Disciplina - Matemática

Hora Atividade Interativa sobre Geometrias - Sugestões de Leitura

Artigos

ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes. Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria.

BARRETO, Mylane dos Santos; TAVARES, salvador. Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas.

BASTIAN, I. V. e ALMOULOUD, S. A. O teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente. In: Educação matemática em revista. ano 10, n. 14 Brasil: SBEM, 2003. p. 45-53.

BONGIOVANNI, V. O Teorema de Tales: uma ligação entre o geométrico e o numérico. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Mate 94 mática. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; TUCCI, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho. O ensino de geometria não euclidiana na educação básica.

CAVICHIOLO, Claudia Vanessa. Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática: o que dizem os formadores.

FARIAS, Luiz Márcio Santos. Elementos para formação de professores de matemática: o deslocamento no ambiente computacional cabri-géomètre à luz da teoria da instrumentação.

FERREIRA, Luciano. Uma proposta de ensino de geometria hiperbólica: construção do plano de Poincaré com o uso do software GeoGebra.

FLORES, C. R. e MORETTI, Méricles Thadeu. As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.

FLORES, C. R. Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e artesãos. Unión, 2007.

GOMES, Antônio do Nascimento; SALVADOR, José Antonio. Fractais no ensino de geometria da Educação Básica: primeiras experiências.

GONÇAVES, E. C. N. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Educação matemática em revista. ano 13, n. 20/21. Brasil: SBEM, 2006. p. 30-38.

SEARA, Helenice Fernandes. Noções de Geometria Projetiva na Formação de Professores.

SILVA, G. H. G. O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa.

JAHN, A. P. e BONGIOVANNI, V. O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.

JANUÁRIO, G. Quadrados mágicos: uma proposta de aprendizagem com enfoque etnomatemático.

LAMAS, R. C. P. et all. Ensinando área no Ensino Fundamental.

LAMAS, R. C. P. e MAURI, Juliana. O Teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo com material emborrachado.

MAIA, L. S. L. O ensino no geometria: analisando diferentes representações. In: Educação matemática em revista. ano 7, n. 8. Brasil: SBEM, 2000. p. 24-33.

MOURA, Edilson de. O conceito fractal e sua presença pedagógica na Educação Básica.

NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender.

NASCIMENTO, Maristel do; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; PINHEIRO, Nilceia Aparecida Maciel. O ensino das geometrias e os livros didáticos do Ensino Médio: uma análise.

NUNES, Raquel Sofia Rebelo. Geometria Fractal e Aplicações.

SILVA, M. J. F. e ARDAYA, N. H. M. Condições de representação da planificação de uma pirâmide triangular. In: Educação matemática em revista. ano 8, n. 9/10. Brasil: SBEM, 2001. p. 17-21.

KLUTH, V. S. O triângulo e a sala de aula: uma visão fenomenológica da Geometria. In: Educação matemática em revista. ano 8, n. 11. Brasil: SBEM, 2001. p. 51-61.

OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar. Construção de atividades para o ensino de geometria hiperbólica.

_____. O origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem da geometria na Educação Básica.


SANTOS, Ricardo de Souza. Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica.

SANTOS, Talita Secorun dos; FRANCO, Valdeni Soliani. Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora?

SILVA, A. F. e KODAMA, H. M. Y. Poliminós.

SILVA, Erilúcia Souza da; LEIVAS, José Carlos Pinto. Um estudo sobre contribuições de noções de topologia geométrica para um grupo de mestrandos.

VIANNA, C. R. e CURY, Helena Noronha. Ângulos: uma “História” escolar.  Revista História & Educação Matemática, v.1, n.1, pp. 23-37, jan. / jun. 2001.

ZANATO, Fernando da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva; DAMACENA, Waldimaria F. C. O ensino de geometria na educação de jovens e adultos: concepções e práticas docentes.


Dissertações

ARBACH, N. O ensino de geometria plana: o saber do aluno e o saber escolar. PUC/SP

BALDINI, L. A. F. Construção do conceito de área e perímetro: uma seqüência didática com auxílio de software de geometria dinâmica. UEL.

BASTIAN, I. V. O Teorema de Pitágoras. PUC/SP.

BRAGUIM, R. A. Abordagens metodológicas no ensino da Matemática: perímetros e áreas. Universidade Cruzeiro do Sul.

CAMARGO, K. C. A. A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas. UFPR.

CASTRO. S. C. Os vetores do plano e do espaço e os registros de representação. PUC/SP

CHIUMMO, A. O Conceito de Áreas de Figuras Planas: Capacitação para Professores do Ensino Fundamental. PUC/SP.

FOLLADOR, D. Visualização, desenho e nomeação de figuras tridimensionais representadas no plano: um estudo na 4ª série do Ensino Fundamental. UFPR, 2004.

GOMES, G. H. Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental. PUC/SP

GOUVÊA, F. A. T. Aprendendo e Ensinando Geometria com a demonstração: Uma contribuição para a Prática Pedagógica do professor de matemática do Ensino Fundamental. PUC/SP, 1998.

HARUNA, N. C. A. Teorema de Thales: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. PUC/SP.

LINDEGGER, L. R. M. Construindo os conceitos básicos da trigonometria no triângulo retângulo: uma proposta a partir da manipulação de modelos. PUC/SP, 2000.

MABUCHI, S. T. Transformações Geométricas - a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares. PUC/SP.

MELLO, E. G. S. Uma seqüência Didática para a introdução de seu aprendizado no Ensino da Geometria. PUC/SP

PEREIRA, M. R. O. A Geometria Escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino Popular. PUC/SP.

RIPPLINGER, H. M. G. A simetria nas práticas escolares. UFPR.

SANTOS, C. A. B. Teorias didáticas no estudo das noções de área e perímetro: contribuições para formação de professor.  Universidade Cruzeiro do Sul.

SILVA, G. H. G. Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica. Unesp.


Teses

KARRER, M. Articulação entre Álgebra Linear e Geometria: um estudo sobre as transformações lineares na perspectiva dos registros de representações semióticas. PUC/SP


Trabalhos do PDE / PR

CRUZ, Donizete Gonçalves da e SANTOS, Carlos Henrique dos Santos. Algumas diferenças entre a Geometria Euclidiana e as Geometrias Não Euclidianas – Hiperbólica e Elíptica a serem abordados nas séries do Ensino Médio.

CRUZ, Donizete Gonçalves da. Conceitos de Geometrias Não Euclidianas – Hiperbólica e Elíptica a serem abordados nas séries do Ensino Médio.

DELAI, Sidinei Delai e FRANCO, Valdeni Soliani. Geometrias não-euclidianas.

GAIOWSKI, Antonio Osny e BASSOI, Tânia Stella. A inserção das geometrias não-euclidianas no currículo da Educação Básica no estado do Paraná.

BALDINI. Loreni Aparecida Ferreira. Geometrias não-euclidianas uma introdução.

RISSI, Marlene Rodrigues e FRANCO, Valdeni Soliani Franco. Topologia: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental.

_________. Geometria não-euclidiana / geometria esférica.

ROGENSKI, Maria Lucia Cordeiro e PEDROSO, Sandra Mara Dias Pedroso. O ensino da geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades.
Recomendar esta página via e-mail: