Disciplina - Matemática

Relato de Experiência - Estatística

Autor:Jeane Catarino Xavier
E-mail:jeanecxavier@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual João Marques da Silveira - EFM
Município: Quatiguá - Paraná
Série: Ensino Médio
Conteúdo Estruturante: Tratamento da informação
Conteúdos Específicos: Interpretação e construção de tabelas e gráficos por meio da coleta de dados
Números de aulas: 4 aulas

Objetivos
Proporcionar aos alunos coleta de dados por meio da pesquisa de campo, com o intuito de melhorar a interpretação e compreensão de tabelas e gráficos.

Número de horas-aula estimado
4 horas-aula

Justificativa
Ensinar estatística destacando a análise de gráficos e tabelas para resolver problemas, como questões sociais e econômicas apresentadas na mídia (jornais, revistas, internet, tv, entre outros), propicia aos alunos a tomada de decisões, desenvolvendo seu senso crítico, diante de relatos apresentados em situações diversas.

Encaminhamento
1ª etapa: Abordar os conceitos estatísticos (amostra, população, frequência absoluta e frequência relativa). Trabalhar os principais tipos de gráficos mostrando como se constrói e interpreta cada situação, fazendo uso do livro didático, vídeos, slides, jornais, revistas, internet, para coleta de materiais que serão utilizados no esclarecimento do conteúdo.

2ª etapa: Dividir os alunos em grupos para desenvolver um trabalho de pesquisa com temas relacionados ao cotidiano de cada um. Especificar quais são as metas, ou seja, o que se pretende alcançar com a pesquisa. Organizar as perguntas que farão parte da pesquisa, de maneira que facilite a coleta dos dados pelos alunos. Coletar os dados através das pesquisas feitas pelos alunos.

3ª etapa: Organizar os resultados da pesquisa em tabelas. Confeccionar os gráficos com os dados da pequisa. Cada grupo deve expor o trabalho em sala de aula para seus colegas, explorando o espaço para debate sobre cada tema, sempre com a orientação do professor.

Relações interdisciplinares
Os alunos trouxeram dados coletados na disciplina de Educação Física sobre o índice de massa corpórea (IMC). Assim, pode-se colher dados de várias disciplinas.

Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos aprendam a coletar e analisar dados.

Referências
GIOVANNI JR.,José Ruy.A conquista da matemática - 9° Ano. São Paulo: FTD, 2009.
IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicação. Ensino Médio. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 3.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica de matemática. Curitiba: Seed, 2008.]
PORTAL Dia a Dia Educação. Gráficos - Cada Gráfico no seu Galho. (Vídeo). Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22468
Recomendar esta página via e-mail: