Disciplina - Matemática

Matemática

15/09/2016

Saeb 2015: alunos do ensino...

Saeb 2015: alunos do ensino médio têm pior nota em matemática desde 2005


Apesar do desempenho insuficiente do ensino médio, fundamental apresenta evolução no Saeb 2015

Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o nível de aprendizado dos alunos do ensino médio em matemática é o pior desde 2005, início da série histórica da avaliação. A nota em português apresentou uma melhora, mas continua na faixa de estagnação.

No entanto, a avaliação dos alunos do ensino fundamental apresentou uma melhora nas duas disciplinas, principalmente entre os estudantes do 5º ano.

A avaliação do Saeb é um dos indicadores que compõem o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado a cada dois anos e divulga médias nacionais, dos estados, municípios e também por escola. Ele será apresentado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados do Saeb foram obtidos pelo Jornal Folha de São Paulo.

Nesta edição, com dados referentes ao ano de 2015, participaram todas as escolas públicas com mais de 20 alunos do 5º e 9º ano. No caso do ensino médio, a aplicação é feita pelo método de amostragem.

Dificuldades no ensino médio
Apesar da melhora em português, que passou de 264 para 267 pontos, a faixa de conhecimento dos estudantes ainda está abaixo do nível de 300 pontos, que é considerado o adequado pelo Movimento Todos pela Educação. Antes dessa faixa, os alunos podem ter problemas, por exemplo, para localizar informações importantes implícitas em um texto.

Em matemática a situação fica ainda mais complicada, apresentando a segunda queda consecutiva. Para essa disciplina, o nível desejado de conhecimento fica na faixa de 350, enquanto a nota apresentada neste último indicador é de 267. Neste caso, os estudantes não são capazes de realizar cálculos básicos de probabilidade.

Melhoria no Ensino Fundamental
Ao contrário do ensino médio, os alunos do ensino fundamental apresentaram melhorias no nível de conhecimento, principalmente para os estudantes das primeiras séries, que vêm apresentando evolução desde 2007.

Com a melhora, pela primeira vez a nota dos estudantes superou o nível considerado ideal para esta fase do aprendizado, passando de 196 para 208. O indicador ideal é de 200 pontos.

Em matemática, a nota de 2015 superou a de 2013 em oito pontos, passando de 211 para 219. No entanto, o desempenho ainda está abaixo do ideal, mostrando que os alunos ainda têm dificuldade para interpretar tabelas e gráficos.

Já no 6º e 9º anos houve uma reação em relação ao período de estagnação apresentado nas edições passadas. A nota de português subiu de 246 para 252 e matemática de 252 para 256. O nível adequado, no entanto, é de 275 para português e 300 para matemática.

Esta noticia foi publicada em 08/09/2016 no site http://noticias.universia.com.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
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