Ensino Médio
A Experiência Matemática
DAVIS, F. J.; Hersh, Reuben
Editora Gradiva, 1981
Um dos mais fascinantes livros sobre Matemática já escritos. Acesse trechos do livro em Inglês.
Palavras-chave: Educação Matemática. História da Matemática.
A Formação do Professor que Ensina Matemática: Perspectivas e Pesquisas
NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela
Editora Autêntica, 2008
Com a preocupação de fomentar a discussão e a reflexão sobre a formação do professor que ensina Matemática, este livro traça um painel de perspectivas sobre o tema e apresenta resultados de pesquisa sobre a formação docente no campo da Educação Matemática. Em compasso com a demanda da profissionalização docente, os autores debruçam-se sobre diversos pontos que interessam a quem está envolvido com a área, ao lançar luzes às seguintes questões: formação inicial e continuada de professores de Matemática, relação dos docentes com o saber e com a prática pedagógica, constituição da identidade profissional, processos colaborativos para o desenvolvimento pessoal e profissional, entre outras.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Práticas pedagógicas.
A Magia dos Números
KARLSON, Paul
Editora Globo, 1961
Na década de 60, a Editora Globo, de Porto Alegre, publicou A Magia dos Números, uma tradução do original em alemão escrito por Paul Karlson, e que, ainda hoje, é tido como um dos clássicos da divulgação matemática. Em cerca de 600 páginas, Karson usa a história da Matemática como bússola em sua jornada, desde a aritmética até o cálculo diferencial e integral. O que destaca A Magia dos Números não é apenas a linguagem informal do autor, mas principalmente o grau de detalhismo que Karlson concedeu aos números, algo bastante raro em obras de divulgação científica.
Palavras-chave: Matemática. Números.
A Rainha das Ciências - Um Passeio Histórico pelo Maravilhoso Mundo da Matemática
GARBI, Gilberto G.
Editora Livraria da Física, 2009
A Rainha das Ciências é um delicioso e apaixonante relato de quatro milênios da História da Matemática, para cuja compreensão bastam os conhecimentos adquiridos até o Curso Colegial. Ninguém deve temer as figuras ou as fórmulas do texto: além de ser explicadas em linguagem fácil e clara, elas podem ser deixadas de lado e, ainda assim, a leitura puramente histórica do livro proporcionará ao leitor leigo muito prazer e encantamento. Destinado a professores, jovens estudantes e adultos interessados nas belezas das Ciências Exatas.
Palavras-chave: História da Matemática.
A Solução de Poincaré: em Busca da Forma do Universo
O’SHEA, Donal
Editora Record, 2009
Nesta obra, Donal O’Shea traça a trajetória do conhecimento da geometria desde os escribas da extinta Babilônia até os grandes nomes da matemática do nosso tempo, que levaram à famosa proposição de Poincaré, e relata as tentativas competitivas de resolvê-la ao longo do último século.
Palavras-chave: Poincaré. Geometria. Topologia. Universo.
A Vida Secreta dos Números: 50 Deliciosas Crônicas de como Trabalham e Pensam os Matemáticos
SZPIRO, George G.
Editora Difel, 2008
Os pequenos ensaios deste livro revelam que fórmulas ou equações aparentemente ininteligíveis podem ser convertidas em deliciosas sentenças e divertidas anedotas – provando que a Matemática, tão temida nas salas de aula, está longe de ser um bicho-de-sete-cabeças.
Palavras-chave: Educação Matemática. Geografia. Botânica. Literatura.
Análise de Erros - O que Podemos Aprender com as Respostas dos Alunos
CURY, Helena Noronha
Editora Autêntica, 2004
Neste livro, Helena Noronha Cury apresenta uma visão geral sobre a análise de erros, fazendo um retrospecto das primeiras pesquisas na área e indicando teóricos que subsidiam investigações sobre erros. A autora defende a ideia de que a análise de erros é uma abordagem de pesquisa e também uma metodologia de ensino, se for empregada em sala de aula com o objetivo de levar os alunos a questionarem suas próprias soluções.
