Disciplina - Matemática
Discussões

Uso de Calculadoras nas Aulas de Matemática - Calculadoras quebradas
Professor, você já trabalhou com atividades de calculadoras quebradas com seus alunos? Se trabalhou, que resultados pôde observar? Se não trabalhou, qual a sua opinião sobre esse tipo de atividade?

Durante a Hora Atividade Interativa (HAI) de Matemática foi discutida uma atividade com calculadoras com teclas quebradas. Veja alguns dos comentários feitos pelos participantes:
- As atividades com calculadoras com teclas quebradas são de suma importância para que os alunos não fiquem dependentes da calculadora e aprendam realmente as operações.
- Apliquei atividades da calculadora quebrada e os resultados foram positivos.
- Na sala de apoio as atividades com calculadoras de teclas quebradas vieram a calhar.

Nome:  Natel Ferreira
E-mail:  natel@seed.pr.gov.br
Enviado em:  10/09/2012 12:55
Mensagem:  Muito interessante este tópico. Como você sugere o uso da atividade calculadoras quebradas? Trabalho em equipe? Individual? Att Natel Colégio Estadual Pinheiro do Paraná

Nome:  Josiana
E-mail:  josiana@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:28
Mensagem:  Colégio Estadual João de Oliveira Franco Mas, como são essas atividades com calculadoras quebradas?

Nome:  Dolores Follador
E-mail:  doloresfollador@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:29
Mensagem:  Olá Natel! Uma forma de encaminhar é propor o problema para a turma toda e pedir que resolvam individualmente. Em seguida o professor organiza um modo de compartilhar na lousa as diversas soluções que são encontradas, pois em geral esses problemas têm mais de uma solução. Nesse momento podem aparecer soluções equivocadas que podem ser aproveitadas para retomar conceitos e conteúdos em que os alunos demonstram dificuldades. Em geral, quando se propõem uma atividade como essa, os alunos tendem a buscar uma solução e depois que encontram eles começam a compartilhar com os colegas de modo natural. Essa interação entre eles também ajuda na aprendizagem. Um abraço! Dolores

Nome:  Flávia Maria Gonçalves
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:30
Mensagem:  Técnica de Matemática - NRE Cornélio Procópio O uso da "Calculadora Quebrada" proporciona aos alunos um trabalho em grupo, onde exige planejamentos e estratégias, além de desenvolver a capacidade de cálculo mental e raciocínio lógico. Como a escola está inserida na sociedade, não podemos deixá-la à margem dos processos de mudanças, devemos buscar a sintonia com a realidade vivida pelos alunos fora do ambiente escolar.

Nome:  EDISON BRANCO PEREIRA
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:31
Mensagem:  ESCOLA ROQUE VERNALHA Esta atividade é parecida com exercícios onde omitimos um dos algarismos da operação e pedimos para que o aluno descubra o possível resultado, ou mostramos uma parcela e parte do resultado para que o aluno descubra o que falta. Com certeza a atividade com as calculadoras quebradas, que vejo apenas como nome da atividade, porque na verdade elas não estão ali fisicamente, sendo que o professor pode criar os mais diversos níveis de ensino, na medida em que o aluno vai se desenvolvendo, aumenta-se este nível. É uma opção legal de se trabalhar raciocínio lógico e cálculo mental.

Nome:  Natel
E-mail:  natel@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:31
Mensagem:  Olá Dolores, obrigado pela sugestão. Att Professor Natel

Nome:  Fernanda Reis
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:32
Mensagem:  Instituição: SEED - Equipe de Ensino de Matemática Olá Natanael! Eu já apliquei atividades de calculadora quebrada para meus alunos tanto individual como em dupla. Acredito que optar por realizar individual ou em dupla depende do grau de dificuldade dos exercícios propostos. Gosto de aplicar atividades em dupla pois gera discussão entre os alunos, entretanto é preciso ficar atento em casos onde apenas um aluno da dupla participa das resoluções, motivando-os a trocar idéias pois dessa forma um ajuda o outro a compreender os cálculos e possíveis soluções. Tive bons resultados, principalmente nas Salas de Apoio à Aprendizagem. Discutir os caminhos que cada um fez para chegar ao resultado final também é muito importante e pode ser feito de forma coletiva, para toda a classe, possibilitando compreender que existe mais de uma forma de realizar os cálculos para obter o mesmo resultado, bem como conceitos equivocados.

Nome:  Natel
E-mail:  natel@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:33
Mensagem:  Obrigado Fernanda pelo compartilhamento da experiência e resultados. Att Natel

Nome:  Helenice Fernandes Seara
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:34
Mensagem:  Ass. Técnico-pedagógica do DEB/SEED/Equipe de Matemática As atividades com a calculadora são eficientes quando o aluno tem que buscar outros caminhos para responder às questões propostas e usar de conhecimentos matemáticos que não são, necessariamente, aqueles literalmente solicitados. Dessa forma, é possível ao professor conhecer os saberes dos alunos, as dificuldades e assim, ajudar a ampliar os seus conhecimentos. Em um dos cursos de formação continuada organizados pela SEED/DEB, a equipe de Matemática preparou algumas atividades que previam algumas teclas quebradas na calculadora. Neste curso era discutido, também, as possíveis soluções dadas pelos alunos, que eram analisadas pelos participantes a fim de subsidiar o professor quanto aos conhecimentos matemáticos que aquelas atividades exigiam do seu aluno para a sua correta resolução.

Nome:  Lucimar D. Gusmão
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:35
Mensagem:  DEB/SEED - Equipe disciplinar de Matemática Caros colegas, No link abaixo há atividades com calculadora que podem ser exploradas em sala de aula. http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/schoenfeld.html Abraços

Nome:  Glaucia
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:36
Mensagem:  Gostaria de ter acesso a mais atividades práticas usando a calculadora como recurso e/ou instrumento de trabalho, pois acredito que elas complementam e enriquecem as aulas. Colégio Estadual Parque Jabuticabeira - Umuarama - Pr.

Nome:  Dolores Follador
E-mail:  doloresfollador@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:38
Mensagem:  Olá Gláucia! Você já deu uma olhada nas atividades sugeridas na página da Hora Atividade Interativa de Matemática? Acesse a página disponível no link a seguir http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=319 Você terá acesso a muitas sugestões! Professores, se alguém tiver mais alguma sugestão, compartilhe aqui! Att, Dolores Follador Portal Dia a Dia Educação/Matemática

Nome:  Prof.Vanderlei Ferreira da Silva
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:39
Mensagem:  Dessa forma que podemos trabalhar a importância do trabalho mental e que nos auxilia a aprendizagem e que não e pode ficar submetido apenas a calculadora. Prof.Vanderlei Ferreira da Silva Colégio Estadual Dr Tancredo de Almeida Neves Ortigueira-Bairro dos Franças

Nome:  Sueli Rossi
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:40
Mensagem:  Olá Dolores e colegas Compartilho aqui o link de um simulador de calculadora quebrada para ser utilizado no laboratório de informática: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83 Sueli Rossi

Nome:  Dolores Follador
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  11/09/2012 10:41
Mensagem:  SEED/Portal Dia a Dia Educação Olá Sueli Legal a sua sugestão!

Nome:  rita cássia
E-mail:  anjinha.sapekinha2016@hotmail.com
Enviado em:  03/06/2013 22:15
Mensagem:  quero saber como sejoga,mim enterecei pelo jogo,que eu saiba ele é otímo..

Nome:  Dolores Follador
E-mail:  diaadiaeducacao@seed.pr.gov.br
Enviado em:  04/06/2013 17:15
Mensagem:  Olá Rita! A atividade da calculadora quebrada consiste em, tendo uma calculadora com alguma ou algumas teclas quebradas, fazer surgir no visor dessa calculadora números que não podem ser obtidos digirando-os diretamente nas teclas da calculadora, pois estão quebradas. Por exemplo, se você tem uma calculadora com a tecla 9 quebrada, como é possível fazer surgir o número 9 no visor dessa calculadora? Você tem diversas soluções para esse problema. Você pode somar 3+3+3; você pode digitar 3x3; você pode digitar 6+3, entre muitas outras soluções. Existem algumas atividades já prontas na página disciplinar de matemática do Portal Dia a Dia Educação. Veja no endereço eletrônico a seguir: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=7

Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Mensagem
Digite o código abaixo *

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA

Voltar    Imprimir Página