Disciplina - Matemática

Solução do Problema Oto Come Mocotó

Ilustração do problema Oto come mocotó.

Este problema foi resolvido por:
- Reinaldo Grola,
Rogério Wagner Dariva e
Fabio Teodoro
Colégio Estadual Geremias Lunardelli
Lunardelli - PR
- Daniel de Souza
Escola Ana Maria Moro Dissenha
São José dos Pinhais - PR
- Henrique José Kempner
Colégio Estadual Júlio Nerone
Campo Largo - PR
- Franciele Buss Frescki Kestring
Colégio Estadual Tancredo Neves
Medianeira - PR
- André Silva de Paula
Colégio Adventista
Piracicaba - SP

Parabéns!
Solução encaminhada por Franciele Buss Frescki

Um horário qualquer é marcado no relógio por seis dígitos: H1H2:M1M2:S1S2. Para que seja um palíndromo, deve-se ter H1H2:M1M2:S1S2 = S2S1:M2M1:H2H1, ou seja, deverá ter os dígitos dos minutos iguais, como 00, 11, 22, 33, 44 ou 55, que são as possibilidades dos segundos, que não podem ultrapassar o 59. Basta decidir sobre as horas e os segundos. Para termos um palíndromo, deve-se ter a escrita da hora como palíndromo da escrita dos segundos.
Pode-se ter, então:
HH - SS
00 - 00
01 - 10
02 - 20
03 - 30
04 - 40
05 - 50
10 - 01
11 - 11
12 - 21
13 - 31
14 - 41
15 - 51
20 - 02
21 - 12
22 - 22
23 - 32

Que somam 16 possibilidades de combinação horas - segundos. Cada uma delas, com seis possibilidades difirentes para os minutos. Fazendo a multiplicação: 16 x 6 = 96 segundos em que o relógio marca horário palíndromo, ou seja, 1min 36s.          

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