Relato: Adição e Subtração
Professora: Maristela ZanetteE-mail: maristelazanettebee@hotmail.com
Coautores: Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech – CRTE de Toledo
Município: Toledo – Pr
Conteúdo: adição e subtração
Relato
O plano de Trabalho Docente tem como objetivo a abordagem prática visando à fixação e aprendizagem dos números naturais com a prática de adições e subtrações de forma mais atrativa. O principal recurso a ser utilizado será o software de criação Jclic.
Objetivos
- Identificar os códigos e símbolos próprios da matemática.
- Resolver situações problemas, com valores reais, envolvendo as operações de adição e subtração.
- Usar operações inversas para encontrar o termo desconhecido de uma adição ou subtração.
- Ambientar os alunos ao uso de software Jclic.
- Praticar, executar e explorar a atividade de Associação Simples sobre o conteúdo específico.
- Produzir, criar e organizar atividades de matemática, utilizando o uso do software Jclic, explorando atividades de Associações Simples.
Metodologia
Com o auxílio do material dourado, efetuar adições e subtrações, levando o educando a compreensão do valor posicional dos algarismos, fazendo com que eles resolvam as operações com segurança e compreensão. A partir dessa atividade serão propostos problemas diversos, em que os alunos farão a leitura e interpretação, extraindo os dados necessários para a solução dos problemas e encontrando diferentes soluções.
Em outro momento, usando panfletos com propagandas diversas e com valores reais, os alunos, organizados em grupos, irão produzir situações problemas, utilizando as operações de adição e subtração.
Estipulado um valor fictício em reais para cada grupo os alunos irão simular compras dos produtos propagandeados nos panfletos, de modo a gastar o máximo possível do valor que possuem.
Propor que cada grupo faça pesquisa de preços de outros produtos (alimentícios, materiais escolares etc.) para criar situações problemas cuja resolução seja feita por meio das operações de adição e subtração. Os problemas elaborados serão apresentados para a turma.
Posteriormente os alunos farão uso do laboratório de informática, no qual utilizarão software JClic Player, desenvolvendo atividades de Associação Simples Arith (Geração Automática de Conteúdos – Arith, disponível na apostila Jclic, página 80), onde deverão aplicar operações inversas de adição e subtração. Na medida em que o aluno vai tendo o conhecimento do programa, ele será orientado a construir sua própria atividade, utilizando Associação Simples Arith aplicando as operações de adição e subtração, bem como o uso das operações inversas. Utilizar jogos como: Dominó de adição e subtração, bingo, e outros.
Avaliação
Considerando que a Avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem. Ela incide sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínios de procedimento e desenvolvimento de atitudes e compromisso com a aprendizagem. A Avaliação deve ser contínua, e, portanto serão avaliados diversos recursos, como listas de atividades, trabalhos com apresentações, provas escritas, evolução de seus conhecimentos, envolvimento nas atividades, entre outros.
Usar e reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito.
Analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano.
Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático.
Recurso didático
Será utilizado como recurso didático o livro didático, jornais, bingo matemático, panfletos de propaganda, material dourado, Internet, Software Jclic, atividade de associação simples Arith. Calculadora, revistas e jogos.
FIGURA 1 – Atividade Jclic
Acesse imagem ampliada
Referências
Apostila JClic