Disciplina - Matemática
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
<< Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 >>
V ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – V EBREM
Encontros
Início : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 8:00
Informação de contato :

Email : sbemdf@gmail.com
URL :
Local: a definir
III JORNADA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DO VALE DO PARANHANA
Outros
Início : Quinta-Feira 22 Setembro 2011, 9:30
Fim : Sábado 24 Setembro 2011, 9:30
Informação de contato :

Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Email :
URL : http://jornadadematematicadovaledoparanhana.blogspot.com/
Tema: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCANDOS.

Abertura: dia 22 de setembro de 2011 com a Profª. Drª. Maria Salett Biembengut.
Encerramento: dia 24 de setembro de 2011 com o Prof. Pós Dr. Attico Chassot.

O evento será nos dias 22(noite), 23(noite) e 24(manhã e tarde) de setembro de 2011

Pesquisadores: estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos em duas modalidades:
1) Comunicação oral
2) Oficina

Comunicação oral: O trabalho deverá ser enviado sob a forma de resumo expandido, cuja estrutura e conteúdo são expostos a seguir:
Estrutura do resumo expandido em até 2 laudas: Na primeira linha, o título centralizado, escrito com letra maiúscula em negrito; duas linhas abaixo, à direita, o(s) nome(s) completo(s), sem abreviaturas, do(s) autor(es), seguido(s) do nome da Instituição e do e-mail. Outras especificações: papel A4, fonte Arial, tamanho 10, espaço simples entre linhas e margens de 2,5.
Conteúdo do resumo expandido: esse deverá ser informativo e conter os seguintes itens:
- Introdução (apresentação do problema, fundamentação teórica, objetivos),
- Metodologia (detalhar as etapas de como o trabalho foi ou será realizado),
- Resultados (citar os resultados relevantes obtidos até o presente momento),
- Discussões e Conclusões (relacione-as com os resultados) e
- Referências.
Oficina: O trabalho deverá ser enviado sob a forma de artigo, cuja estrutura e conteúdo são expostos a seguir:
Estrutura do artigo contendo no máximo 10 laudas: Na primeira linha, o título centralizado, escrito com letra maiúscula em negrito; duas linhas abaixo, à direita, o(s) nome(s) completo(s), sem abreviaturas, do(s) autor(es), seguido(s) do nome da Instituição e do e-mail, resumo, palavras-chave, introdução, referencial teórico, metodologia, discussão dos resultados, conclusão, referências bibliográficas. Outras especificações: papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5.

Para as oficinas é preciso inscrever-se de acordo com os eixos temáticos a seguir:

- Educação Matemática para a Educação Infantil;
- Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Educação Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Educação Matemática para o Ensino médio.

O valor da inscrição corresponde a R$20,00.


OBS.: O ENVIO DOS TRABALHOS DEVERÁ SER ATÉ O DIA 09 DE JULHO DE 2011 ATRAVBÉS DO e-mail matematica@faccat.br, identificando a modalidade e o eixo temático.
Também é preciso informar se necessitará de material específico.
CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - CMAC-SUDESTE
Congressos
Início : Terça-Feira 20 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 10:20
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=98&tipo=1
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia - MG
Encontro Paranaense de educação matemática
Encontros
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 19:00
Fim : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 19:00
Cidade de Apucarana, dias 15, 16 e 17 de setembro
32° Encontro Projeto Fundão - RJ
Encontros
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 11:10
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 11:10
Informação de contato :

Email : encontro0f32@im.ufrj.br
URL : http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/
Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano:
O1 – O Uso Pedagógico dos Resultados da Provinha Brasil de Matemática

Mônica Mandarino (UNIRIO), Elizabeth Belfort (UFRJ), Flavia Renata Coelho (Colégio São Bento

Nesta oficina apresentaremos os pressupostos e a estrutura da Provinha Brasil, a matriz de referência de matemática, bem como formas de análise dos dados desta avaliação pelo próprio professor.

O2 – A EJA e seus desafios com a leitura e interpretação em contexto de resolução de problemas

Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Serão discutidas e apresentadas algumas atividades de mediação de leitura interligando a língua materna e a linguagem matemática em contexto de resolução de problemas.

O3 – Conexões entre conteúdos de matemática: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas (para turmas de 4º e 5º anos)

Vânia Maria e Silva Miguel (Colégio Pedro II e SME)

Essa oficina oferecerá atividades sobre: semelhança e diferença entre sólidos e sobre a classificação de sólidos a partir das características comuns que possuem.

04 - Um resgate do ensino de geometria e aritmética no ensino fundamental

Estela Kaufman Fainguelernt ( USS / UNIFESO) e Franca Cohen Gottlieb (USU)

Esta oficina visa despertar o interesse no aprendizado em relação à Geometria e à Aritmética. Apresentaremos uma atividade que mostra curiosidades matemáticas, envolvendo a Geometria e a Aritmética estudadas no ensino fundamental.

Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano:


O5 – Discutindo o currículo de Matemática a partir dos resultados nas avaliações em larga escala

Maria Isabel Ortigão ( FEBF - UERJ)

Por meio de exposição dialógica, apoiada em materiais específicos serão abordados os principais objetivos dessa avaliação e suas etapas, instrumentos, a TRI e a escala de habilidades cognitivas de Matemática.

O6 - GEOmetria + álGEBRA = Geogebra

Letícia Rangel Guimarães (CAp/UFRJ – Doutoranda UFRJ), Priscila Dias ( CAp/UFRJ) e Daniella Assemany (CAp/UFRJ)

Atividades práticas, envolvendo Geometria e Funções, que estimulam o raciocínio lógico-matemático dos alunos, a partir do software Geogebra.

O7 – Funções, gráficos e tabelas para alunos deficientes visuais

Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Atividades envolvendo funções, gráficos e tabelas, com adaptações para deficientes visuais.

Para Professores do Ensino Fundamental e Médio:

O8 – Práticas relativas ao raciocínio combinatório na Educação Básica

Paulo Jorge Magalhães Teixeira (C.Pedro II / UFF)

Discussão e desenvolvimento de práticas relativas aos conceitos de Combinatória na Educação Básica, apoiando-se nos Princípios Aditivo e Multiplicativo, em estreita relação com os fundamentos do Raciocínio Combinatório.

O9 – Grafos: Jogos e desafios

Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Atividades de Teoria de Grafos, por meio de jogos e desafios que possibilitam aos alunos usar sua intuição e elaborar estratégias próprias para a determinação da solução.

10 – À vista ou a prazo: isso se aprende na Escola?

Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ)

Na época do “crédito fácil” há inúmeras ofertas de compras e formas de pagamento. Devemos preparar os alunos adequadamente para enfrentar esse tipo de situação.
Para Professores do Ensino Médio:
11- Atividades interativas para o estudo de funções polinomiais e exponenciais

Wanderley Moura Rezende (UFF)

Sequência de conteúdos digitais para o estudo do comportamento variacional das funções polinomiais e exponenciais no Ensino Médio.
Sábado – 17/09/2011
Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano:

12 – Sistema de numeração decimal e operações fundamentais

Elizabeth Ogliari Marques (Projeto Fundão)

Reflexão sobre os princípios do sistema de numeração decimal e sua importância para a compreensão dos algoritmos das operações fundamentais e dos números racionais apresentados na forma decimal.

13 – Explorando conceitos matemáticos através do Tangran

Márcia Maria Granja França (C. Pedro II)

Construção, manipulação e observação das peças do Tangran, visando à construção de conceitos relativos à classificação e área de polígonos e à equivalência de frações.

14 – O cálculo nosso de cada dia

Cléa Rubinstein (Editora do Brasil)

Reflexão sobre as técnicas de cálculo ensinados no Ensino Fundamental; atividades usando a calculadora e o cálculo mental como recursos que podem facilitar a construção do saber matemático e da cidadania.
Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano:


15 – Mediando através de jogos

Teresinha Valente (SME-Rio)

O jogo como recurso no cotidiano escolar: da confecção à reflexão sobre as possibilidades de mediação no processo de ensino aprendizagem.

16- Equações – Compreendendo seus significados e papéis

Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Exploração de atividades que permitem a discussão do papel das equações no ensino de álgebra e a diversidade de maneiras de resolvê-las.

17 – A aprendizagem de frações como instrumento de acesso à álgebra

Neide F. P. Santa’Anna (C. Pedro II)

Apresentação de formas de ajudar o aluno a transpor dificuldades encontradas quando passa do campo aritmético para o campo algébrico.
Para Professores do Ensino Fundamental e Médio:

18 – Atividades para um museu interativo de Educação Matemática

Ana Kaleff ( UFF)

Apresentação de atividades para a divulgação e ensino de Matemática as quais atendem aos PCN e envolvem materiais concretos de baixo-custo.

19 – Usando o computador para ensinar e para aprender matemática e estatística: exemplos no ensino básico

Humberto José Bortolossi (UFF)

Exploração de softwares gratuitos orientados para a matemática do Ensino Básico que foram desenvolvidos por professores da UFF. Alguns dos temas abordados:números, geometria, estatística e funções.

20 – Do bidimensional ao tridimensional em três cliques

Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ)

Estudo de geometria plana e espacial a partir da modelagem 3D com o software SketchUp.

21 – Uso da História da Matemática no ensino: potencialidades e sugestões para sua utilização em sala de aula

Flávia dos Santos Soares (UFF) e Bruno Alves Dassie (UFF)

Potencialidades da história da Matemática no ensino, discutindo a literatura existente e a abordagem do tema em livros didáticos, fornecendo outras sugestões do uso da história em sala de aula.
Para Professores do Ensino Médio:

22- Um estudo geométrico das cônicas

Gisela Pinto (UFRRJ)

Exploração de parábolas, elipses e hipérboles a partir de suas propriedades geométricas e não apenas algébricas, usando softwares de geometria dinâmica gratuitos.
ICMI CONFERENCE STUDY 21
Conferências
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 8:00
Fim : Terça-Feira 20 Setembro 2011, 18:00
Informação de contato :

Monte Real Hotel – Águas de Lindóia - SP
Email :
URL : http://www.study-21-conf.fe.usp.br/index.php/
Data: 16 a 20 de setembro de 2011
XI EPREM
Encontros
Início : Quinta-Feira 15 Setembro 2011, 15:40
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 15:40
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.epremonline.com.br
O XI EPREM será realizado em Apucarana - PR nos dias 15,16 e 17/09/2011.
Maiores informações no site oficial do evento.
Coordenadores
Loreni Baldini
e-mail: loreni@ibest.com.br - celular: (43) 9926-2620 (TIM)
Sérgio Dantas
e-mail: sergio@maismatematica.com.br - celular: (43) 9102-6576 (TIM)
II Semana da Matemática da UFTM
Outros
Início : Terça-Feira 13 Setembro 2011, 12:10
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 12:10
Informação de contato :

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Av. Frei Paulino, 30 – CEP 38025-180 Bairro Abadia – UBERABA – MG
Email : semana@matematica.uftm.edu.br
URL : http://www.uftm.edu.br/semat/
A II Semana da Matemática da UFTM é um evento de divulgação científica e tem como objetivo propiciar a interação entre discentes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Desenvolvida em parceria entre o curso de Licenciatura em Matemática, o Centro Acadêmico de Matemática e o Departamento de Matemática, caracteriza-se como uma reunião regional de caráter específico.

Destaca-se no evento a difusão da Matemática como ciência, promovendo uma reflexão acerca das atividades de ensino e pesquisa. Serão realizadas palestras, oficinas, mesa redonda e minicursos abordando temas relevantes nas áreas de educação matemática, matemática pura e aplicada.

A Estatística está cada vez mais presente na vida cotidiana dos cidadãos pela difusão de informações através da mídia que utilizam gráficos e conceitos estatísticos cada vez mais elaborados. Por outro lado, a pesquisa científica envolve processos tais como coletar, organizar, sintetizar e interpretar dados, habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes desde a Educação Infantil, passando pelas séries iniciais do Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e que ainda é utilizada como ferramenta em todas as áreas do conhecimento no Ensino Superior. Portanto, urge à academia a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos estatísticos e que resultados dessas pesquisas sejam disponibilizados para os professores de matemática que são os responsáveis pelo processo de alfabetização estatística no Brasil.
CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN
Congressos
Início : Terça-Feira 13 Setembro 2011, 8:00
Fim : Quinta-Feira 15 Setembro 2011, 18:00
Informação de contato :

Centro Cultural General San Martín – Bueno Aires - Argentina
Email :
URL : http://www.metas2021.org/congreso/
Local: Centro Cultural General San Martín – Bueno Aires - Argentina

Data: 13 a 15 de setembro de 2010
Maiores Informações:
11TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE MATHEMATICS EDUCATION INTO THE 21ST CENTURY PROJECT
Congressos
Início : Sábado 10 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 18:00
Informação de contato :

Rhodes University, Grahamstown, South Africa
Email : alan@rogerson.pol.pl
URL : http://math.unipa.it/~grim/21project.htm
Local: Rhodes University, Grahamstown, South Africa
VIII EPAEM
Encontros
Início : Quinta-Feira 8 Setembro 2011, 8:40
Fim : Sexta-Feira 9 Setembro 2011, 8:40
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.sbempa.mat.br/
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pará - SBEM-PA informa que no período de 08 a 09 de setembro de 2011 será realizado o VIII Encontro Paraense de Educação Matemática - VIII EPAEM, com o tema - Faces da História da Matemática e da Educação Matemática na Amazônia - e subsmissão de trabalhos no período de 01 de maio a 30 de junho de 2011.
XV SIMPOSIO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA - SEIEM
Simpósios
Início : Quarta-Feira 7 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 9 Setembro 2011, 9:40
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.seiemlleida.org/
Local: Universitat de Lleida - Lleida - Espanha
1º Encontro de Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática
Encontros
Início : Sexta-Feira 2 Setembro 2011, 9:50
Fim : Sábado 3 Setembro 2011, 9:50
Informação de contato :

Universidade Federal Fluminense -UFF
Laboratório de Novas Tecnologias na Educação - LANTE – UFF
Secretaria de Educação - Prefeitura de Macaé
Local: Cidade Universitária. FUNEMAC: Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros – Macaé.
Email :
URL : http://eventos.lanteuff.org
PRIMEIRO DIA (SEXTA-FEIRA) – 02 DE SETEMBRO
09:30 h às 10:15 h - Abertura
10:15 h às 10:30 h - Pausa para o Café
10:30 h às 12:30 h - Mesa Redonda: Laboratório de Ensino de Matemática: uma ponte para a Melhoria do ensino da Matemática.
Prof. Dr. Wanderley de Moura Rezende – UFF (moderador)
Profa Dra. Anne Michelle Dysman Gomes - UFF
Profa Maria Aparecida Lima – Colégio Pedro II
Profa Vanessa Arenari Garcia – LANTE/SMM
12:30 h às 14:30 h - Almoço
14:30 h às 15:15 h - Palestra: Museu Interativo de Educação Matemática: uma ponte para a democratização da Matemática
Profa. Dra. Ana Maria Kaleff - UFF
5:15 h às 16:30 h - Visita Guiada: Museu Interativo de Educação Matemática do LEG
Monitores do Laboratório de Ensino de Geometria - LEG/UFF
16:30 h às 17:00 h - Pausa para o Café
17:00 h às 18:00 h - Palestra: Informática Educativa: como ponte para a inclusão da
informática na Escola
Prof. Dr Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
18:00 h – 19 h – Apresentação cultural
SEGUNDO DIA (SÁBADO) - 03 DE SETEMBRO
09:00 h às 10:15 h - Palestra- Ciber-infra-estrutura e a interatividade na educação a distância
Prof. Dr. José Antonio Aravena Reyes - UFJF
10:15 h às 10:30 h - Pausa para o Café
10:30 h às 12 h - Mesa Redonda: Gestão de Pólos de Apoio Presencial em cursos a distância.
Prof. Agnaldo Esquincalha – UFF (moderador)
Profa. Cristina Maria De Oliveira Melo - Coord. Polo Macaé – RJ
Profa. Naira Lopes Moura - Coord. Polo Simplicio Mendes - PI
Prof.Joacir Carvalho Leite - Coord. Pólo Cubatão - SP
12:00 h às 14:00 h - Almoço
14:00 h às 15:30 h - Mesa Redonda : Gestão de Cursos a Distância
Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta - UFF - Moderador
Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes - UFPI
Prof. Dra Maria Luisa Furlan Costa - UEM
15:30 h às 16:00 h - Pausa para o Café
16:00 h às 17:00 h - Palestra de Encerramento – Perspectivas da Educação a distância Pública no Brasil
Prof. Dr. Celso José da Costa -UFF
OBSERVAÇÕES
- Durante os dois dias do evento devem ser recebidos grupos das escolas para visita guiada ao Museu do LEG
- As escolas devem agendar a visita no período de 15/08 a 31/08 pelo telefone (22) 27724955 - ramal 228 na SMEM
- Inscrições: http://eventos.lanteuff.org
XV ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XV EBRAPEM
Encontros
Início : Quinta-Feira 1 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 30 Setembro 2011, 8:50
Universidade Estadual da Paraíba – Campina Grande - PB

Data: Setembro de 2011 - dias a definir

Maiores Informações: a divulgar
4º Encontro Internacional dos Alunos de Graduação do IME-USP
Encontros
Início : Segunda-Feira 29 Agosto 2011, 9:50
Fim : Sexta-Feira 2 Setembro 2011, 9:50
Informação de contato :

IME - USP - Cidade Universitária - São Paulo
Email :
URL : http://www.ime.usp.br/~eiagime/
Realizado por alunos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) desde 2008, o EIAGIME objetiva proporcionar um ambiente de intercâmbio acadêmico para o nível de graduação. O encontro ocorre anualmente e apresenta minicursos e palestras ministrados por professores de universidades brasileiras e estrangeiras.

São bem-vindos alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores independentes, não apenas da Matemática. Convidamos também alunos de Economia, Física, Química, Biologia, Astronomia e Geofísica, Oceanografia, Engenharia e das várias áreas do conhecimento a participar.

As inscrições são gratuitas.
 
Congressos
 
Simpósios
 
Colóquios
 
Encontros
 
Colóquios
 
Seminários
 
Festivais
 
Palestras
 
Reuniões
 
Conferências
 
Mostras
 
Foruns
 
Outros
RSS Feed