Relato: Educação financeira
Autora: Margarete DemetreoE-mail: margademetreo@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Tancredo Neves, Ensino Fundamental e Médio
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Educação Financeira
Série: Ensino Fundamental
Justificativa
O Jclic é uma ferramenta para criação de atividades didáticas, em que o professor pode criar suas atividades. Entre elas estão: associação complexa; associação simples; jogo da memória; quebra-cabeça duplo, com lacunas; texto: completar; texto: preencher lacunas; texto: Identificar elementos; texto: ordenar elementos; palavras cruzadas; sopas de letras, entre outras.Durante a oficina da CRTE fizemos várias atividades. Escolhi para apresentar como relato de experiência a de palavra cruzada, sopa de letras, associação complexa e a atividade de preencher lacuna envolvendo o conteúdos de educação financeira.
Objetivos
- Auxiliar no processo de formação de indivíduos críticos.
- Proporcionar reflexões sobre custo, lucro, receita, conscientizando que somos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso financeiro.
- Criar hábitos conscientes em relação ao dinheiro e refletir sobre o sistema capitalista em que vivemos.
- Incentivar o uso de novas tecnologias, como o computador e o uso do software Jclic.
- Praticar, executar e explorar a atividade prática palavra cruzada, envolvendo educação financeira.
- Produzir, criar e organizar atividades de sopa de letras com palavras que estão associadas ao dinheiro.
Metodologia
O conteúdo proposto será trabalhado, primeiramente, com aula expositiva, trabalhando conceitos relacionados à educação financeira. Em seguida, os alunos irão pesquisar os conceitos básicos - o que é capital, juro, taxa de juros, juros simples e composto - com auxilio do livro didático e Internet.Depois, usando o programa Jclic, através da atividade sopas de letras, os alunos irão associar as palavras que estão relacionadas ao dinheiro.
Na atividade palavra cruzadas, os alunos completarão com palavras relacionada a atitude, capacidade, qualidade das pessoas em relação a sua vida financeira. Eles terão a oportunidade de conhecer e usar a função Autory-autoria do software JClic.
Na associação complexa, o objetivo é fazer com que os alunos consigam distinguir o que é uma dívida boa e uma dívida ruim.
Na atividade Preencher lacunas, foi escolhida uma poesia sobre matemática.