Relato: Introdução à geometria
Autora: Liria Teles de OliveiraE-mail: liriatelesteles@gmail.com
Instituição: Ceebjacam - Campo Mourão
Município: Campo Mourão - PR
Conteúdo: Introdução à geometria
Série: 5ª / 6º ano - EJA
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de softwares educacionais jclic, sob orientação da assessora pedagógica Edilaine dos Santos do CRTE, de Campo Mourão. Apresenta uma proposta de atividades de formas geométrica e suas definições, relacionando com o nosso dia a dia. As etapas de finalização serão realizadas no laboratório de informática com o uso do software JClic, desenvolvendo as seguintes atividades: Quebra-Cabeça e Caça-Palavras.
Objetivos
- Estimular os alunos a conhecerem formas geométricas de uma maneira mais atrativa.
- Proporcionar aos alunos entendimento das formas e suas definições.
- Reconhecer as formas quanto ao número de lados e ângulos.
- Ambientar os alunos ao uso do software Jclic.
- Praticar, criar e organizar quebra-cabeça, caça-palavras e palavras cruzadas.
Procedimentos metodológicos
Inicialmente será introduzido o conteúdo em sala de aula através de aula expositiva. Posteriormente, os alunos farão atividades sobre as formas geométricas no laboratório de informática utilizando o software JClic, por meio das atividades abaixo:1. Palavras cruzadas contendo as perguntas a seguir
- Figura geométrica que possui quatro lados (Quadrilátero).
- Figura geométrica que possui três lados (Triângulo).
- Figura geométrica que possui sete lados (Heptágono).
- Figura geométrica que possui cinco lados (Pentágono).
- Figura geométrica que possui seis lados (Hexágono).
- Figura geométrica que possui oito lados (Octógono).
Acesse imagem ampliada
2. Caça-palavras
Os alunos deverão encontrar as seguintes palavras: Triangulo, Trapézio, Quadrado, Retângulo e Paralelepípedo.
Acesse imagem ampliada
3. Quebra-cabeças
Os alunos deverão encaixar as figuras para formar um Tetraedro.
Acesse imagem ampliada