Disciplina - Matemática

Relato: Educação financeira

Autora: Margarete Demetreo
E-mail: margademetreo@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Tancredo Neves, Ensino Fundamental e Médio
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Educação Financeira
Série: Ensino Fundamental



Justificativa

O Jclic é uma ferramenta para criação de atividades didáticas, em que o professor pode criar suas atividades. Entre elas estão: associação complexa; associação simples; jogo da memória; quebra-cabeça duplo, com lacunas; texto: completar; texto: preencher lacunas; texto: Identificar elementos; texto: ordenar elementos; palavras cruzadas; sopas de letras, entre outras.
Durante a oficina da CRTE fizemos várias atividades. Escolhi para apresentar como relato de experiência a de palavra cruzada, sopa de letras, associação complexa e a atividade de preencher lacuna envolvendo o conteúdos de educação financeira.

Objetivos

  • Auxiliar no processo de formação de indivíduos críticos.
  • Proporcionar reflexões sobre custo, lucro, receita, conscientizando que somos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso financeiro.
  • Criar hábitos conscientes em relação ao dinheiro e refletir sobre o sistema capitalista em que vivemos.
  • Incentivar o uso de novas tecnologias, como o computador e o uso do software Jclic.
  • Praticar, executar e explorar a atividade prática palavra cruzada, envolvendo educação financeira.
  • Produzir, criar e organizar atividades de sopa de letras com palavras que estão associadas ao dinheiro.

Metodologia

O conteúdo proposto será trabalhado, primeiramente, com aula expositiva, trabalhando conceitos relacionados à educação financeira. Em seguida, os alunos irão pesquisar os conceitos básicos - o que é capital, juro, taxa de juros, juros simples e composto - com auxilio do livro didático e Internet.
Depois, usando o programa Jclic, através da atividade sopas de letras, os alunos irão associar as palavras que estão relacionadas ao dinheiro.
Na atividade palavra cruzadas, os alunos completarão com palavras relacionada a atitude, capacidade, qualidade das pessoas em relação a sua vida financeira. Eles terão a oportunidade de conhecer e usar a função Autory-autoria do software JClic.
Na associação complexa, o objetivo é fazer com que os alunos consigam distinguir o que é uma dívida boa e uma dívida ruim.
Na atividade Preencher lacunas, foi escolhida uma poesia sobre matemática.

Recursos didáticos

Serão utilizados como recurso didático: a TV multimídia, vídeos, livros didáticos, Internet. Pretende-se trabalhar com o software JClic, o qual possibilita a criação de diversos tipos de atividades educativas de autoria para professores e alunos.

Critérios de avaliação

Espera-se que a atividade desperte no aluno o interesse e a habilidade de lidar com o dinheiro de forma correta e que se tornem pessoas empreendedoras. A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do desenvolvimento do trabalho realizado, por meio de instrumentos diversificados.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Tecnologia Educacional. Coordenação de Multimeios. Manual de Uso do JClic.
Recomendar esta página via e-mail: