Relato de Experiência - Geometria plana
Autores: Adriana Dombrovski, Angela Kubiak, Josiane Motter, Micheli Painski, Léia Denise MatescoE-mail:adrianadombrovski@gmail.com
Instituição: Col. Est. General. Eurico Gaspar Dutra
Município: Virmond – Paraná
Série: Fundamental
Conteúdo Estruturante: Geometria
Conteúdos Específicos: Geometria plana
Número de horas-aula estimado
3 horas-aula
Objetivo Geral: Resolver situações-problema envolvendo figuras planas
Objetivos específicos
- Identificar as figuras planas.
- Associar as unidades de medida na figura plana
- Calcular área e perímetro de diferentes figuras planas
Como disse Einstein, "Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou". Sem dúvida questões como essa norteiam nosso trabalho diariamente. Somos referencial para nosso aluno, o que dizemos e ensinamos ficará marcado em sua vida. É preciso ensinar conteúdo científico, mas também ensinar a refletir, analisar, questionar, para que esse sujeito tenha condições de se realizar profissionalmente, economicamente e emocionalmente.
Encaminhamento
- Pesquisa de campo
- Assistir o trecho de filme (Geometria e o cotidiano)
- Discussões sobre o tema
Recursos materiais
- Mídias tecnológicas
- Uso de materiais impressos (revistas e jornais)
- Instrumentos de medida (régua e trena)
Relações interdisciplinares
Artes e Física
Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos compreendam os conceitos de área e perímetro e resolva situações-problema, do seu dia a dia, que envolve esses conceitos.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica de matemática. Curitiba: Seed, 2008.]
PORTAL Dia a Dia Educação. Geometria e o cotidiano. (vídeo). Disponível em: <http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=7123 >