Palavras-chave: Educação Matemática. Análise de erros. Ensino de Matemática.
Da Etnomatemática a Arte-design e Matrizes Cíclicas
GERDES, Paulus
Editora Autêntica, 2010
Neste livro o leitor encontra uma discussão e diversos exemplos de como a matemática se relaciona com outras atividades humanas. São abordados novos tópicos, em especial as matrizes cíclicas, ideia que supera não só a noção de que a matemática é independente de contexto e deve ser pensada como o símbolo da pureza, mas também quebra, dentro da própria matemática, barreiras entre áreas que muitas vezes são vistas de modo estanque em disciplinas da graduação em matemática ou do ensino médio.
Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática.
Descobrindo a Geometria Fractal para a Sala de Aula
BARBOSA, Ruy Madsen
Autêntica Editora, 2005
Neste livro, Ruy Madsen Barbosa apresenta um estudo dos belos Fractais, voltado para seu uso em sala de aula, buscando a sua introdução na Educação Matemática brasileira, fazendo bastante apelo ao visual artístico, sem prejuízo da precisão e rigor matemático. Para alcançar esse objetivo o autor incluiu capítulos específicos, como os de criação e de exploração de fractais, de manipulação de materiais concretos e de relacionamento com o triângulo de Pascal, e, particularmente um, com recursos computacionais, com softwares educacionais em uso no Brasil. A inserção de dados e comentários históricos tornam o texto de interessante leitura. Anexo ao livro é fornecido o CD-Nfract, de Francesco Artur Perrotti, para construção dos lindos fractais de Mandelbrot e Julia.
Palavras-chave: Geometria. Geometria fractal.
Da Realidade à Ação - Reflexões sobre Educação e Matemática
D'AMBRÓSIO, Ubiratan
Editora Summs Editorial / Co-edição com a Editora da Unicamp, 1986
Um enfoque crítico do que se faz em diferentes sistemas educacionais na educação matemática. O livro reflete a experiência do autor em congressos internacionais e a sua atuação docente. É uma reflexão necessária e oportuna para os interessados no relacionamento entre matemática e bem-estar social.
Palavras-chave: Educação Matemática.
Descobertas Perdidas - As Raízes Antigas da Ciência Moderna, dos Babilônios aos Maias
DICK, Teresi
Editora Companhia das Letras, 2002
Num texto claro e envolvente, Teresi apresenta e explica dezenas de descobertas históricas, mostrando, por exemplo, como os matemáticos indianos inventaram o zero, um dos conceitos cruciais da matemática, que talvez só pudesse ter surgido em mentes budistas: representar o nada era considerado ímpio na Europa cristã. Conta também que mais de mil anos antes do nascimento de Pitágoras, o teorema que conhecemos com seu nome já existia entre os babilônios, e que na América os maias tinham obsessão por fazer contas e manter registros da passagem do tempo.
Palavras-chave: História da Matemática. Teorema de Pitágoras.
Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática
HELLE, Alro; SKOVSMOSE, Ole
Autêntica Editora, 2010
Neste livro, os educadores matemáticos dinamarqueses Helle Alrø e Ole Skovsmose relacionam a qualidade do diálogo em sala de aula com a aprendizagem. Apoiados em ideias de Paulo Freire, Carl Rogers e da Educação Matemática Crítica, esses autores trazem exemplos da sala de aula para substanciar os modelos que propõem acerca das diferentes formas de comunicação na sala de aula. Este livro é mais um passo em direção à internacionalização desta coleção. Este é o terceiro título da coleção no qual autores de destaque do exterior juntam-se aos autores nacionais para debaterem as diversas tendências em Educação Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação Matemática Crítica
SKOVSMOSE, Ole.
Editora Papirus, 2001
O autor dessa obra nos alerta que se a perspectiva democrática não estiver presente na educação matemática, esta será apenas uma domesticadora do ser humano em uma sociedade cada vez mais impregnada de tecnologia. Ole Skovsmose propõe o trabalho via modelagem matemática, a partir do trabalho inicialmente desenvolvido por Rodney Bassanezi - como uma possível saída para que a questão democrática se apresente na sala de aula.
Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Crítica.
Educação Matemática da Teoria à Prática
D'AMBROSIO, Ubiratan
Editora Papirus, 2003
A proposta desta obra é "a adoção de uma nova postura educacional que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem". Após fazer considerações de caráter geral, abordando aspectos da cognição, da natureza da matemática e questões teóricas da educação, o autor discute inovações na prática docente, propondo reflexões sobre a matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática.
Educação Matemática: uma (nova) Introdução
ALCANTARA, S. D.
Editora Educ, 2008
O livro aborda conceitos de didática da matemática e temas relacionados à Educação Matemática de forma simples e exemplificada.
Palavras-chave: Educação Matemática.
Ensino Aprendizagem com Modelagem Matemática
BASSANEZI, Rodney
Editora Contexto, 2004
Este livro é mais que uma proposta inovadora, é um verdadeiro guia de ensino-aprendizagem de matemática por meio da modelagem. Partindo da conceituação informal deste método até chegar à sua aplicação em problemas complexos e sofisticados, demonstra como a modelagem foi e pode ser aplicada às mais diversas situações com distintos graus de dificuldade e precisão.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática.
Filosofia da Educação Matemática
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani
Editora Unesp, 2010
Este livro busca preencher uma lacuna no campo dos estudos fenomenológicos, pois não se trata de apenas uma reflexão sobre o significado da Matemática, mas uma operação mais complexa e alcança uma das intenções profundas da Escola Fenomenológica - a de possibilitar uma fundamentação teórica para os especialistas das diferentes disciplinas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Filosofia
História da Matemática: uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas
ROQUE, Tatiana
Editora Zahar, 2013
Apresenta um olhar crítico sobre o modo como a história da matemática tem sido contada ao longo dos tempos. Para tanto, aborda os sistemas matemáticos desenvolvidos desde a Mesopotâmia até o século XIX – passando pelo Egito antigo, a Grécia clássica, a Idade Média, a chamada Revolução Científica e os debates do século XVIII.
Palavras-chave: História da Matemática.
História na Educação Matemática - Propostas e Desafios
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela
Editora Autêntica, 2004, v. 10.
Neste livro, os autores discutem diversos temas que interessam ao educador matemático. Eles abordam História da Matemática, História da Educação Matemática e como essas duas regiões de inquérito podem se relacionar com a Educação Matemática. O leitor irá notar que eles também apresentam uma visão sobre o que é História e abordam esse difícil tema de uma forma acessível ao leitor interessado no assunto. Este décimo volume da coleção certamente transformará a visão do leitor sobre o uso de História na Educação Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática. História da Matemática.
História e tecnologia no ensino da Matemática
CARVALHO, Luiz M. et al. (Orgs.)
Editora Martins Fontes Paulista, 2008
Esta coletânea de trabalhos sobre temas da Matemática chegou num momento muito oportuno: as discussões sobre a qualidade da educação básica no Brasil tentam apresentar modelos de ensino visando a uma melhoria na formação de nossos alunos. Como as disciplinas de Matemática e Português formam a âncora da nossa educação básica, um trabalho sobre temas matemáticos tão interessantes e variados já tem sua inserção certa nessa problemática da qualidade do ensino em Matemática.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. História. Tecnologia.
Ideias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos
FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.)
Editora Global, 2002
Reúne textos originais sobre as práticas e os conhecimentos matemáticos desenvolvidos hoje por diferentes sociedades em vários países. Os trabalhos apresentados neste livro tratam da pluralidade de concepções de mundo e sistemas numéricos de povos brasileiros, africanos e norte-americanos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática.
Informática e Educação Matemática
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy
Autêntica Editora, 2010
Nesta obra os autores apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre o tema.
Palavras-chave: Educação Matemática. Informática.
Interdisciplinaridade e Aprendizagem da Matemática em Sala de Aula
TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S.
Autêntica Editora, 2008
Como lidar com a interdisciplinaridade no ensino da Matemática? De que forma o professor pode criar um ambiente favorável que o ajude a perceber o que e como seus alunos aprendem? Essas são algumas das questões elucidadas pelas autoras neste livro, voltado não só para os envolvidos com Educação Matemática como também para os que se interessam por educação em geral. Isso porque um dos benefícios deste trabalho é a compreensão de que a Matemática está sendo chamada a engajar-se na crescente preocupação com a formação integral do aluno como cidadão, o que chama a atenção para a necessidade de tratar o ensino da disciplina levando-se em conta a complexidade do contexto social e a riqueza da visão interdisciplinar na relação entre ensino e aprendizagem, sem deixar de lado os desafios e as dificuldades dessa prática.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade na Educação. Educação Matemática.
Investigação em Educação Matemática Percursos Teóricos e Metodológicos
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.
Editora Autores Associados, 2007
Os capítulos centrais deste livro descrevem e ilustram as principais fases do processo de investigação. O livro também aborda o surgimento e o desenvolvimento da educação matemática no Brasil e no mundo e suas tendências temáticas e metodológicas de pesquisa. Outro destaque é a discussão que os autores fazem sobre a avaliação da pesquisa e os princípios e cuidados éticos do pesquisador ao desenvolver uma pesquisa de campo.
Palavras-chave: Educação Matemática.
Investigações Matemáticas na Sala de Aula
PONTE, João Pedro da; BROCADO, Joana Brocardo; OLIVEIRA, Hélia
Editora Autêntica, 2009
Neste livro, os autores – todos portugueses – analisam como práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos podem ser trazidas para a sala de aula. Eles mostram resultados de pesquisas ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Geração de conjecturas, reflexão e formalização do conhecimento são aspectos discutidos pelos autores ao analisarem os papéis de alunos e professores em sala de aula quando lidam com problemas em áreas como geometria, estatística e aritmética.
Palavras-chave: Educação Matemática. Investigações Matemáticas.
Lógica e Linguagem Cotidiana: Verdade, Coerência, Comunicação, Argumentação
MACHADO, Nilson José; CUNHA, Mariza Ortegoza da
Editora Autêntica, 2008
Neste livro, os autores buscam ligar as experiências vividas em nosso cotidiano a noções fundamentais tanto para a lógica como para a matemática. Através de uma linguagem acessível, o livro possui uma forte base filosófica que sustenta a apresentação sobre lógica e certamente ajudará a coleção a ir além dos muros do que hoje é denominado Educação Matemática. A bibliografia comentada permitirá que o leitor procure outras obras para aprofundar os temas de seu interesse, e um índice remissivo, no final do livro, permitirá que o leitor ache facilmente explicações sobre vocábulos como contradição, dilema, falácia, proposição e sofisma. Embora este livro seja recomendado a estudantes de cursos de graduação e de especialização, em todas as áreas, ele também se destina a um público mais amplo.
Palavras-chave: Educação Matemática. Lógica.
Matemágica - História, Aplicações e Jogos Matemáticos
SAMPAIO, Arnaldo Fausto
Editora Papirus, 2008
A ideia de relacionar quantidades tem sido um dos pontos centrais da matemática, o que inspirou Fausto Sampaio a buscar as mais diversas e inusitadas relações entre a matemática e suas aplicações em diversas áreas, como biologia, criptografia, engenharia, física, artes, passando por sua história, pela matemática recreativa, por jogos e curiosidades.
Palavras-chave: Jogos. História da Matemática.
Matemática Divertida e Curiosa
SOUZA, Júlio César de Mello (Malba Tahan)
Editora Record, 2001
Recreações e curiosidades da Matemática, que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio numa brincadeira, ao mesmo tempo útil e recreativa. Eis, em síntese, o que é Matemática Divertida e Curiosa. O professor Júlio César de Mello e Souza, sob o pseudônimo de Malba Tahan, consegue um verdadeiro milagre: a união da ciência com o lúdico, transformando sua leitura num agradável passatempo.
Palavras-chave: Matemática. Números e operações. História da Matemática.
Matemática, Uma Breve História
CONTADOR, Paulo Roberto Martins
Editora Livraria da Física, 2007, v. 3.
Desde os primórdios o homem procurou explicações sobre os mecanismos da natureza, como tudo começou? Como tudo funciona? A história mostra que não há cultura que tenha fugido desta busca, e as respostas nem sempre foram fáceis, mas apesar de todas as dificuldades foi no domínio da matemática que muitas dessas respostas apareceram. A história do pensamento humano naquilo que diz respeito à matemática, desde os primórdios até o fim do período medieval, é o conteúdo do primeiro volume. A continuação, de forma cronológica, dos principais acontecimentos da história da matemática, desde o início do renascimento até por volta do século XVIII, é o conteúdo segundo volume. Já este terceiro volume, aborda de forma teórica atual tudo o que foi visto nos dois primeiros volume .
Palavras-chave: História da Matemática.
O Romance das Equações Algébricas
GARBI, Gilberto G.
Editora Livraria da Física, 2007
O Romance da Equações Algébricas representa algo inovador no Brasil e há de exercer duradoura influência nos métodos de ensino da Matemática em nosso país. Sem dúvida, trata-se de uma obra que será muito bem recebida por professores, alunos e aficcionados e está destinada a despertar em muitos jovens vocações até então desconhecidas para uma ciência que, ainda hoje, injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistério e encarada com infundado temor.
Palavras-chave: Educação Matemática. História da Matemática.
Os Números: História de uma Grande Invenção
IFRAH, Georges
Editora Globo, 1985
Embora resumida, esta obra traz a completa história da matemática. Acompanha a evolução do raciocínio de nossos ancestrais desde a pré-história, passando por civilizações como a dos egípcios, babilônios, fenícios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e árabes.
Palavras-chave: História da Matemática.
Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática
ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de Carvalho
Editora Autêntica, 2004
Os autores apresentam, neste livro, algumas das principais tendências no que tem sido denominado Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Essa visão de pesquisa está baseada na ideia de que há sempre um aspecto subjetivo no conhecimento produzido. Não há, nessa visão, neutralidade no conhecimento que se constrói. Os quatro capítulos explicam quatro linhas de pesquisa em Educação Matemática, na vertente qualitativa, que são representativas do que de importante vem sendo feito no Brasil. São capítulos que revelam a originalidade de seus autores na criação de novas direções de pesquisa.
Palavras-chave: Pesquisa. Educação Matemática.
Poesia Matemática
FERNANDES, Millôr
Editora Agir, 2009
Poesia Matemática, escrita há várias décadas sem nenhuma pretensão segundo, agora foi transformada em livro ilustrado. A obra permite abordar conteúdos variados de matemática, desde os mais básicos, como o conceito de quociente e incógnita até o conceito de integral.
Palavras-chave: Matemática. Poesia.
Práticas de Formação e de Pesquisa de Professores que Ensinam Matemática
FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, Rosana G.
Editora Mercado das Letras, 2009
Esta é uma obra comemorativa dos dez anos de existência do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM) da FE/Unicamp e destina-se aos docentes e pesquisadores que trabalham com formação inicial e continuada de professores, sobretudo aqueles que se dedicam às Licenciaturas e aos programas de formação continuada e de pós-graduação em Educação Matemática. O livro traz estudos e discussões sobre a constituição e o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática em três diferentes contextos de prática formativa.
