Sequência de Aulas - Distância entre dois pontos no Plano Cartesiano - Passo a passo
Esta sequência de aulas é destinada a alunos do Ensino Médio no início dos estudos de Geometria Analítica.1ª Aula
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Jogo Batalha naval com coordenadas cartesianas |
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Vídeo Acesse para download |
- Ao iniciar esta primeira aula, explique aos alunos que será exibido um vídeo relacionados à geometria analítica. Trata-se do vídeo Um ponto de vista, em que pode ser compreendida a origem do termo “coordenadas cartesianas”. O vídeo mostra aplicações do plano cartesiano na técnica do pontilhismo em pinturas. Por meio do vídeo os alunos terão a oportunidade de saber um pouco sobre a vida e a obra do pintor francês Georges Seurat (1859 – 1891) e do matemático e criador da geometria analítica René Descartes (1596 – 1650). Ainda por meio do conteúdo deste vídeo, os alunos terão acesso a aplicações da geometria analítica como a possibilidade de descrever uma forma sem mostrar o seu desenho correspondente, usando apenas números. Ou seja, essa geometria traduz em números a localização de elementos no espaço.
- Execute o vídeo fazendo uma pausa aos 5 minutos e 36 segundos, quando é mostrado o plano cartesiano com os quatro quadrantes. Aproveite esta parte do vídeo para revistar o plano cartesiano com os alunos. Lembre-os de que este plano é formado por duas retas que formam entre si um ângulo de 90° e que essas duas retas, separadamente, representam cada uma um conjunto dos números reais (R). Por isso o plano cartesiano também é conhecido como R². Ou seja, o produto de R x R.
- Marque pelo menos um ponto em cada quadrante do plano, para que os alunos se lembrem de como se marcam pontos no plano cartesiano. Sugiro os pontos P1(2, 1); P2(-2, 1); P3(-2, -1) e P4(1, -2). Aproveite também para mostrar como se marca um ponto na origem do sistema de coordenadas cartesianas P(0, 0).
- Retome a execução do vídeo e pare a reprodução aos 7 minutos e 56 segundos, quando é mostrado o plano cartesiano somente no primeiro quadrante. Aproveite para reforçar esse detalhe. Explique que, em alguns casos, como no do uso do plano cartesiano para reproduzir uma imagem, apenas o primeiro quadrante pode ser suficiente. Entretanto, dependendo da aplicação, é necessário que o plano cartesiano seja representado com os quatro quadrantes.
- Retome a execução do vídeo até o final e explique aos alunos que eles jogarão batalha naval de coordenadas cartesianas na próxima aula. Aproveite esta aula para preparar a turma para o jogo. Explique que o jogo que eles jogarão é um pouco diferente do que está no vídeo, pois o tabuleiro tem os quatro quadrantes do plano cartesiano.
- Reproduza na lousa o tabuleiro do jogo, ou parte dele, com uma escala menor. Ou, se você tiver um recurso como um projetor multimídia, ou uma lousa digital, projete o tabuleiro. Use o tabuleiro desenhado na lousa, ou projetado, para exemplificar como se marcam pontos no tabuleiro, o modo como eles podem organizar as embarcações nos seus tabuleiros e como darão os tiros para tentar acertar as embarcações no tabuleiro do oponente. Para isso, desenhe uma embarcação em cada quadrante do tabuleiro, explique quais são os pontos que podem atingir essas embarcações. Exemplifique também alguns pontos que não acertam. Faça isso em todos os quadrantes do tabuleiro.
- Depois dessas explicações, propor que os alunos se organizem em trios para jogar. Sugira que os alunos que se sentem mais seguros quanto à marcação de pontos no plano cartesiano devem se candidatar para serem juízes. Ajude a formar os trios e garanta aos alunos que você os acompanhará no jogo, caso tenham dúvidas. Assim, você gera uma expectativa para a próxima aula.
2ª Aula
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3ª Aula
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4ª Aula
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Vídeo Acesse para download Imagem Acesse Bandeira do Brasil |
a) pare o vídeo aos 3 minutos e 30 segundos e pergunte aos alunos se eles reconhecem a figura que acabou de ser mostrada. Como o plano cartesiano já foi trabalhado nas aulas anteriores, espera-se que os alunos reconheçam esse plano. Espera-se também que observem que esse plano está restrito ao primeiro quadrante. Caso eles não percebam isso, você pode estabelecer relações entre o plano cartesiano apresentado no vídeo e o tabuleiro do jogo. Aproveite para perguntar quais semelhanças e diferenças eles percebem entre a figura apresentada no vídeo e o tabuleiro do jogo, a fim de levá-los à reflexão e a concluírem que o plano cartesiano apresentado no vídeo está restrito ao primeiro quadrante; b) pare o vídeo aos 5 minutos e 48 segundos para reforçar as informações sobre as proporções da bandeira brasileira, conforme site do Imetro. Penso que você poderia colocar a imagem da bandeira no banco de imagens e indicá-la aqui. (ok, vou fazer isso – revisão – deixe esse destaque aqui para eu lembrar); c) pare o vídeo aos 7 minutos e 8 segundos e chame a atenção dos alunos para o conceito de circunferência citado. Você pode usar um compasso de madeira e construir uma circunferência na lousa. Aproveite para trabalhar com os elementos da circunferência (centro, raio e diâmetro). Enquanto você desenha, perguntar aos alunos que elemento da circunferência está representado pela marca deixada na lousa pela ponta seca do compasso (centro da circunferência), qual o nome da marca deixada pelo giz na lousa ao girar o compasso (circunferência), que elemento da circunferência é o segmento de reta interno à circunferência e que passa pelo seu centro (diâmetro) e, por fim, o que é o segmento de reta que mede metade desse segmento (raio); d) pare o vídeo aos 7 minutos e 37 segundos e informe aos alunos que os dois pontos localizados nos eixos x e y são os pontos médios dos lados do retângulo (0 + 20/2 = 10) e (0 + 14/2 = 7). A partir dessa demonstração, questione os alunos sobre como podemos conceituar ponto médio.
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5ª Aula
A) (-5, 0)
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- Após solucionar este problema, seus alunos podem ser desafiados a resolver outros problemas como este, como também resolver problemas e exercícios em contextos puramente matemáticos, dimensão importante.
- Você pode encontrar bons problemas e bons exercícios no livro didático adotado pela sua escola como também em outras fontes disponíveis na biblioteca e na Internet.
- Seguem algumas sugestões de links em que podem ser encontrados problemas de aplicação para este conteúdo, materiais para estudo sobre o próprio conteúdo e leituras relativas à resolução de problemas que podem ajudá-lo na condução da resolução do problema sugerido nesta sequência de aulas.
- Vídeo: Distância entre dois pontos. Disponível em: http://www.warlisson.com.br/exercicios/distancia-entre-dois-pontos-2
- Coordenadas no Plano: Exercícios e problemas. Disponível em: http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap22.html
- Física e Matemática. Disponível em: http://carlamcoelho.blogspot.com.br/2011/09/questoes-resolvidas-plano-cartesiano.html
- Livro: POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. e adapt.: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
- Artigo PDE: MAIOR, Ludovico; TROBIA, José. Tendências Metodológicas de Ensino-Aprendizagem em Educação Matemática: Resolução de Problemas- Um Caminho Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1785-8.pdf
- TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2. ed. Palhoça: UnisulVirtual. Disponível em: busca.unisul.br/pdf/89279_Diva.pdf
- Geometria Plana: Geometria Analítica Plana. Disponível em: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/ganalitica/ganalitica.htm
- Distância entre dois pontos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/matematica/distancia-entre-dois-pontos.htm