Disciplina - Matemática

Relato: Polígonos

Autora: Maria Gonçalves Dias Lopes
Coautora: Cislaine de Fatima Ratti e Andreia Ap. Ferreira da Silva
E-mail: goncalvesdias2008@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Bento Mossurunga
Município: Umuarama - PR
Conteúdo: Polígonos
Série: 5ª / 6° ano



Esta proposta de atividade educativa, relacionada à nomenclatura dos polígonos regulares, discute as várias formas geométricas planas que é possível presenciar no nosso mundo moderno por meio das edificações e tecnologias. As etapas desta proposta serão realizadas no laboratório de informática com o uso do aplicativo JClic. Serão desenvolvidas atividades de palavras cruzadas, associações simples entre colunas, caça palavras e associações de textos (preencher lacunas e identificar).

Objetivos

  • Reconhecer as figuras geométricas planas, relacionando a nomenclatura à imagem do polígono.
  • Reconhecer os polígonos regulares conforme o número de lados.
  • Ambientar os alunos ao uso do software JClic.
  • Explorar atividades no software JClic.

Procedimentos metodológicos

Será utilizado como recurso didático o software JClic, que permite ao aluno realizar atividades educativas como caça palavras, palavras cruzadas, quebra cabeças, associações textos.
As atividades com nomenclatura e classificação de polígonos poderão ser desenvolvidas da seguinte forma:
  1. Primeiramente expor informações básicas sobre as formas geométricas por meio de vídeo que apresente figuras (triângulo, retângulo, pentágono, hexágono, etc.). Após, o(a) professor(a), de forma expositiva, desenha na lousa as figuras e os(as) alunos(as) em seus cadernos. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão pertinente ao tema, relacionada com o mundo: as edificações e as formas de objetos do nosso cotidiano.
  2. Pesquisar em sites da Internet textos informativos e imagens para associar cada forma geométrica plana a seu nome (ver sites nas referências). Os(as) educandos(as) podem ficar livres para pesquisar.
  3. Apresentar as atividades educativas do JClic passando as coordenadas a serem desenvolvidas, principalmente àqueles(as) que não sabem onde clicar para iniciar e/ou concluir seu aprendizado.
  4. É importante destacar que as atividades estão em sequência e as dicas importantes devem ser dadas de forma expositiva a todos(as) e individualmente conforme a necessidade da turma.
Vídeos sugeridos para o ítem 1 dos procedimentos metodológicos

 Ícone de vídeo.Geometria e o cotidiano  Ícone de vídeo.Polígonos

Avaliação

O conhecimento das formas geométricas planas são de suma importância para a vida do educando, assim a verificação de aprendizagem não será instrumento de medida, mas verificação processual. Os alunos deverão demonstrar a apreensão de conteúdos, por meio das relações entre conhecimentos das formas e suas realidades visuais, e conceituar e classificar polígonos sem dificuldade, pois as atividades favorecem a memorização de forma prazerosa. Além disso, por meio da autoavaliação das atividades, o aluno pode verifica seu desenvolvimento escolar para que possa refletir sobre seu desempenho.

Atividades para serem desenvolvidas no JClic

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 1 - Atividade de Identificação

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 2 - Atividade de exploração

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 3 - Palavra cruzada

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 4 - Atividade de texto: preencher lacuna

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 5 - Quebra-cabeça

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 6 - Caça palavras

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Imagem gerada pelo software JClic.
Figura 7- Tela inicial das atividades propostas anteriormente

Ícone para ampliar a imagem.Acesse imagem ampliada

Recomendar esta página via e-mail: