SEMINÁRIO PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
||
---|---|---|
Seminários |
Início : Sexta-Feira 15 Fevereiro 2013, 9:00 Fim : Sábado 16 Fevereiro 2013, 15:30 |
|
Informação de contato : Universidade de Lisboa |
Email : URL : http://p3m.ie.ul.pt/inscricao |
|
Universidade de Lisboa Inscrição: Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em http<http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>">http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>://p3m.ie.ul.pt/inscricao<http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>, com acesso antecipado aos textos do Seminário. As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação. Este Seminário, promovido pelo projecto P3M - Práticas profissionais dos Professores de Matemática com a colaboração da APM, pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema. As sessões de sexta-feira, das 11:00 às 12:30 das 14:00 às 15:30, das 17:30 às 18:30, e de sábado, das 09:30 às 12:30 (hora portuguesa -- em S. Paulo, Brasil são 2 horas a menos) serão transmitidas pela Internet, de forma aberta a partir do sítio www.ie.ul.pt<http://www.ie.ul.pt/>. Programa 15 fevereiro 11:00-11:30 – Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa) 11:30-12:30 – Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática” Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA) (Comentário de Ana Paula Canavarro, Univ. de Évora) ______________________________________________________________________ 14:00-15:30 – Painel “Áreas de problematização do projeto” Participantes: João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa); Luís Menezes, ESE de Viseu; Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas); Salvador Llinares (Univ. de Alicante); Moderadora: (Comentário de Rosa Ferreira, Univ. do Porto) 15:30-17:00 – Simpósio I 17:00-17:30 – Pausa para café 17:30-18:30 – Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas” Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha), Helena Martinho (Univ. do Minho) 18:30 – 19:00 – Momento musical e convívio 16 fevereiro 09:30-10:30 – Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas” Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil) (Comentário de Luís Menezes, ESE de Viseu) 10:30-11:00 – Pausa para café 11:00-12:30 – Conferência “Casos multimédia na formação de professores” Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa), Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora), Luís Menezes (ESE de Viseu) ______________________________________________________________________ 14:00-15:30 – Simpósio II 15:30-17:15 – Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática” Participantes: Lurdes Figueiral (presidente da APM); João Almiro (Esc. Sec. Tondela); Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte); Moderadora: Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa) 17:15-17:30 – EncerramentoSEMINÁRIO PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Data e Local: 15-16 Fevereiro de 2013, Anfiteatro do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Inscrição: Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em http<http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>">http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>://p3m.ie.ul.pt/inscricao<http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>, com acesso antecipado aos textos do Seminário. As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação. Este Seminário, promovido pelo projecto P3M - Práticas profissionais dos Professores de Matemática com a colaboração da APM, pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema. As sessões de sexta-feira, das 11:00 às 12:30 das 14:00 às 15:30, das 17:30 às 18:30, e de sábado, das 09:30 às 12:30 (hora portuguesa -- em S. Paulo, Brasil são 2 horas a menos) serão transmitidas pela Internet, de forma aberta a partir do sítio www.ie.ul.pt<http://www.ie.ul.pt/>. |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.