Disciplina - Matemática

Matemática

09/07/2008

Matemática com sabor de Arte

Tudo começou no ano de 2000, no Ano Mundial da Matemática. Desde então a Associação Portuguesa de Matemática (APM) vem desenvolvendo iniciativas temáticas que pretendem estimular estudantes e educadores a abordarem as relações existentes entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
Na seqüência destas iniciativas, 2008 está sendo o ano da Matemática e Arte. A Comissão Coordenadora criou o site www.apm.pt/matearte/ de apoio ao ano temático, destinado a conter notícias, informações, sugestões e textos, bem como ligações para outras páginas relacionadas com o tema. 
O desafio está lançado e a organização espera agora que Professores e alunos desenvolvam no presente ano letivo projetos que explorem relações entre a Matemática e Arte quer nas aulas de Matemática, na Área de Projeto e Estudo Acompanhado, no clube de Matemática ou mesmo em salas de estudo, bibliotecas.
Entre as sugestões de trabalho que a APM propõe está o levantamento e estudo, do ponto de vista matemático, de elementos do patrimônio local - azulejos, pontes, frisos, louça - cuja coleta poderá criar um circuito "turístico" que motive os visitantes das localidades a olharem para o patrimônio com "um olhar matemático". Outra opção centra-se na Arte da vida quotidiana, pretendendo "abrir espaço às idéias inovadoras dos alunos", mas tendo sempre como pano de fundo as ligações da Arte e da Matemática com o dia-a-dia. As construções em origami e o estudo de propriedades matemáticas envolvidas são outra hipótese de trabalho, estando prevista a publicação no sítio das fotografias das construções enviadas pelas escolas e a construção do "Poliedro em origami do mês".
Paralelamente a esta sugestão de trabalho com origamis, e no âmbito do ano temático Matemática e Arte, a APM e o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, apresentam até ao final do mês de Outubro uma série de workshops para Professores, alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior subordinados ao tema Matemática e origami.
A organização espera entretanto receber informações sobre os projetos que as escolas estejam desenvolvendo de modo que estes passem a estar disponíveis no sítio da iniciativa. Todos os projetos deverão ser concluídos até ao final deste ano letivo.

Fonte: EDUCARE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.