<< Agosto 2009 |
Setembro 2009 |
Outubro 2009 >> |
27º Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental
|
|
Seminários
|
Início : Sábado 26 Setembro 2009, 6:40
Fim : Sábado 12 Dezembro 2009, 6:40
|
Informação de contato :
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus de Bauru
|
Email : ciclo@fc.unesp.br
URL :
|
A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, realizará, a partir de 26 de setembro, o 27° Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. O ciclo é voltado para os docentes do ensino fundamental e médio, visando a melhorar o aprendizado nas três áreas temáticas. O projeto será realizado sempre aos sábados, das 9 às 12 horas. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, do campus de Bauru (SP), o ciclo começará no dia 26 de setembro e será concluído em 12 de dezembro de 2009. As inscrições se encerram em 22 de setembro.
|
|
X Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM
|
|
Encontros
|
Início : Quinta-Feira 17 Setembro 2009, 11:30
Fim : Sábado 19 Setembro 2009, 11:30
|
Informação de contato :
Unicentro
UNICENTRO Campus Santa Cruz Guarapuava/PR
|
Email :
URL : http://www.unicentro.br/eprem2009.
|
O X Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM, é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, Regional do Paraná.
Os objetivos são: - Propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática. - Discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade. - Socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior. - Estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.
Os trabalhos poderão ser inscritos nas categorias: Comunicação Científica, Relato de Experiências e Pôster.
Inscrições
Participantes: 18/03/2009 a 17/09/2009
Submissão de trabalhos: 01/04/2009 a 30/06/2009
Resultado da avaliação: 01/04/2009 a 30/06/2009
Reenvio de trabalhos reformulados: Fluxo Contínuo - 7 dias a partir do recebimento da comunicação
Divulgação da Programação: 31/07/2009
Realização do Evento: 17/09/2009 a 19/09/2009
|
|
II SEMINÁRIO GPEMCE - CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: COMPROMISSO SOCIAL,
ÉTICA E CIDADANIA
|
|
Seminários
|
Início : Quinta-Feira 17 Setembro 2009, 6:30
Fim : Sexta-Feira 18 Setembro 2009, 6:30
|
Informação de contato :
Centro Acadêmico do Agreste da UFPE - Caruaru - PE.
|
Email : gpemce@hotmail.com
URL : http://gpemce.spaces.live.com/
|
O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos de Educação do Campo - GPEMCE vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC da UFPE convida para o II SEMINÁRIO, cujo tema será CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: COMPROMISSO SOCIAL, ÉTICA E CIDADANIA.
O período de inscrição para o nosso 2º seminário do já está aberto. Observe as informações abaixo e realize a sua pré-inscrição.
Período: 08 de maio a 15 de junho, para os participantes interessados em inscrever trabalhos, para quem optar por não apresentar trabalho as inscrições estarão abertas até que sejam preenchidas as duzentas vagas disponíveis.
Os trabalhos poderão ser apresentados em três modalidades: Comunicação Oral, Relato de Experiência e Pôster. As normas para apresentação também já encontram-se disponíveis.
Em prazo a ser comunicado o pré-inscrito deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição conforme valores abaixo. R$ 30,00 (trinta reais) para professores. R$ 15,00 (quinze reais) para estudantes.
Palestra de abertura com a Professora Dra. Gelsa Knijnik (UNISINOS)
As fichas de pré-inscrições devem ser preenchidas e enviadas para gpemce@hotmail.com juntamente com o trabalho a ser apresentado.
Apoio e participação: UFRPE – Recife e Garanhuns Centro Acadêmico do Agreste – Caruaru - UFPE
|
|
VIII REUNIÓN DE DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA DEL CONO SUR
|
|
Congressos
|
Início : Quinta-Feira 10 Setembro 2009, 7:00
Fim : Sábado 12 Setembro 2009, 7:00
|
Informação de contato :
COMITÉ DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA DEL PARAGUAY (C.EM.P.A)
Asunción - Paraguay
|
Email :
URL : http://www.semur.edu.uy/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=141
|
VIII REUNIÓN DE “DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA DEL CONO SUR”
MODALIDADES DE LAS ACTIVIDADES A DESARROLLAR Conferencias centrales y plenarias (CC) – (CP) Conferencia inaugural y conferencia de clausura de una hora de duración cada una. Los expositores serán especialmente invitados por la Comisión Directiva. Paneles (P) Son grupos de tres especialistas, cada uno de los cuales expondrá su visión personal sobre un tema específico. El panel tiene una duración de dos horas. Cada panelista dispone de media hora para su disertación sobre un aspecto puntual del tema. Un moderador estará encargado de hacer respetar estrictamente el tiempo estipulado. La media hora restante se destina a preguntas. Cada pregunta debe ser presentada por escrito al moderador y destinada a uno de los panelistas. Talleres (T) Duración: de 4 horas a 6 horas distribuidas por etapas. (PROPUESTA 2 horas). Se trabajará sobre el tema propuesto por un especialista. Modalidad: Trabajo participativo de los asistentes en las actividades propuestas, con la orientación del director del taller. El coordinador podrá entregar materiales o guías para la realización de experiencias Comunicaciones breves (CB) Cada ponente disertará sobre un tema de su elección durante veinte minutos y a continuación se destinará diez minutos para preguntas de los asistentes. Un moderador coordinará las actividades. Posters (PR) Exponen un resumen de un tema, experiencia o investigación. El contenido no debe ser demasiado denso. La distribución de texto y gráficos debe tender a una clara visualización. El texto debe ser legible a un metro de distancia. Cada autor debe dejar indicado al lado del poster, el horario durante el cual expondrá su trabajo al público. Entidades que apoyan Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, F.A.C.E.N, U.N.A. y la Universidad Iberoamericana, UNIBE Aéreas temáticos tentativos · Educación Matemática e investigación en educación matemática. · Didáctica de la Matemática. · Didáctica especial de las distintas disciplinas y a distintos niveles. · Educación matemática en la formación de profesores. · Educación continua de los docentes en los distintos niveles. · Educación de adultos. · Educación de alumnos con discapacidades leves. · Educación de alumnos talentosos. · Enseñanza y aprendizaje de la Geometría. · Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Educación Matemática. · Lógica matemática · El aula virtual. · El software educativo. · Materiales y juegos didácticos. · Teoría de grafos. · Modelización de la realidad y aplicaciones en Matemática. · Resolución de problemas. · Didáctica de la Probabilidad y Estadística · Fractales. · Psicología y Educación Matemática. · Investigación en Matemática. · Estudio de demostraciones, Funciones y Gráficas. · Etnomatemática. · Epistemología e Historia de la Matemática. · Otros
|
|
XXXII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - XXXII CNMAC
|
|
Congressos
|
Início : Terça-Feira 8 Setembro 2009, 13:50
Fim : Sexta-Feira 11 Setembro 2009, 13:50
|
Informação de contato :
SBMAC
UFMT Campus Cuiabá Avenida Fernando Correa, s/n, Coxipó (65)3615-8713
|
Email :
URL : http://www.sbmac.org.br/
|
O CNMAC é um evento anual da SBMAC - Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. Na sua trigésima segunda edição, o congresso será sediado em Cuiabá - MT, de 8 a 11 de setembro de 2009.
|
|
XIII EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática
|
|
Encontros
|
Início : Sábado 5 Setembro 2009, 11:10
Fim : Segunda-Feira 7 Setembro 2009, 11:10
|
Informação de contato :
UFG – Goiânia, GO
|
Email : xiiiebrapem@ebrapem.mat.br
URL : http://www.ebrapem.mat.br/
|
XIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática Educação Matemática: As relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula
O XIII EBRAPEM foi organizado como um espaço que privilegia a interlocução entre as linhas de pesquisa em Educação Matemática e outras áreas de conhecimento com o intuito de debatermos as questões relacionadas à prática pedagógica e as suas conexões com a produção científica da área.
O objetivo do EBRAPEM é buscar a integração entre os estudantes dos programas de pós-graduação em Educação Matemática, por meio do debate científico sobre os processos teórico-metodológicos das pesquisas em andamento e recentemente concluídas (um ano de conclusão).
No período do dia 24/03/2009 ao dia 24/04/2009, a comissão organizadora estara recebendo as sugestões em relação à divisão do GT 1: Formação de Professores.
Participe do FÓRUM do EBRAPEM : http://ebrapem.forums-free.com/
|
|
|