Disciplina - Matemática

Jogo para sala - Hex Multiplicativo

Organização da turma
  • Grupos de quatro alunos subdivididos em duplas
Recursos

Íconde de arquivo em formato pdfUm tabuleiro por grupo
  • Marcadores de dois tipos diferentes, sendo um tipo para cada dupla (milho, feijão, botões, etc.)

Regras
  • Os jogadores decidem quem começa.
  • Os jogadores jogam alternadamente.
  • Em cada rodada, o jogador escolhe dois dos “números do jogo” (os que constam no alto da ficha) e multiplica-os. Se o resultado obtido estiver numa casa do tabuleiro que não esteja ocupada por um marcador; coloque um de seus marcadores nessa casa. Se a casa já estiver ocupada, não pode colocar nenhuma marca e perde a vez de jogar. Em cada casa pode ser colocado um marcador.
  • Ganha a dupla que primeiro conseguir ligar suas duas bordas do tabuleiro com seus marcadores, sem nenhuma marca do oponente intercalada.

Ícone de arquivo em formato pdfRegras do jogo para impressão

Professor
  • É importante que enquanto os alunos jogam o professor circule pela sala para observar não apenas como compreendem as regras, mas, também, como estão em relação a estimativas, tabuadas e ao algoritmo da multiplicação.
  • Provavelmente, na primeira vez que jogarem, haverá tumulto, incompreensão às regras, etc. Caso isso ocorra, sugere-se recorrer a alguma das alternativas: jogar uma vez com toda a classe em círculo, com um grande tabuleiro colocado no centro da roda; ou jogar com dois grupos, enquanto os demais fazem outra atividade; depois com mais dois grupos, até que todos os grupos possam jogar ao mesmo tempo.
  • Sugere-se jogar esse jogo três vezes, uma vez a cada semana. Na primeira vez, sugere-se que seja observado e anotado quais alunos não tiveram dúvida alguma e compreenderam as regras, pois eles podem auxiliar os outros. Na segunda vez que propuser o jogo, coloque esses alunos em grupos separados, para que auxiliem os colegas. Certamente, dessa vez, o tumulto será menor.
  • É importante observar os avanços dos alunos e chamar a atenção deles para as estratégias que vão desenvolvendo para ganhar o jogo. Você pode anotar suas observações, que poderão servir de referência para a avaliação da aprendizagem.
  • Caso note muitas dificuldades com a tabuada, sugere-se propor o Jogo Multiplicativo ou o jogo Qual é a Multiplicação? Ambos disponíveis nesta página.
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