XV Endipe | |
Encontros |
Início : Terça-Feira 20 Abril 2010, 8:40 Fim : Terça-Feira 20 Abril 2010, 8:40 |
Informação de contato Secretaria do XV ENDIPE pelo telefone (31) 3409-6390 Campus da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha CEP: 31270-901 - Belo Horizonte-MG Tel.: 55 31 3409-6390 |
Email : URL : http://www.fae.ufmg.br/endipe/index.php |
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) Apresentação O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um evento científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Esses profissionais são, em sua maioria, docentes e discentes que atuam nos programas de Pós-graduação em Educação, nas Faculdades de Educação e nas redes de Educação Básica. Pode-se dizer que o ENDIPE é, hoje, o maior evento acadêmico na área da Educação, uma vez que, em seus últimos encontros, tem contado com mais de quatro mil participantes. O ENDIPE ocorre de dois em dois anos, em diferentes Estados e são organizados por Instituições de Ensino Superior que, na assembléia final de cada encontro, se apresentam como proponentes para sediar o próximo evento. A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos, pesquisas e práticas. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação de grupos, de questionamentos, de novas idéias e de novas reflexões. O XV ENDIPE terá como temática geral "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais". OBJETIVOS Geral Socializar resultados de estudos e pesquisas no campo da didática e das práticas de ensino em diálogo com diferentes áreas da educação. Específicos . Discutir a produção acadêmica no campo das práticas educativas, do trabalho docente e da formação do professor; . Possibilitar a articulação de grupos de pesquisas que trabalham com temáticas similares; . Ampliar a compreensão sobre a produção teórica e sobre sua aplicação em diferentes espaços educativos. |