Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - A decolagem no voo de Asa-Delta

Esta atividade tem como objetivo a compreensão do cálculo da probabilidade de um evento através de uma abordagem geométrica.


Imagem da autora




Informe aos alunos que nas competições de asa-delta o tempo de decolagem, ou de largada, pode ser definido pelo método conhecido como Starting Gate. Neste método, os pilotos decolam e ficam aguardando no ar a abertura do portão de largada. Este portão é definido por uma grande faixa colocada no chão. Enquanto a faixa estiver simbolizando um "X" o portão está fechado. Quando este "X" vira uma "seta", significa que o portão está aberto. Os pilotos deverão então passar sobre o portão e partir para o voo.     

1. Solicite que os alunos realizem as etapas descritas abaixo:

1.1.  Desenhe dois polígonos representando o X e a seta  na malha quadriculada e pinte a região interna de ambos. Os polígonos não devem possuir pontos em comum.

1.2. Determine a área de cada polígono.

Nota: Considere cada quadrícula como uma unidade de área.

1.3. Encontre as razões entre a área de cada um dos polígonos criados e a área total da malha quadriculada.

1.4.  De acordo com os polígonos desenhados, qual símbolo o atleta visualizará melhor?

2. Estabeleça um tempo para os alunos refletirem e desenvolverem as questões.

3. Após este tempo, corrija a atividade no quadro de giz, estabelecendo um momento de troca de ideias entre você e os alunos.



1. Um exemplo de solução:

1.1.


Imagem da autora

1.2.
  • Polígono que representa a seta: 16 unidades de área
  • Polígono que representa o X: 18 unidades de área

1.3. 
  • Razão entre a área do polígono que representa a seta e a área total: 16/100 = 16%
  • Razão entre a área do polígono que representa o X e a área total: 18/100 = 18%;

1.4. O atleta visualizará melhor o símbolo que possuir o maior número de quadrículas pintadas em relação à malha, isto é, o símbolo que possuir maior probabilidade. Neste exemplo será o X.



A turma deve perceber que as razões obtidas são as probabilidades de serem selecionadas, segundo a figura formada, quadrículas da cor marrom e da cor roxa.

Essa atividade foi extraída da aula Esportes Radicais, Probabilidades e Geometria: Um diálogo possível da professora Raquel Cupolillo Simões de Sousa - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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