Disciplina - Matemática

Relato: Datas comemorativas e a Matemática

Autora: Vanda Barbosa Vieira Fermino
E-mail: vandafermino@bol.com.br
Instituição: Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves
Município: Palmital-PR
Conteúdo: Geometria e outros
Série: 7ª, 8ª e Ensino Médio.
Relato: Datas comemorativas e a Matemática

No início do ano letivo, foi entregue aos alunos e discutido com cada turma o planejamento semestral com os conteúdos previstos e as atividades avaliativas a serem realizadas. Em relação à avaliação, esta prioriza a apresentação de trabalhos, a criatividade e o desenvolvimento do aluno individualmente e em equipe. Para os que não gostam desses tipos de atividades, foi oferecida a opção de realização de duas avaliações escritas.

Atividades desenvolvidas em 2011


1º – Março (Dia da Mulher) - Foi proposto para as turmas de 7ª, 8ª e Ensino Médio um trabalho sobre as mulheres. Primeiramente, foi aberta discussão sobre a vida das mulheres de hoje (casa, trabalho, estudo, voto etc.), e qual seria a melhor maneira de desenvolver as atividades referentes ao Dia da Mulher. Ficou decidido a realização de um trabalho de pesquisa em que fosse relatada a luta das mulheres para demonstrarem que eram capazes de se destacarem na Matemática e na Filosofia, bem como profissionalmente. A grande maioria dos alunos, para realização desse trabalho, preferiu que a turma fosse dividida em duplas ou grupos de até quatro alunos, outros preferiram fazer individualmente. Depois de dividida a turma, ficou determinado que cada grupo faria trabalhos diferentes. Assim, tivemos pesquisa bibliográfica sobre a luta das mulheres para terem seus direitos trabalhistas garantidos; pesquisas sobre a economia doméstica; as mulheres que trabalham fora de casa; a comemoração do Dia da Mulher; e a biografia de mulheres matemáticas, como Hipatia, Marie-Sophie German, Maria Gaetana Agnesi, Mary Fairfax Greig Somerville. Essas pesquisas foram apresentadas em seminário. Todas as apresentações dos trabalhos foram muito interessantes. Para finalizar, fizemos uma flor de papel cartão, recheada com um bombom. Antes de montarmos a flor, estudamos a Geometria Plana (quadrado, frações, diagonal do quadrado, simetria, cilindro, pentágono, valor do pi).

2º - Março- Em comemoração ao dia do pi, também foi realizada uma pesquisa na Internet a fim de verificar qual o valor de pi e por que se comemora esse dia. Por meio dessa atividade, os alunos acabaram descobrindo que também existe o dia da raiz quadrada e coletaram informações sobre o phi. Até fizeram brincadeiras de como pode o pi ter dia para comemoração!

3º- Abril (Páscoa) – Em comemoração à Páscoa, foi realizada, pelos alunos, pesquisa na biblioteca e na Internet sobre os símbolos (como o coelho), religião, consumo de chocolates. Nas apresentações, um grupo falou sobre as expectativas de vendas da Nestlé e Lacta para o ano de 2011; outro falou sobre a economia mundial baseada nas datas comemorativas. Tivemos, também, grupos que fizeram lembranças de chocolate e jujuba para serem distribuídos aos colegas de sala e falaram dos formatos das embalagens; grupos que se vestiram de coelhos e apresentaram o trabalho; e grupos que apresentaram o cálculo de Gauss, ficaram impressionados com os cálculos, descobriram o número de ouro.

4º - Maio (Dia Nacional da Matemática) - Faz três anos que comemoramos o Dia Nacional da Matemática no colégio com realização de uma gincana. Este ano fizemos a III GIMATEMATICA no dia 04 de maio, pois no dia 06 de maio foi realizado o Conselho do colégio. A Gincana, contou com várias provas, as quais foram discutidas em reunião com os representantes das turmas. Foi também nessa reunião que foi discutido o regulamento, o valor dos pontos por prova e dividida as equipes por cores. Entre as tarefas da gincanca, destacamos: dança sobre matemática, desfile de roupas, comida em formato geométrico, desafios, tabuada, charadas, caracterização e biografia de Pitágoras, Euler, Hipátia, Marie-Sophie Germain, Gauss, Bhaskara, Malba Tahan e Tales de Mileto.

5º - Junho (Festa Junina) – Para a realização da Festa Junina foram divididas algumas responsabilidades para as turmas do colégio. Minhas turmas ficam responsáveis pela decoração. Assim, como iremos fazer balão e bandeirinhas, pretendo trabalhar a geometria da bandeirinha e do balão. Também tentaremos desenvolver uma ação da equipe multidisciplinar, da qual faço parte, para a valorização do homem do campo.

6º- Junho - Como não podia faltar, já esta programada uma atividade para o Dia dos Namorados, mas somente com turmas do Ensino Médio. Construiremos o prisma de base triangular em forma de lembrança com bombons.

Destaco que não é em todos os anos que é possível realizar atividades propostas nas datas pré-determinadas, pois as vezes aparecem contratempos. Mesmo assim, os alunos já ficam esperando pela atividade programada. O que acho interessante é que eles definem dentro do grupo a responsabilidade de cada um, pois sabem das notas pré-determinadas. Todos já se programam, pois sabem que em cada atividade vão gastar, aproximadamente, R$ 2,00 reais. São os próprios alunos que fazem o levantamento dos preços dos materiais necessários para as atividades nas papelarias locais. Além disso, tenho algumas caixas com materiais, tais como tesouras, cola, régua, compasso, furador, grampeador e outros. Por incrível que pareça, não é necessário usar material do colégio, os alunos trazem sempre tudo o que é necessário.
As atividades realizadas são lúdicas e envolvem conteúdos como geometria, frações, decimais, medidas de área e volume, proporções, semelhanças, trigonometria e outros. Buscamos também abordar valores culturais, cidadania e preconceitos.
Às vezes, deixo uma cópia das atividades na orientação, em forma de plano de aula, com justificativa, objetivo, avaliação, cronograma, estratégia etc., pois nem sempre esse tipo de atividade consta no planejamento feito no início do ano letivo e entregue para equipe pedagógica, visto que este é feito em conjunto com demais colegas da disciplina, e, como cada um tem sua metodologia de trabalho, não é possível contemplar as crenças e valores individuais.
Observa-se que essas atividades realizadas nem sempre são vistas como “aula”. No início da carreira tive muitas dificuldades para demonstrar que aula não é só no quadro, fazendo contas de arme e efetue. Também Já fui muitas vezes questionada sobre as minhas atividades parecerem com as da disciplina de artes. No entanto, acredito que é possível bagunçar, pular, dançar, recortar, colar, pintar, criar objetos ao mesmo tempo em que se estuda Matemática. Hoje, faço questão de explicar para o diretor, a equipe pedagógica, ou a qualquer que seja o interessado em saber onde se encontra Matemática no que estou ensinando.
A cada dia me emociono ainda mais, pois os alunos me surpreendem com seus trabalhos, com a alegria de estar medindo e recortando uma lembrancinha para a mãe, uma amiga ou um colega, e com os comentários sobre a diagonal do quadrado, a simetria, o teorema de Pitágoras, os vértices, as arestas. Ou seja, os alunos realizam as atividades sem perceberem que estão estudando.
Recomendar esta página via e-mail: