Sugestão de atividade - A decolagem no voo de Asa-Delta
Esta atividade tem como objetivo a compreensão do cálculo da probabilidade de um evento através de uma abordagem geométrica.Imagem da autora
Informe aos alunos que nas competições de asa-delta o tempo de decolagem, ou de largada, pode ser definido pelo método conhecido como Starting Gate. Neste método, os pilotos decolam e ficam aguardando no ar a abertura do portão de largada. Este portão é definido por uma grande faixa colocada no chão. Enquanto a faixa estiver simbolizando um "X" o portão está fechado. Quando este "X" vira uma "seta", significa que o portão está aberto. Os pilotos deverão então passar sobre o portão e partir para o voo.
1. Solicite que os alunos realizem as etapas descritas abaixo:
1.1. Desenhe dois polígonos representando o X e a seta na malha quadriculada e pinte a região interna de ambos. Os polígonos não devem possuir pontos em comum.
1.2. Determine a área de cada polígono.
Nota: Considere cada quadrícula como uma unidade de área.
1.3. Encontre as razões entre a área de cada um dos polígonos criados e a área total da malha quadriculada.
1.4. De acordo com os polígonos desenhados, qual símbolo o atleta visualizará melhor?
2. Estabeleça um tempo para os alunos refletirem e desenvolverem as questões.
3. Após este tempo, corrija a atividade no quadro de giz, estabelecendo um momento de troca de ideias entre você e os alunos.
1. Um exemplo de solução:
1.1.
Imagem da autora
1.2.
- Polígono que representa a seta: 16 unidades de área
- Polígono que representa o X: 18 unidades de área
1.3.
- Razão entre a área do polígono que representa a seta e a área total: 16/100 = 16%
- Razão entre a área do polígono que representa o X e a área total: 18/100 = 18%;
1.4. O atleta visualizará melhor o símbolo que possuir o maior número de quadrículas pintadas em relação à malha, isto é, o símbolo que possuir maior probabilidade. Neste exemplo será o X.
A turma deve perceber que as razões obtidas são as probabilidades de serem selecionadas, segundo a figura formada, quadrículas da cor marrom e da cor roxa.
Essa atividade foi extraída da aula Esportes Radicais, Probabilidades e Geometria: Um diálogo possível da professora Raquel Cupolillo Simões de Sousa - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.