Disciplina - Matemática

Sequência de Aulas - Soma de Números Inteiros - Passo a Passo

É desejável que o professor insira esta sequência de aulas em seu planejamento no trabalho com números inteiros. Deve ser aplicada após o professor já ter trabalhado com o conjunto dos números inteiros, ilustrando com situações de aplicação desses números em contextos variados como, por exemplo, em escalas de temperatura, em operações financeiras, na representação de altitudes ou profundidades de um referencial em relação ao nível do solo ou do mar, nos elevadores que têm andares no subsolo e na indicação de pontos em jogos diversificados.

1ª Aula - Atividade Individual

  • Informar aos alunos que, nesta aula, eles trabalharão com um desafio.
  • Exibir a imagem ao lado na TV Multimídia ou projetá-la com o projetor de imagens e explicar que a imagem projetada contém um desafio.
ícone de imagem
Imagem

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  • Apresentar as regras do desafio para os estudantes, conforme seguem:
  1. O objetivo deste jogo consiste em colocar três números dentro de cada círculo de maneira que quando você somar esses três números o resultado seja zero.
  2. Para resolver o desafio é necessário escrever os números que estão fora do círculo nos espaços vazios dentro de cada círculo.
  3. Os números previamente escritos dentro dos círculos não podem ser mudados de lugar. - O desafio é fazer com que os três números dentro de todos os círculos somem zero ao mesmo tempo.
  4. Pode haver diversas maneiras de conseguir que os números de alguns círculos somem zero, mas há somente uma maneira de combinar os números dados de modo que todos os círculos somem zero.
  5. Os números fora do círculo podem ser colocados e retirados de dentro dos círculos tantas vezes quantas forem necessárias.
  • Entregar a cada estudante uma cópia do tabuleiro ao lado. Como alternativa, caso não seja possível ter uma cópia da imagem impressa para cada aluno, o professor pode projetar a imagem e pedir aos alunos que a reproduzam no seu caderno.
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Tabueiro

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  • Pedir aos alunos que, usando lápis e borracha, tentem completar o círculo soma zero, conforme as regras do jogo.
  • Enquanto os alunos tentam resolver o desafio, observar os comentários que fazem sobre o que estão encontrando, bem como as dificuldades que demonstram com as operações.
  • Pedir que tragam a atividade para ser retomada na próxima aula.

2ª Aula - expositiva dialogada

  • Retomar as regras do desafio e, caso tenha percebido a necessidade - a partir dos comentários dos alunos durante o desafio; retomar a operação de soma com números inteiros de modo que os estudantes consigam completar o desafio. 
  • Discutir com os alunos a solução do desafio. Caso alguns deles tenham conseguido resolver, pedir que expliquem aos demais como fizeram para completar o círculo, sempre reforçando as características dos números inteiros e a operação de soma com esses números. Caso nenhum aluno tenha conseguido resolver o professor deverá resolver junto com a turma para que os alunos possam compreender a dinâmica


3ª Aula – Atividade de exercitação individual ou em grupos no laboratório de informática

  • Informar aos alunos que, nesta aula, eles trabalharão com um desafio parecido com aquele trabalhado nas aulas anteriores, mas um pouco mais dinâmico, no laboratório de informática.
  • Levar os alunos para o laboratório de informática para que possam resolver o círculo soma zero no simulador ao lado. A vantagem do simulador sobre a imagem é que permite que o aluno mova os números e obtenha o retorno do computador sobre seu acerto ou erro no mesmo instante em que movimentou o número. Por outro lado, os alunos podem resolvê-lo por tentativa e erro, sem se preocuparem com a operação. Por isso, é importante realizar a atividade antes em sala, com a imagem.
ícone de simulador
Simulador

Acesse o simulador
  • A organização dos alunos no laboratório dependerá do número de computadores disponíveis. O ideal, no caso dessa atividade, é que cada aluno fique em um computador. Como isso nem sempre é possível, é importante pensar em um modo de trabalhar com mais de um aluno em cada computador. Nesse caso, é importante que os alunos se revezem no manuseio do simulador, cada um resolvendo um dos desafios, enquanto os outros dão seus palpites quanto à disposição dos números no círculo.
  • Enquanto jogam, circule no laboratório observando os alunos, fazendo-lhes perguntas que os ajudem a pensar sobre as operações envolvidas no simulador. Por exemplo: quando um aluno movimentar números para dentro de um dos círculos e o resultado da operação não for zero, pergunte: Qual foi o raciocínio que o levou a optar por esse número? Os questionamentos devem conduzi-los à percepção de que não realizaram a operação corretamente, ou ainda, para que percebam que, se realizarem a operação antes de mover os números, poderão concluir o círculo mais rapidamente.

4ª aula - avaliação diagnóstica de aprendizagem referente ao conteúdo trabalhado

  • Conversar com os alunos sobre a experiência da aula no laboratório de informática, tendo por objetivo avaliar seus avanços em relação ao domínio da operação de soma com números inteiros. Para isso o professor pode fazer perguntas como: e então, gostaram da aula que tivemos no laboratório de informática? Vocês conseguiram resolver a atividade do simulador? Tiveram dificuldades, quais foram as dificuldades de vocês?
  • Caso tenha observado que todos aprenderam, você poderá prosseguir com o seu planejamento abordando novos conteúdos mas, sempre retomando os cálculos com números inteiros quando julgar necessário, pois é preciso ter em mente que aprender um conteúdo novo é um processo que envolve constantes retomadas até que o conhecimento se consolide.
  • Caso demonstrem, em suas manifestações, que ainda têm dificuldades na realização da operação de soma com números inteiros, retome as explicações sobre essa operação fazendo uma revisão de conteúdos e busque novas estratégias de ensino.
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