Disciplina - Matemática
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
II Encontro Paraense de Modelagem Matemática no Ensino.
Encontros
Início : Quinta-Feira 29 Maio 2008, 5:00
Fim : Sexta-Feira 30 Maio 2008, 15:30
Informação de contato :
Secretaria de Especialização; Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC); Universidade Federal do Pará. Fones: 32017487/ 32017642.
Email : epamm2008@yahoo.com.br
URL : http://www.ufpa.br/npadc/iiepamm/index.php?codepage=1
As discussões a propósito da “Modelagem Matemática (MM) na perspectiva da Educação Matemática” têm-se desenvolvido no Brasil desde o final da década de 1970, dando margem a eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema.
Nesse sentido, o Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM) do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECIM) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) organizou o I Encontro Paraense de Modelagem Matemática no ensino (I EPAMM), no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA), nos dias 6 e 7 de abril de 2006.
Em 2008, organizar-se-á o II EPAMM, cujo tema será “Modelagem Matemática: saberes e práticas para uma educação matemática renovada”. O evento acontecerá em maio de 2008 em Belém, Pará, e será promovido pelo NPADC/UFPA.
O II EPAMM contará com a presença de pesquisadores da área de Modelagem Matemática no Ensino. O evento terá os seguintes objetivos: (1) Disseminar a utilização da Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino-aprendizagem; (2) Apresentar os projetos de “Modelagem Matemática no Ensino” que estão em andamento; (3) Socializar os trabalhos locais acerca de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, que foram publicados em anais de eventos nacionais e regionais; (4) Estreitar os laços entre os pesquisadores locais da área.
O público alvo será constituído por pesquisadores, professores atuantes e alunos de graduação e pós-graduação com interesse nas áreas de Modelagem Matemática e de Educação Matemática, bem como na interface de ambas. Estima-se receber um público de aproximadamente 200 (duzentos) participantes.
Durante o Encontro, proceder-se-á às seguintes atividades: a) Conferência Plenária de Abertura, proferida pelo líder do GEMM, o qual apresentará os temas que serão discutidos durante os dois dias; b) Debates Temáticos, cuja proposta será rediscutir e aprofundar os temas já estabelecidos e promover possíveis e novas conexões das concepções da Modelagem Matemática com as da Educação Matemática em sua diversidade de tendências e propostas educacionais; c) Mesa Redonda, com participantes convidados pelos seus trabalhos de reconhecido mérito na área. Através da Mesa Redonda, buscar-se-á contemplar a temática do Encontro em seu sentido amplo, bem como os seus enfoques e objetivos mais específicos quando se propõe a Modelagem Matemática na formação dos profissionais que atuam na educação matemática dos estudantes nos vários níveis de ensino, d) Mini-cursos, organizados a partir de propostas de integrantes do GEMM.
Ademais, os interessados poderão inscrever trabalhos nas modalidades: Comunicação Científica, Relato de Experiência e Pôster. Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão apresentados durante o Encontro, segundo a programação proposta.
Ao final do evento, realizar-se-á uma Plenária que terá como propósito sistematizar os avanços galgados pelo Encontro em relação à temática abordada. Será também o momento de discutir-se acerca da continuidade periódica de tal evento, com a realização do III EPAMM, recebendo-se propostas das instituições universitárias que se candidatarem para sediá-lo em 2010.
# Objetivos e importância do evento:
Tendo em vista fornecer subsídios teóricos e práticos em Modelagem Matemática no ensino para professores e futuros professores, contribuindo para a implementação de uma “educação matemática renovada” em nosso Estado, o II EPAMM propõe-se a:
* Disseminar a utilização da Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino-aprendizagem;
* Apresentar os projetos de Modelagem Matemática no Ensino, em andamento;
* Socializar os trabalhos locais realizados sobre Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, publicados em eventos (anteriores) nacionais e regionais;
* Estreitar os laços entre os pesquisadores locais da área.
# Resultados Esperados:
Uma vez alcançados os objetivos propostos, espera-se a consecução dos seguintes resultados:
* Utilização em maior escala da Modelagem Matemática no ensino nas escolas do Estado.
* Fornecer subsídios aos licenciandos (futuros professores) para que possam melhor atender às demandas atuais da sociedade.
* Novas idéias para pesquisa a partir da socialização dos trabalhos publicados sobre Modelagem Matemática no ensino, bem como a partir do estreitamento dos laços entre os pesquisadores locais da área.
# Público Alvo
Pesquisadores, professores atuantes nas escolas, alunos de graduação e pós-graduação com interesse nas áreas de Modelagem Matemática, Educação Matemática e na interface de ambas. Estima-se que 200 (duzentas) pessoas participarão do Encontro
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.