|
Nome: Natel Ferreira |
E-mail: natel@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 10/09/2012 12:55 |
Mensagem: Muito interessante este tópico.
Como você sugere o uso da atividade calculadoras quebradas? Trabalho em equipe? Individual?
Att
Natel
Colégio Estadual Pinheiro do Paraná
|
|
Nome: Josiana |
E-mail: josiana@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:28 |
Mensagem: Colégio Estadual João de Oliveira Franco
Mas, como são essas atividades com calculadoras quebradas?
|
|
Nome: Dolores Follador |
E-mail: doloresfollador@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:29 |
Mensagem: Olá Natel!
Uma forma de encaminhar é propor o problema para a turma toda e pedir que resolvam individualmente.
Em seguida o professor organiza um modo de compartilhar na lousa as diversas soluções que são encontradas, pois em geral esses problemas têm mais de uma solução. Nesse momento podem aparecer soluções equivocadas que podem ser aproveitadas para retomar conceitos e conteúdos em que os alunos demonstram dificuldades.
Em geral, quando se propõem uma atividade como essa, os alunos tendem a buscar uma solução e depois que encontram eles começam a compartilhar com os colegas de modo natural. Essa interação entre eles também ajuda na aprendizagem.
Um abraço!
Dolores
|
|
Nome: Flávia Maria Gonçalves |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:30 |
Mensagem: Técnica de Matemática - NRE Cornélio Procópio
O uso da "Calculadora Quebrada" proporciona aos alunos um trabalho em grupo, onde exige planejamentos e estratégias, além de desenvolver a capacidade de cálculo mental e raciocínio lógico.
Como a escola está inserida na sociedade, não podemos deixá-la à margem dos processos de mudanças, devemos buscar a sintonia com a realidade vivida pelos alunos fora do ambiente escolar.
|
|
Nome: EDISON BRANCO PEREIRA |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:31 |
Mensagem: ESCOLA ROQUE VERNALHA
Esta atividade é parecida com exercícios onde omitimos um dos algarismos da operação e pedimos para que o aluno descubra o possível resultado, ou mostramos uma parcela e parte do resultado para que o aluno descubra o que falta. Com certeza a atividade com as calculadoras quebradas, que vejo apenas como nome da atividade, porque na verdade elas não estão ali fisicamente, sendo que o professor pode criar os mais diversos níveis de ensino, na medida em que o aluno vai se desenvolvendo, aumenta-se este nível. É uma opção legal de se trabalhar raciocínio lógico e cálculo mental.
|
|
Nome: Natel |
E-mail: natel@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:31 |
Mensagem: Olá Dolores, obrigado pela sugestão.
Att
Professor Natel
|
|
Nome: Fernanda Reis |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:32 |
Mensagem: Instituição: SEED - Equipe de Ensino de Matemática
Olá Natanael!
Eu já apliquei atividades de calculadora quebrada para meus alunos tanto individual como em dupla. Acredito que optar por realizar individual ou em dupla depende do grau de dificuldade dos exercícios propostos. Gosto de aplicar atividades em dupla pois gera discussão entre os alunos, entretanto é preciso ficar atento em casos onde apenas um aluno da dupla participa das resoluções, motivando-os a trocar idéias pois dessa forma um ajuda o outro a compreender os cálculos e possíveis soluções. Tive bons resultados, principalmente nas Salas de Apoio à Aprendizagem. Discutir os caminhos que cada um fez para chegar ao resultado final também é muito importante e pode ser feito de forma coletiva, para toda a classe, possibilitando compreender que existe mais de uma forma de realizar os cálculos para obter o mesmo resultado, bem como conceitos equivocados.
|
|
Nome: Natel |
E-mail: natel@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:33 |
Mensagem: Obrigado Fernanda pelo compartilhamento da experiência e resultados.
Att
Natel
|
|
Nome: Helenice Fernandes Seara |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:34 |
Mensagem: Ass. Técnico-pedagógica do DEB/SEED/Equipe de Matemática
As atividades com a calculadora são eficientes quando o aluno tem que buscar outros caminhos para responder às questões propostas e usar de conhecimentos matemáticos que não são, necessariamente, aqueles literalmente solicitados. Dessa forma, é possível ao professor conhecer os saberes dos alunos, as dificuldades e assim, ajudar a ampliar os seus conhecimentos.
Em um dos cursos de formação continuada organizados pela SEED/DEB, a equipe de Matemática preparou algumas atividades que previam algumas teclas quebradas na calculadora. Neste curso era discutido, também, as possíveis soluções dadas pelos alunos, que eram analisadas pelos participantes a fim de subsidiar o professor quanto aos conhecimentos matemáticos que aquelas atividades exigiam do seu aluno para a sua correta resolução.
|
|
Nome: Lucimar D. Gusmão |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:35 |
Mensagem: DEB/SEED - Equipe disciplinar de Matemática
Caros colegas,
No link abaixo há atividades com calculadora que podem ser exploradas em sala de aula.
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/schoenfeld.html
Abraços
|
|
Nome: Glaucia |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:36 |
Mensagem: Gostaria de ter acesso a mais atividades práticas usando a calculadora como recurso e/ou instrumento de trabalho, pois acredito que elas complementam e enriquecem as aulas.
Colégio Estadual Parque Jabuticabeira - Umuarama - Pr.
|
|
Nome: Dolores Follador |
E-mail: doloresfollador@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:38 |
Mensagem: Olá Gláucia!
Você já deu uma olhada nas atividades sugeridas na página da Hora Atividade Interativa de Matemática? Acesse a página disponível no link a seguir
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=319
Você terá acesso a muitas sugestões!
Professores, se alguém tiver mais alguma sugestão, compartilhe aqui!
Att,
Dolores Follador
Portal Dia a Dia Educação/Matemática
|
|
Nome: Prof.Vanderlei Ferreira da Silva |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:39 |
Mensagem: Dessa forma que podemos trabalhar a importância do trabalho mental e que nos auxilia a aprendizagem e que não e pode ficar submetido apenas a calculadora.
Prof.Vanderlei Ferreira da Silva
Colégio Estadual Dr Tancredo de Almeida Neves
Ortigueira-Bairro dos Franças
|
|
Nome: Sueli Rossi |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:40 |
Mensagem: Olá Dolores e colegas
Compartilho aqui o link de um simulador de calculadora quebrada para ser utilizado no laboratório de informática:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83
Sueli Rossi
|
|
Nome: Dolores Follador |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 11/09/2012 10:41 |
Mensagem: SEED/Portal Dia a Dia Educação
Olá Sueli
Legal a sua sugestão!
|
|
Nome: rita cássia |
E-mail: anjinha.sapekinha2016@hotmail.com |
Enviado em: 03/06/2013 22:15 |
Mensagem: quero saber como sejoga,mim enterecei pelo jogo,que eu saiba ele é otímo..
|
|
Nome: Dolores Follador |
E-mail: diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br |
Enviado em: 04/06/2013 17:15 |
Mensagem: Olá Rita!
A atividade da calculadora quebrada consiste em, tendo uma calculadora com alguma ou algumas teclas quebradas, fazer surgir no visor dessa calculadora números que não podem ser obtidos digirando-os diretamente nas teclas da calculadora, pois estão quebradas. Por exemplo, se você tem uma calculadora com a tecla 9 quebrada, como é possível fazer surgir o número 9 no visor dessa calculadora? Você tem diversas soluções para esse problema. Você pode somar 3+3+3; você pode digitar 3x3; você pode digitar 6+3, entre muitas outras soluções. Existem algumas atividades já prontas na página disciplinar de matemática do Portal Dia a Dia Educação. Veja no endereço eletrônico a seguir: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=7
|
|