Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Resolução de problemas

Proponha as situações problema.

1 - Esta é uma vista de cidadezinha do interior. Observem atentamente e identifiquem qual a hora, o dia e o mês da cena. E como chegaram a esse resultado.

cena

A Cena - Fonte: Dia a Dia educação. Disponível em: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/desafio_cena_1.jpg

Resultado

Professor, converse com os alunos, ouça suas explicações para o resultado. E só então encaminhe que nesse caso temos a utilização dos números para representar várias situação, no caso: hora, dia, mês da cena. Reforce que o tempo todo estamos nos utilizando dos números... Só então formalize a resolução disponível em:http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Problemas_matematicos/solucao_a_cena.pdf.


2 - Apresente aos alunos as tiras a seguir e solicite que os grupos de alunos resolvam as 3 propostas em seus cadernos.
a. Galvao1      b.   Galvao2  c.   Galvao3

Fonte: Vida é Besta, disponível em:  http://www.vidabesta.com/.


Após as resoluções apresente aos alunos que as 3 tiras acima, representam diferentes situações envolvendo números. São problemas simples que envolvem tempo. Em nosso dia a dia, usamos o sistema de numeração na base 10. Mas no caso do tempo essa base muda, pois passamos a contar o tempo na base 60.

Para fechar essa atividade, proponha aos grupos de alunos os áudios do programa  Jornal numeral - A matemática na história, episódio 1, 2 e 3, que apresentam situações que podem desencadear discussões sobre a História da Matemática, em particular sobre a história dos números irracionais e complexos.

Esta atividade foi extraída da aula A Matemática na História e nos Quadrinhos da professora Iozodara Telma Branco De George - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: