Disciplina - Matemática

Busca Educação

Relato: As quatro operações

Autora: Irene Zakaluk de Almeida
E-mail: prof.izakaluk@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual General Carneiro - EFMP
Município: Roncador - Pr
Conteúdo: As quatro Operações
Série: Sala de Apoio a Aprendizagem de Matemática


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – JClic, sob orientação da docente Rita de Cassia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Relato


Os conteúdos aqui propostos serão desenvolvidos nas Salas de Apoio a Aprendizagem de Matemática, matutino e vespertino, do Colégio Estadual General Carneiro - EFMP e da Escola Estadual Ulysses Guimarães - EF, de Roncador. Serão utilizados recurso do software JClic para motivar a aprendizagem do conceito e aplicação das quatro operações.
O objetivo principal será usar o software para que através de jogos seja reforçado o conteúdo para cálculo das quatro operações que anteriormente será trabalhado em sala através situações problema, jogos e exercícios práticos.
Depois de ter trabalhado em sala, os alunos irão colocar em prática todos os conceitos aprendidos utilizando jogos produzidos pelo software Jclic no laboratório de informática da Escola.
Com essa aula desenvolvida no laboratório espera-se motivar os alunos por meio de um processo enriquecedor de ensino-aprendizagem.
Assim diante da necessidade de propiciar aos alunos entrada a novos recursos que beneficiem a aprendizagem de conceitos matemáticos, os alunos irão ao laboratório do Paraná Digital. Durante a utilização dos recursos do software, os alunos resolverão atividades de matemática que envolvem as quatro operações em cálculo mental. Espera-se que manipulação das ferramentas do Jclic contribua para a compreensão dos conceitos e desenvolvimento do raciocínio.
No processo ensino-aprendizagem diversificar os recursos é importante para a ampliação dos conhecimentos dos alunos com relação aos conceitos envolvidos nas operações. Entretanto, na maioria das ocasiões, os docentes dispõem somente do livro didático. As ferramentas tecnológicas são interfaces importantes no desenvolvimento de ações em Educação Matemática (PARANÁ, 2008, 66). Assim utilizando os recursos do Jclic pretende-se desenvolver habilidades de cálculo mental.
Lista das atividades que serão realizadas no software JClic:
  • RELACIONE: Os fatores com os produtos
  • RELACIONE: Encontre o resultado dos quocientes
  • RESOLVA: As operações de divisão e multiplicação em cálculo mental
  • RESOLVA: As operações de adição e subtração em cálculo mental
  • QUEBRA-CABEÇA: Monte o quebra cabeça do bolo de aniversário que vai ser dividido.

Referências


AMARAL, Lourdes; ALPENDRE Beatriz. Matemática, São Paulo: IBEP, 2001. (Coleção Vitória Régia).
BOLO. Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imageshl=pt-BR&q=matematica acesso em 22/09/2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2008.
Recomendar esta página via e-mail: