32° Encontro Projeto Fundão - RJ | |
Encontros |
Início : Sexta-Feira 16 Setembro 2011, 11:10 Fim : Sábado 17 Setembro 2011, 11:10 |
Informação de contato |
Email : encontro0f32@im.ufrj.br URL : http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/ |
Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano: O1 – O Uso Pedagógico dos Resultados da Provinha Brasil de Matemática Mônica Mandarino (UNIRIO), Elizabeth Belfort (UFRJ), Flavia Renata Coelho (Colégio São Bento Nesta oficina apresentaremos os pressupostos e a estrutura da Provinha Brasil, a matriz de referência de matemática, bem como formas de análise dos dados desta avaliação pelo próprio professor. O2 – A EJA e seus desafios com a leitura e interpretação em contexto de resolução de problemas Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ) Serão discutidas e apresentadas algumas atividades de mediação de leitura interligando a língua materna e a linguagem matemática em contexto de resolução de problemas. O3 – Conexões entre conteúdos de matemática: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas (para turmas de 4º e 5º anos) Vânia Maria e Silva Miguel (Colégio Pedro II e SME) Essa oficina oferecerá atividades sobre: semelhança e diferença entre sólidos e sobre a classificação de sólidos a partir das características comuns que possuem. 04 - Um resgate do ensino de geometria e aritmética no ensino fundamental Estela Kaufman Fainguelernt ( USS / UNIFESO) e Franca Cohen Gottlieb (USU) Esta oficina visa despertar o interesse no aprendizado em relação à Geometria e à Aritmética. Apresentaremos uma atividade que mostra curiosidades matemáticas, envolvendo a Geometria e a Aritmética estudadas no ensino fundamental. Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: O5 – Discutindo o currículo de Matemática a partir dos resultados nas avaliações em larga escala Maria Isabel Ortigão ( FEBF - UERJ) Por meio de exposição dialógica, apoiada em materiais específicos serão abordados os principais objetivos dessa avaliação e suas etapas, instrumentos, a TRI e a escala de habilidades cognitivas de Matemática. O6 - GEOmetria + álGEBRA = Geogebra Letícia Rangel Guimarães (CAp/UFRJ – Doutoranda UFRJ), Priscila Dias ( CAp/UFRJ) e Daniella Assemany (CAp/UFRJ) Atividades práticas, envolvendo Geometria e Funções, que estimulam o raciocínio lógico-matemático dos alunos, a partir do software Geogebra. O7 – Funções, gráficos e tabelas para alunos deficientes visuais Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ) Atividades envolvendo funções, gráficos e tabelas, com adaptações para deficientes visuais. Para Professores do Ensino Fundamental e Médio: O8 – Práticas relativas ao raciocínio combinatório na Educação Básica Paulo Jorge Magalhães Teixeira (C.Pedro II / UFF) Discussão e desenvolvimento de práticas relativas aos conceitos de Combinatória na Educação Básica, apoiando-se nos Princípios Aditivo e Multiplicativo, em estreita relação com os fundamentos do Raciocínio Combinatório. O9 – Grafos: Jogos e desafios Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ) Atividades de Teoria de Grafos, por meio de jogos e desafios que possibilitam aos alunos usar sua intuição e elaborar estratégias próprias para a determinação da solução. 10 – À vista ou a prazo: isso se aprende na Escola? Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ) Na época do “crédito fácil” há inúmeras ofertas de compras e formas de pagamento. Devemos preparar os alunos adequadamente para enfrentar esse tipo de situação. Para Professores do Ensino Médio: 11- Atividades interativas para o estudo de funções polinomiais e exponenciais Wanderley Moura Rezende (UFF) Sequência de conteúdos digitais para o estudo do comportamento variacional das funções polinomiais e exponenciais no Ensino Médio. Sábado – 17/09/2011 Para Professores dos Anos Iniciais – 1º ao 5º ano: 12 – Sistema de numeração decimal e operações fundamentais Elizabeth Ogliari Marques (Projeto Fundão) Reflexão sobre os princípios do sistema de numeração decimal e sua importância para a compreensão dos algoritmos das operações fundamentais e dos números racionais apresentados na forma decimal. 13 – Explorando conceitos matemáticos através do Tangran Márcia Maria Granja França (C. Pedro II) Construção, manipulação e observação das peças do Tangran, visando à construção de conceitos relativos à classificação e área de polígonos e à equivalência de frações. 14 – O cálculo nosso de cada dia Cléa Rubinstein (Editora do Brasil) Reflexão sobre as técnicas de cálculo ensinados no Ensino Fundamental; atividades usando a calculadora e o cálculo mental como recursos que podem facilitar a construção do saber matemático e da cidadania. Para Professores do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: 15 – Mediando através de jogos Teresinha Valente (SME-Rio) O jogo como recurso no cotidiano escolar: da confecção à reflexão sobre as possibilidades de mediação no processo de ensino aprendizagem. 16- Equações – Compreendendo seus significados e papéis Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ) Exploração de atividades que permitem a discussão do papel das equações no ensino de álgebra e a diversidade de maneiras de resolvê-las. 17 – A aprendizagem de frações como instrumento de acesso à álgebra Neide F. P. Santa’Anna (C. Pedro II) Apresentação de formas de ajudar o aluno a transpor dificuldades encontradas quando passa do campo aritmético para o campo algébrico. Para Professores do Ensino Fundamental e Médio: 18 – Atividades para um museu interativo de Educação Matemática Ana Kaleff ( UFF) Apresentação de atividades para a divulgação e ensino de Matemática as quais atendem aos PCN e envolvem materiais concretos de baixo-custo. 19 – Usando o computador para ensinar e para aprender matemática e estatística: exemplos no ensino básico Humberto José Bortolossi (UFF) Exploração de softwares gratuitos orientados para a matemática do Ensino Básico que foram desenvolvidos por professores da UFF. Alguns dos temas abordados:números, geometria, estatística e funções. 20 – Do bidimensional ao tridimensional em três cliques Equipe do projeto Fundão (IM/UFRJ) Estudo de geometria plana e espacial a partir da modelagem 3D com o software SketchUp. 21 – Uso da História da Matemática no ensino: potencialidades e sugestões para sua utilização em sala de aula Flávia dos Santos Soares (UFF) e Bruno Alves Dassie (UFF) Potencialidades da história da Matemática no ensino, discutindo a literatura existente e a abordagem do tema em livros didáticos, fornecendo outras sugestões do uso da história em sala de aula. Para Professores do Ensino Médio: 22- Um estudo geométrico das cônicas Gisela Pinto (UFRRJ) Exploração de parábolas, elipses e hipérboles a partir de suas propriedades geométricas e não apenas algébricas, usando softwares de geometria dinâmica gratuitos. |