Disciplina - Matemática

Matemática

13/02/2017

A importância da matemática...

A importância da matemática aplicada a negócios


O conceito de matemática aplicada a negócios não deve ser tratado com o rigor dos teoremas e suas demonstrações abstratas, mas sim como uma ferramenta para fornecer informações com mais objetividade e maior dinâmica

Por Mario Mello

A matemática considerada por muitos como chata, complicada e difícil, na verdade, ainda precisa ser desmistificada. No ramo empresarial existem conceitos bastante simples e que são fundamentais para resolução de problemas do dia-a-dia. É um sofisma comum dizer que alguém deva estudar matemática durante anos para apreciá-la. Alguns até se arriscam a dizer que a maioria das pessoas possui uma deficiência de aprendizado inata quando se trata de matemática. E aí surge a velha e ultrapassada pergunta: “Quando será que vou usar isso?”

A matemática é um poderoso instrumento de comunicação uma vez que pode fornecer informações objetivas e dinâmicas através de funções, tabelas e gráficos. O conhecimento da matemática como ferramenta para negócios amplia a possibilidade de sucesso daquele empreendimento ou projeto que está sendo tratado pelo empresário.

Conclusões e tomadas de decisões nos negócios quando calçadas em resultados quantitativos bem interpretados conduzem a acertos mais rápidos e mais precisos, indicando ao empresário um caminho a ser seguido ou não.

O raciocínio lógico tão necessário na atividade empresarial é adquirido através do conhecimento matemático aplicado a negócios. Com raciocínio lógico a aquisição de diversos outros conhecimentos necessários num mercado cada vez mais competitivo, fica facilitada para as diversas tomadas de decisões necessárias para o empreendimento.

A matemática nos ensina a analisar a realidade com dureza, estudar os fatos, segui-los aonde quer que levem fomentando a capacidade de inovação e muitas vezes libertando de preconceitos comerciais que travam os negócios.

Uma célebre e memorável afirmação do físico Galileu Galilei (1564 – 1642) dá bem a dimensão da matemática: “As leis da natureza estão escritas na linguagem da matemática”. A matemática é a maneira de descrever a realidade e entender como o mundo funciona. A matemática está se tornando cada vez mais fonte de poder, riqueza e progresso no mundo empresarial.

Mas, é preciso buscar meios para facilitar o processo de aprendizagem. Para entender de estatística, matemática financeira, modelos matemáticos utilizados na economia e negócios é necessário não fugir de conceitos básicos matemáticos, seus significados e conteúdos.

É verdade que existe um abismo entre o conhecimento de empresários que se preparam e empresários que se lançam ao mercado intuitivamente. A busca e o desenvolvimento desse conhecimento devem estar alicerçados na melhoria contínua do processo de conhecimento.

Não resta dúvida em que as ligações entre o mundo das ideias matemáticas e a realidade dos negócios são muito maiores do que se imagina. Não existe negócio empresarial sem matemática. Portanto a importância da matemática aplicada a negócios é vista pela sua objetividade e dinâmica que ela, matemática, imprime aos empreendimentos.

Se o seu conhecimento de matemática é aquele que vem inteiramente da escola, talvez seja uma história muito limitada. As ideias matemática importantes aos negócios são aquelas que podem ser enfrentadas de forma direta e proveitosa. Fatos aritméticos básicos como 1 + 2 = 3, são simples e superficiais. O empresário deve entender o que significa o 3. Pois pode ser um fato matemático simples ou complicado, superficial ou profundo. Daí a importância da matemática aplicada a negócios.

Então, o que é importante para o empresário (e porque não seus colaboradores também) saber de matemática aplicada a negócios? Listaremos seis pontos sem os quais fica muito mais difícil de gerir e analisar negócios:

a) Saber razões, proporções, regra de três e porcentagem;

b) Saber conceitos básicos de estatística como: tabelas, gráficos (histograma, gráfico de Pareto), média aritmética e ponderada, mediana, moda, variância e desvio padrão;

c) Saber calcular a função “gasto”, “receita” e “lucro” e suas taxas de variação;

d) Saber calcular o ponto de equilíbrio em quantidades e em valores;

e) Saber os conceitos e cálculos básicos da matemática financeira, como: juros compostos, amortização, descontos simples e compostos, taxas de juros;

f) Saber ler e interpretar gráficos para as tomadas de decisões.

Claro, que estamos falando de conhecimentos básicos de matemática. Existem técnicas muito mais avançadas, como a Engenharia Econômica, que qualificam ainda mais as tomadas de decisões por parte dos dirigentes empresariais.

Portanto, como fonte de conhecimento atemporal e profunda, a matemática é uma forma de unir as pessoas através de culturas e negócios há séculos. A matemática nos ajuda a pensar melhor, aguça a intuição, afina a capacidade de julgamento, doma a incerteza e revela a lógica sob vários aspectos. Assim, com as ferramentas matemáticas adequadas podemos entender melhor os negócios e valorizar ainda mais as melhores decisões.

Em resumo: é bastante difícil compreender matemática, sem fazer um pouco de matemática.

Esta noticia foi publicada em 10/02/2017 no site https://www.administradores.com.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.