<< Agosto 2011 |
Setembro 2011 |
Outubro 2011 >> |
V ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – V EBREM
|
|
Encontros
|
Início : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 8:00
|
Informação de contato :
|
Email : sbemdf@gmail.com
URL :
|
Local: a definir
|
|
III JORNADA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DO VALE DO PARANHANA
|
|
Outros
|
Início : Quinta-Feira 22 Setembro 2011, 9:30
Fim : Sábado 24 Setembro 2011, 9:30
|
Informação de contato :
Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
|
Email :
URL : http://jornadadematematicadovaledoparanhana.blogspot.com/
|
Tema: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCANDOS.
Abertura: dia 22 de setembro de 2011 com a Profª. Drª. Maria Salett Biembengut. Encerramento: dia 24 de setembro de 2011 com o Prof. Pós Dr. Attico Chassot.
O evento será nos dias 22(noite), 23(noite) e 24(manhã e tarde) de setembro de 2011
Pesquisadores: estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos em duas modalidades: 1) Comunicação oral 2) Oficina
Comunicação oral: O trabalho deverá ser enviado sob a forma de resumo expandido, cuja estrutura e conteúdo são expostos a seguir: Estrutura do resumo expandido em até 2 laudas: Na primeira linha, o título centralizado, escrito com letra maiúscula em negrito; duas linhas abaixo, à direita, o(s) nome(s) completo(s), sem abreviaturas, do(s) autor(es), seguido(s) do nome da Instituição e do e-mail. Outras especificações: papel A4, fonte Arial, tamanho 10, espaço simples entre linhas e margens de 2,5. Conteúdo do resumo expandido: esse deverá ser informativo e conter os seguintes itens: - Introdução (apresentação do problema, fundamentação teórica, objetivos), - Metodologia (detalhar as etapas de como o trabalho foi ou será realizado), - Resultados (citar os resultados relevantes obtidos até o presente momento), - Discussões e Conclusões (relacione-as com os resultados) e - Referências. Oficina: O trabalho deverá ser enviado sob a forma de artigo, cuja estrutura e conteúdo são expostos a seguir: Estrutura do artigo contendo no máximo 10 laudas: Na primeira linha, o título centralizado, escrito com letra maiúscula em negrito; duas linhas abaixo, à direita, o(s) nome(s) completo(s), sem abreviaturas, do(s) autor(es), seguido(s) do nome da Instituição e do e-mail, resumo, palavras-chave, introdução, referencial teórico, metodologia, discussão dos resultados, conclusão, referências bibliográficas. Outras especificações: papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5.
Para as oficinas é preciso inscrever-se de acordo com os eixos temáticos a seguir:
- Educação Matemática para a Educação Infantil; - Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; - Educação Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental; - Educação Matemática para o Ensino médio.
O valor da inscrição corresponde a R$20,00.
OBS.: O ENVIO DOS TRABALHOS DEVERÁ SER ATÉ O DIA 09 DE JULHO DE 2011 ATRAVBÉS DO e-mail matematica@faccat.br, identificando a modalidade e o eixo temático. Também é preciso informar se necessitará de material específico.
|
|
CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - CMAC-SUDESTE
|
|
Congressos
|
Início : Terça-Feira 20 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 23 Setembro 2011, 10:20
|
Informação de contato :
|
Email :
URL : http://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=98&tipo=1
|
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia - MG
|
|
Encontro Paranaense de educação matemática
|
|
Encontros
|
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 19:00
Fim : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 19:00
|
Cidade de Apucarana, dias 15, 16 e 17 de setembro
|
|
32° Encontro Projeto Fundão - RJ
|
|
Encontros
|
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 11:10
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 11:10
|
Informação de contato :
|
Email : encontro0f32@im.ufrj.br
URL : http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/
|
Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano: O1 – O Uso Pedagógico dos Resultados da Provinha Brasil de Matemática
Mônica Mandarino (UNIRIO), Elizabeth Belfort (UFRJ), Flavia Renata Coelho (Colégio São Bento
Nesta oficina apresentaremos os pressupostos e a estrutura da Provinha Brasil, a matriz de referência de matemática, bem como formas de análise dos dados desta avaliação pelo próprio professor.
O2 – A EJA e seus desafios com a leitura e interpretação em contexto de resolução de problemas
Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)
Serão discutidas e apresentadas algumas atividades de mediação de leitura interligando a língua materna e a linguagem matemática em contexto de resolução de problemas.
O3 – Conexões entre conteúdos de matemática: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas (para turmas de 4º e 5º anos)
Vânia Maria e Silva Miguel (Colégio Pedro II e SME)
Essa oficina oferecerá atividades sobre: semelhança e diferença entre sólidos e sobre a classificação de sólidos a partir das características comuns que possuem.
04 - Um resgate do ensino de geometria e aritmética no ensino fundamental
Estela Kaufman Fainguelernt ( USS / UNIFESO) e Franca Cohen Gottlieb (USU)
Esta oficina visa despertar o interesse no aprendizado em relação à Geometria e à Aritmética. Apresentaremos uma atividade que mostra curiosidades matemáticas, envolvendo a Geometria e a Aritmética estudadas no ensino fundamental.
Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano:
O5 – Discutindo o currículo de Matemática a partir dos resultados nas avaliações em larga escala
Maria Isabel Ortigão ( FEBF - UERJ)
Por meio de exposição dialógica, apoiada em materiais específicos serão abordados os principais objetivos dessa avaliação e suas etapas, instrumentos, a TRI e a escala de habilidades cognitivas de Matemática.
O6 - GEOmetria + álGEBRA = Geogebra
Letícia Rangel Guimarães (CAp/UFRJ – Doutoranda UFRJ), Priscila Dias ( CAp/UFRJ) e Daniella Assemany (CAp/UFRJ)
Atividades práticas, envolvendo Geometria e Funções, que estimulam o raciocínio lógico-matemático dos alunos, a partir do software Geogebra.
O7 – Funções, gráficos e tabelas para alunos deficientes visuais
Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)
Atividades envolvendo funções, gráficos e tabelas, com adaptações para deficientes visuais.
Para Professores do Ensino Fundamental e Médio:
O8 – Práticas relativas ao raciocínio combinatório na Educação Básica
Paulo Jorge Magalhães Teixeira (C.Pedro II / UFF)
Discussão e desenvolvimento de práticas relativas aos conceitos de Combinatória na Educação Básica, apoiando-se nos Princípios Aditivo e Multiplicativo, em estreita relação com os fundamentos do Raciocínio Combinatório.
O9 – Grafos: Jogos e desafios
Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)
Atividades de Teoria de Grafos, por meio de jogos e desafios que possibilitam aos alunos usar sua intuição e elaborar estratégias próprias para a determinação da solução.
10 – À vista ou a prazo: isso se aprende na Escola?
Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ)
Na época do “crédito fácil” há inúmeras ofertas de compras e formas de pagamento. Devemos preparar os alunos adequadamente para enfrentar esse tipo de situação. Para Professores do Ensino Médio: 11- Atividades interativas para o estudo de funções polinomiais e exponenciais
Wanderley Moura Rezende (UFF)
Sequência de conteúdos digitais para o estudo do comportamento variacional das funções polinomiais e exponenciais no Ensino Médio. Sábado – 17/09/2011 Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano:
12 – Sistema de numeração decimal e operações fundamentais
Elizabeth Ogliari Marques (Projeto Fundão)
Reflexão sobre os princípios do sistema de numeração decimal e sua importância para a compreensão dos algoritmos das operações fundamentais e dos números racionais apresentados na forma decimal.
13 – Explorando conceitos matemáticos através do Tangran
Márcia Maria Granja França (C. Pedro II)
Construção, manipulação e observação das peças do Tangran, visando à construção de conceitos relativos à classificação e área de polígonos e à equivalência de frações.
14 – O cálculo nosso de cada dia
Cléa Rubinstein (Editora do Brasil)
Reflexão sobre as técnicas de cálculo ensinados no Ensino Fundamental; atividades usando a calculadora e o cálculo mental como recursos que podem facilitar a construção do saber matemático e da cidadania. Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano:
15 – Mediando através de jogos
Teresinha Valente (SME-Rio)
O jogo como recurso no cotidiano escolar: da confecção à reflexão sobre as possibilidades de mediação no processo de ensino aprendizagem.
16- Equações – Compreendendo seus significados e papéis
Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)
Exploração de atividades que permitem a discussão do papel das equações no ensino de álgebra e a diversidade de maneiras de resolvê-las.
17 – A aprendizagem de frações como instrumento de acesso à álgebra
Neide F. P. Santa’Anna (C. Pedro II)
Apresentação de formas de ajudar o aluno a transpor dificuldades encontradas quando passa do campo aritmético para o campo algébrico. Para Professores do Ensino Fundamental e Médio:
18 – Atividades para um museu interativo de Educação Matemática
Ana Kaleff ( UFF)
Apresentação de atividades para a divulgação e ensino de Matemática as quais atendem aos PCN e envolvem materiais concretos de baixo-custo.
19 – Usando o computador para ensinar e para aprender matemática e estatística: exemplos no ensino básico
Humberto José Bortolossi (UFF)
Exploração de softwares gratuitos orientados para a matemática do Ensino Básico que foram desenvolvidos por professores da UFF. Alguns dos temas abordados:números, geometria, estatística e funções.
20 – Do bidimensional ao tridimensional em três cliques
Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ)
Estudo de geometria plana e espacial a partir da modelagem 3D com o software SketchUp.
21 – Uso da História da Matemática no ensino: potencialidades e sugestões para sua utilização em sala de aula
Flávia dos Santos Soares (UFF) e Bruno Alves Dassie (UFF)
Potencialidades da história da Matemática no ensino, discutindo a literatura existente e a abordagem do tema em livros didáticos, fornecendo outras sugestões do uso da história em sala de aula. Para Professores do Ensino Médio:
22- Um estudo geométrico das cônicas
Gisela Pinto (UFRRJ)
Exploração de parábolas, elipses e hipérboles a partir de suas propriedades geométricas e não apenas algébricas, usando softwares de geometria dinâmica gratuitos.
|
|
ICMI CONFERENCE STUDY 21
|
|
Conferências
|
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 8:00
Fim : Terça-Feira 20 Setembro 2011, 18:00
|
Informação de contato :
Monte Real Hotel – Águas de Lindóia - SP
|
Email :
URL : http://www.study-21-conf.fe.usp.br/index.php/
|
Data: 16 a 20 de setembro de 2011
|
|
XI EPREM
|
|
Encontros
|
Início : Quinta-Feira 15 Setembro 2011, 15:40
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 15:40
|
Informação de contato :
|
Email :
URL : http://www.epremonline.com.br
|
O XI EPREM será realizado em Apucarana - PR nos dias 15,16 e 17/09/2011. Maiores informações no site oficial do evento. Coordenadores Loreni Baldini e-mail: loreni@ibest.com.br - celular: (43) 9926-2620 (TIM) Sérgio Dantas e-mail: sergio@maismatematica.com.br - celular: (43) 9102-6576 (TIM)
|
|
II Semana da Matemática da UFTM
|
|
Outros
|
Início : Terça-Feira 13 Setembro 2011, 12:10
Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 12:10
|
Informação de contato :
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Av. Frei Paulino, 30 – CEP 38025-180 Bairro Abadia – UBERABA – MG
|
Email : semana@matematica.uftm.edu.br
URL : http://www.uftm.edu.br/semat/
|
A II Semana da Matemática da UFTM é um evento de divulgação científica e tem como objetivo propiciar a interação entre discentes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Desenvolvida em parceria entre o curso de Licenciatura em Matemática, o Centro Acadêmico de Matemática e o Departamento de Matemática, caracteriza-se como uma reunião regional de caráter específico. Destaca-se no evento a difusão da Matemática como ciência, promovendo uma reflexão acerca das atividades de ensino e pesquisa. Serão realizadas palestras, oficinas, mesa redonda e minicursos abordando temas relevantes nas áreas de educação matemática, matemática pura e aplicada. A Estatística está cada vez mais presente na vida cotidiana dos cidadãos pela difusão de informações através da mídia que utilizam gráficos e conceitos estatísticos cada vez mais elaborados. Por outro lado, a pesquisa científica envolve processos tais como coletar, organizar, sintetizar e interpretar dados, habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes desde a Educação Infantil, passando pelas séries iniciais do Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e que ainda é utilizada como ferramenta em todas as áreas do conhecimento no Ensino Superior. Portanto, urge à academia a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos estatísticos e que resultados dessas pesquisas sejam disponibilizados para os professores de matemática que são os responsáveis pelo processo de alfabetização estatística no Brasil.
|
|
CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN
|
|
Congressos
|
Início : Terça-Feira 13 Setembro 2011, 8:00
Fim : Quinta-Feira 15 Setembro 2011, 18:00
|
Informação de contato :
Centro Cultural General San Martín – Bueno Aires - Argentina
|
Email :
URL : http://www.metas2021.org/congreso/
|
Local: Centro Cultural General San Martín – Bueno Aires - Argentina
Data: 13 a 15 de setembro de 2010 Maiores Informações:
|
|
11TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE MATHEMATICS EDUCATION INTO THE 21ST CENTURY PROJECT
|
|
Congressos
|
Início : Sábado 10 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 18:00
|
Informação de contato :
Rhodes University, Grahamstown, South Africa
|
Email : alan@rogerson.pol.pl
URL : http://math.unipa.it/~grim/21project.htm
|
Local: Rhodes University, Grahamstown, South Africa
|
|
VIII EPAEM
|
|
Encontros
|
Início : Quinta-Feira 8 Setembro 2011, 8:40
Fim : Sexta-Feira 9 Setembro 2011, 8:40
|
Informação de contato :
|
Email :
URL : http://www.sbempa.mat.br/
|
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pará - SBEM-PA informa que no período de 08 a 09 de setembro de 2011 será realizado o VIII Encontro Paraense de Educação Matemática - VIII EPAEM, com o tema - Faces da História da Matemática e da Educação Matemática na Amazônia - e subsmissão de trabalhos no período de 01 de maio a 30 de junho de 2011.
|
|
XV SIMPOSIO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA - SEIEM
|
|
Simpósios
|
Início : Quarta-Feira 7 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 9 Setembro 2011, 9:40
|
Informação de contato :
|
Email :
URL : http://www.seiemlleida.org/
|
Local: Universitat de Lleida - Lleida - Espanha
|
|
1º Encontro de Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática
|
|
Encontros
|
Início : Sexta-Feira 2 Setembro 2011, 9:50
Fim : Sábado 3 Setembro 2011, 9:50
|
Informação de contato :
Universidade Federal Fluminense -UFF Laboratório de Novas Tecnologias na Educação - LANTE – UFF Secretaria de Educação - Prefeitura de Macaé Local: Cidade Universitária. FUNEMAC: Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros – Macaé.
|
Email :
URL : http://eventos.lanteuff.org
|
PRIMEIRO DIA (SEXTA-FEIRA) – 02 DE SETEMBRO 09:30 h às 10:15 h - Abertura 10:15 h às 10:30 h - Pausa para o Café 10:30 h às 12:30 h - Mesa Redonda: Laboratório de Ensino de Matemática: uma ponte para a Melhoria do ensino da Matemática. Prof. Dr. Wanderley de Moura Rezende – UFF (moderador) Profa Dra. Anne Michelle Dysman Gomes - UFF Profa Maria Aparecida Lima – Colégio Pedro II Profa Vanessa Arenari Garcia – LANTE/SMM 12:30 h às 14:30 h - Almoço 14:30 h às 15:15 h - Palestra: Museu Interativo de Educação Matemática: uma ponte para a democratização da Matemática Profa. Dra. Ana Maria Kaleff - UFF 5:15 h às 16:30 h - Visita Guiada: Museu Interativo de Educação Matemática do LEG Monitores do Laboratório de Ensino de Geometria - LEG/UFF 16:30 h às 17:00 h - Pausa para o Café 17:00 h às 18:00 h - Palestra: Informática Educativa: como ponte para a inclusão da informática na Escola Prof. Dr Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ 18:00 h – 19 h – Apresentação cultural SEGUNDO DIA (SÁBADO) - 03 DE SETEMBRO 09:00 h às 10:15 h - Palestra- Ciber-infra-estrutura e a interatividade na educação a distância Prof. Dr. José Antonio Aravena Reyes - UFJF 10:15 h às 10:30 h - Pausa para o Café 10:30 h às 12 h - Mesa Redonda: Gestão de Pólos de Apoio Presencial em cursos a distância. Prof. Agnaldo Esquincalha – UFF (moderador) Profa. Cristina Maria De Oliveira Melo - Coord. Polo Macaé – RJ Profa. Naira Lopes Moura - Coord. Polo Simplicio Mendes - PI Prof.Joacir Carvalho Leite - Coord. Pólo Cubatão - SP 12:00 h às 14:00 h - Almoço 14:00 h às 15:30 h - Mesa Redonda : Gestão de Cursos a Distância Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta - UFF - Moderador Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes - UFPI Prof. Dra Maria Luisa Furlan Costa - UEM 15:30 h às 16:00 h - Pausa para o Café 16:00 h às 17:00 h - Palestra de Encerramento – Perspectivas da Educação a distância Pública no Brasil Prof. Dr. Celso José da Costa -UFF OBSERVAÇÕES - Durante os dois dias do evento devem ser recebidos grupos das escolas para visita guiada ao Museu do LEG - As escolas devem agendar a visita no período de 15/08 a 31/08 pelo telefone (22) 27724955 - ramal 228 na SMEM - Inscrições: http://eventos.lanteuff.org
|
|
XV ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XV EBRAPEM
|
|
Encontros
|
Início : Quinta-Feira 1 Setembro 2011, 8:00
Fim : Sexta-Feira 30 Setembro 2011, 8:50
|
Universidade Estadual da Paraíba – Campina Grande - PB
Data: Setembro de 2011 - dias a definir
Maiores Informações: a divulgar
|
|
4º Encontro Internacional dos Alunos de Graduação do IME-USP
|
|
Encontros
|
Início : Segunda-Feira 29 Agosto 2011, 9:50
Fim : Sexta-Feira 2 Setembro 2011, 9:50
|
Informação de contato :
IME - USP - Cidade Universitária - São Paulo
|
Email :
URL : http://www.ime.usp.br/~eiagime/
|
Realizado por alunos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) desde 2008, o EIAGIME objetiva proporcionar um ambiente de intercâmbio acadêmico para o nível de graduação. O encontro ocorre anualmente e apresenta minicursos e palestras ministrados por professores de universidades brasileiras e estrangeiras.
São bem-vindos alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores independentes, não apenas da Matemática. Convidamos também alunos de Economia, Física, Química, Biologia, Astronomia e Geofísica, Oceanografia, Engenharia e das várias áreas do conhecimento a participar.
As inscrições são gratuitas.
|
|
|