Disciplina - Matemática

Busca Educação

Relato: Área e perímetro

Autora: Célia Obo Andreghetti
E-mail: celiaobo@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Douradina- Ens. Fund. Médio
Município: Douradina - PR
Conteúdo: Área e perímetro
Série: 5ª / 6° ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação das Assessoras pedagógicas Cislaine de Fátima Ratti e Andréia Aparecida Ferreira da Silva, da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, do Estado do Paraná.
Estas atividades estão sendo utilizadas na Implementação Pedagógica do Projeto do PDE – Área e Perímetro com auxílio do GeoGebra.

Justificativa

Frequentemente ouvimos professores reclamando das dificuldades que encontram em sala, como alunos brincando no celular durante as aulas, indisciplina e falta de interesse, problemas que geram no professor um sentimento de insatisfação profissional. Por outro lado, temos os alunos, que alegam que as aulas são, na maioria, ultrapassadas, monótonas e cansativas e que os conteúdos de algumas disciplinas, principalmente da Matemática, são difíceis de serem assimilados, como a Geometria.
De acordo com Vasconcellos (2005, p. 65), "Novas ideias abrem possibilidades de mudança, mas não mudam. O que muda a realidade é a prática". Assim, o educador tem que repensar sua prática de ensino.
Uma ótima ferramenta de ensino aprendizagem é o software JClic, que possibilita criar atividades como quebra-cabeças; jogos da memória, de completar palavras, de relacionar palavras e figuras; entre outras. Atividades como essas são desafiadoras, provocam satisfação, interesse e prazer no aluno, ou seja, causa motivação. E esta é um dos principais fatores para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.


Objetivos

  • Utilizar o software JClic para criar atividades como quebra-cabeças, palavras cruzadas, associação simples, atividades de texto e de resposta escrita.
  • Construir o conceito de área e perímetro, diferenciando a ideia de contorno da noção de superfície.
  • Motivar o processo de ensino aprendizagem da Geometria através da visualização e execução das atividades no computador.

Desenvolvimento

Os conteúdos propostos serão desenvolvidos da seguinte forma:
  1. Investigação dos alunos através de questionamento oral e atividade escrita, tendo por objetivo averiguar o nível de conhecimento deles em relação área e perímetro.
  2. Exploração das ideias que os alunos já possuem sobre as formas geométricas e seus elementos, por meio da atividade "Tangram com dobradura".
  3. Os alunos poderão jogar no computador do laboratório de informática a atividade Tangram on-line, disponível no Portal Dia a dia.
  4. Manipulação das peças do Tangram para medir suas áreas usando como unidade de medida a área do quadrado.
  5. Realização de atividades de área das peças do Tangram usando como unidade de medida de área o triângulo pequeno.
  6. Por meio de recorte e colagens de jornal, realizar a construção do metro linear, para depois utilizá-lo para fazer medições de comprimento. Usando o mesmo processo, realizar a construção do metro quadrado para fazer medições de área.
  7. Praticar, executar e explorar as atividades on-line elaboradas e disponibilizadas pelo professor com auxílio do JClic.

Referências

ANDREGHETTI, Célia Obo. Área e perímetro com auxílio do GeoGebra. Unidade didática apresentada ao PDE 2010.
MARTINS, Josiane Bernini Jorente. Construção de uma metodologia para ensinar e aprender matemática: um estudo de caso da terceira série do Ensino Médio.
Recomendar esta página via e-mail: