|
Nome: Participante |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 09:41 |
Mensagem: Para D'Ambrósio, a matemática contribuiu durante séculos para o avanço da tecnologia. Então nada mais justo que usarmos as calculadoras, presentes até nos celulares, nas aulas de matemática.
Nós professores, precisamos nos adaptar, evitando o uso excessivo e a dependência da mesma.
|
|
Nome: Dolores Follador |
E-mail: doloresfollador@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 09:42 |
Mensagem: Importante a sua observação. Conforme discutimos durante a Hora Atividade Interativa a calculadora pode ser usada nas aulas de matemática em momentos oportunos em que ela contribui para a aprendizagem.
Uma boa forma de trazer a calculadora para as aulas, para discutir a tecnologia em si, é abordando a sua história. Um trecho do filme "Blaise Pascal" disponível pelo link abaixo pode ser um bom mote para dar início às discussões.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20647
Ah, observamos que o senhor(a) não se identificou, é interessante que os participantes deste fórum se identifiquem em todas as postagens, para que os interlocutores possam interagir.
|
|
Nome: Visitante |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:17 |
Mensagem: Acredito que o uso da calculadora em sala de aula, bem direcionado e usado em momentos específicos, liberam o uso do raciocínio para outros assuntos. Por exemplo, trabalhando com juros, com meus alunos de 9º ano, todos aqueles cálculos de multiplicação de números decimais muito pequenos feitos na calculadora permitiu que os alunos compreendessem melhor o assunto.
Mas sou contra usar em todas as aulas, em todos os conteúdos.
|
|
Nome: Profª Jurema Cit Kobiski |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:18 |
Mensagem: Peço desculpas a todos por ter esquecido da identificação na postagem anterior.
Profª Jurema Cit Kobiski.
Colégio Estadual José Bonifácio-Paranaguá.
|
|
Nome: Prof Vanderlei Ferreira da Silva |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:19 |
Mensagem: Acredito que pode ser que ao primeiro momento trabalhamos juntos a história da tecnologia,e o que nos traz esse conhecimento para importância do dia de hoje que é a calculadora.
Mas em questão de ser usada todos as aulas não seria apropriado,pois o nosso aluno deve trabalhar o seu cognitivo.
Prof Vanderlei Ferreira da Silva
Escola Estadual do Campo Dr Tancredo De Almeida Neves.
|
|
Nome: Prof. Vanderlei ferreira da Silva |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:20 |
Mensagem: Concordo plenamente temos que nos adaptar,mas não ficar vinculado apenas no uso de calculadoras. Pois o uso continuo não seria apropriado.
Prof. Vanderlei ferreira da Silva
Escola Estadual do Campo Dr Tancredo De Almeida Neves
Ortigueira-Bairro dos Franças
|
|
Nome: Ligiane Ioungblood |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:21 |
Mensagem: Escola Estadual Dr. Leniro Ribeiro Bittencourt.
Com certeza tudo aquilo que venha acrescentar, ilustrar, enriquecer as nossas aulas devem ser utilizados, e como sempre, de forma consciente e planejada, o resultado sempre traz pontos positivos. Trabalhar não só a história da calculadora como a história da matemática auxilia e muito na compreensão do que fazemos hoje em comparação de como era feito antigamente, leva o aluno a pensar nesse processo evolutivo pelo qual passamos.
|
|
Nome: Elizabete Torres |
E-mail: elizabetitorres@hotmail.com |
Enviado em: 05/11/2012 12:40 |
Mensagem: Professora do 5º Ano. Escola Yoshio Ayashi Sarandi Paraná. Acho super interessante interagir o uso da calculadora nas aulas de matemática pois além de ensinar como usá-la fará com que os alunos adquiram conhecimentos tecnológicos, no mundo globalizado que vivemos, principalmente dando possibilidades para àqueles que não tem acesso a esse mundo até mesmo a uma calculadora.
|
|
Nome: Edinalva C. N. Silva |
E-mail: edinalvacandido@hotmail.com |
Enviado em: 13/03/2014 21:17 |
Mensagem: O uso da calculadora é importantíssimo, porém é preciso refletir de forma consciente se o uso da mesma vai de encontro com o objetivo da aula.
|
|