetivo Geral
Compreender e ser capaz de utilizar propriedades e relações relativas aos quadriláteros no plano.Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos
Nesta aula propõem-se aos alunos que construam no software Geogebra, os quadriláteros: paralelogramo, retângulo, quadrado e losango, através de suas propriedades, já estudadas em sala de aula.Os recursos didáticos a serem utilizados serão: laboratório de informática, computador, software Geogebra, professor, aluno, atividades propostas.
Avaliação
Pretende-se, avaliar os alunos através de:Troca de ideias sobre as atividades
Questionamentos;
Verbalização de ideias matemáticas;
Resolução da atividade proposta.
Referências
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade. 8º ano. 6.ed. São Paulo: Atual, 2009.PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, Seed, 2006.
Anexos
Atividade 1: Construção de um paralelogramo
Paralelogramo é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos, os ângulos opostos congruentes e suas diagonais cortam-se no ponto médio.
a) Traçar um segmento de reta de comprimento qualquer;
b) Traçar um ponto C a uma altura qualquer do segmento;
c) Ligar os pontos A com C;
d) Traçar uma reta paralela ao segmento AB passando pelo ponto C;
e) Traçar uma reta paralela ao segmento AC passando pelo ponto B;
f) Encontrar o ponto D na intersecção entre a reta paralela ao segmento AB e a reta paralela ao segmento AC;
g) Traçar as diagonais do paralelogramo, ligando os pontos A e D e os pontos B e C;
h) Encontrar o ponto E, intersecção entre as diagonais do paralelogramo;
i) Medir os segmentos AE, BE, CE e DE;
j) Apagar os traços auxiliares.
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Atividade 2: Construção de um retângulo
Retângulo é um quadrilátero cujos quatro ângulos são retos e suas diagonais são congruentes.
a) Traçar um segmento AB de comprimento qualquer;
b) Traçar retas perpendiculares ao segmento AB passando pelos pontos A e B;
c) Determinar um ponto C, a uma altura qualquer;
d) Traçar pelo ponto C uma reta paralela ao segmento AB;
e) Encontrar o ponto D, interseção entre a reta perpendicular que passa pelo ponto B e a reta paralela pelo ponto C.
f) Traçar as diagonais do retângulo ligando os pontos A e D e os pontos B e C;
g) Encontrar as medidas das diagonais;
h) Apagar os traços auxiliares.
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Atividade 3: Construção de um quadrado
Quadrado é um quadrilátero cujos quatro lados são congruentes e cujos quatro ângulos são retos.
a) Traçar um segmento AB com 4 cm de comprimento;
b) Traçar pelos pontos A e B, retas perpendiculares;
c) A partir do ponto A traçar uma circunferência de 4 cm de raio;
d) Encontrar o ponto C, intersecção entre a circunferência e a reta perpendicular ao segmento AB;
e) Traçar uma reta paralela ao segmento AB passando pelo ponto C;
f) Encontrar o ponto D, interseção entre a reta perpendicular pelo ponto B e a reta paralela pelo ponto C.
g) Encontrar as medidas dos lados do quadrado;
h) Encontrar as medidas dos ângulos do quadrado;
i) Apagar os traços auxiliares.
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Atividade 4: Construção de um losango (Figura 4)
Losango é um quadrilátero cujos quatro lados são congruentes e suas diagonais são perpendiculares.
a) Traçar um segmento AB de medida qualquer;
b) Traçar uma reta perpendicular pelo ponto médio do segmento;
c) Marcar o ponto C na reta perpendicular;
d) Ligar os pontos A com C e B com C;
e) Traçar uma reta paralela ao segmento AC passando por B;
f) Traçar uma reta paralela ao segmento BC passando por A;
g) Encontras as medidas dos lados do losango;
h) Traçar as diagonais do losango;
i) Apagara os traços auxiliares.
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