Palavras-chave: Educação Matemática.
Professor - Pesquisador no Ensino de Matemática
SILVEIRA, E.; MIOLA, R.
Editora Ibpex, 2008
Professor-pesquisador no Ensino da Matemática traz a formação continuada como chave para a melhoria do ensino.
Palavras-chave: Educação Matemática. Pesquisa. Formação continuada.
Psicologia da Educação Matemática - Uma introdução
FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha
Editora Autêntica, 2008
Neste livro, o autor apresenta ao leitor a Psicologia da Educação Matemática embasando sua visão em duas partes. Na primeira, ele discute temas como psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar e da aprendizagem, mostrando como um novo domínio emerge dentro dessas áreas mais tradicionais. Em segundo lugar, são apresentados resultados de pesquisa fazendo a conexão com a prática daqueles que militam na sala de aula. O autor defende a especificidade deste novo domínio, na medida em que é relevante considerar o objeto da aprendizagem.
Palvras-chave: Educação Matemática. Psicologia da educação.
Relações de Gênero, Educação Matemática e Discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática
SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FONSECA, Maria da Conceição F. R.
Editora Autêntica, 2010
Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entrelaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática. As autoras elegeram quatro enunciados que circulam recorrentemente em diversas práticas sociais: “Homem é melhor em matemática (do que mulher)”; “Mulher cuida melhor… mas precisa ser cuidada”; “O que é escrito vale mais” e “Mulher também tem direitos”. A análise que elas propõem aqui mostra como os discursos sobre relações de gênero e matemática repercutem e produzem desigualdades, impregnando um amplo espectro de experiências que abrange aspectos afetivos e laborais da vida doméstica, relações de trabalho e modos de produção, produtos e estratégias da mídia, instâncias e preceitos legais e o cotidiano escolar.
Palavras-chave: Educação Matemática. Gênero.
Tendências Internacionais em Formação de Professores
BORBA, Marcelo de Carvalho (Org.)
Editora Autêntica, 02010
Neste livro, alguns dos mais importantes pesquisadores em Educação Matemática, que trabalham em países como África do Sul, Estados Unidos, Israel, Dinamarca e diversas Ilhas do Pacífico, nos trazem resultados dos trabalhos desenvolvidos. Estes resultados e os dilemas apresentados por esses autores de renome internacional são complementados pelos comentários que Marcelo Borba faz na apresentação, buscando relacionar as experiências deles com aquelas vividas por nós no Brasil. Borba aproveita também para propor alguns problemas em aberto, que não foram tratados por eles, além de destacar um exemplo de investigação sobre a formação de professores de Matemática que foi desenvolvida no Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores.
Tópicos Especiais no Ensino de Matemática: Tecnologias e Tratamento da Informação
FOLLADOR, D.
Editora Ibpex, 2007
Se o indivíduo na sociedade contemporânea tem que lidar com diversos instrumentos no seu dia a dia, muitas vezes dotados de recursos tecnológicos avançados, não seria o ideal ele já conhecê-los na escola? A utilização de uma calculadora simples já é motivo de controvérsia na escola. Mas, será que seu uso causa problemas na aprendizagem? Esse é um dos aspectos que será visto neste livro: como, porque e quando empregar ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, apresenta um capítulo em que se discute encaminhamentos para tratamento da informação, um capítulo sobre softwares educacionais e um capítulo sobre planilhas eletrônicas.
Palavras-chave: Calculadoras. Softwares. Tratamento da informação. Planilha eletrônica.
Uma História da Matemática Escolar no Brasil
VALENTE, Wagner Rodrigues
Editora Annablume, 2007
Este livro ilustra a importância e a rapidez da circulação das ideias, dos métodos e das publicações em matemática ao longo dos séculos XVIII e XIX.
Palavras-chave: Matemática Escolar. História da matemática.