Disciplina - Matemática

Matemática

06/08/2008

Chamada de Artigos sobre Modelagem Matemática, Sociedade e Educação

>Esta Chamada é fruto da parceria estabelecida entre o Grupo de Trabalho de Modelagem Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GTMM/SBEM) e a ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, com o propósito de fomentar o debate sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e em Ciências. Este documento delineia uma chamada específica de artigos para um número especial sobre Modelagem Matemática, a ser publicado pelo periódico ALEXANDRIA no segundo semestre de 2009.

 

O Tema
As últimas décadas testemunharam a crescente presença de modelos matemáticos nas ciências, no desenvolvimento de tecnologias e em outras instâncias da sociedade. Em termos simples, pode-se dizer que um modelo matemático é a representação de uma situação em termos matemáticos. Tradicionalmente, Modelagem Matemática é conceituada como o processo que visa a produção de um modelo matemático. Ou, em outras palavras, Modelagem Matemática é a abordagem de situações originárias de outros campos científicos ou do dia-a-dia por meio da matemática.

Particularmente nas Ciências Naturais, a matemática tem sido utilizada como parte do processo de produção de resultados científicos. Isto é, ela não é apenas uma linguagem que descreve os fenômenos ou um instrumento de análise, mas ela também toma parte na estruturação do fenômeno em estudo. Deste ponto de vista, os modelos matemáticos não são descrições neutras, mas são sempre “enviesados”.

Uma das decorrências desse fato, em termos educacionais, é a necessidade de que a escola tematize o assunto. Diversas propostas integradoras têm surgido com este propósito, particularmente aquelas que propõem o diálogo entre matemática e outras disciplinas e entre estas últimas e a vida diária.

Do ponto de vista da investigação educacional, há dois movimentos que requerem análise. O primeiro refere-se às implicações do debate sobre a maneira que os modelos matemáticos participam da sociedade para o nível educacional, em particular na educação matemática e em ciências. O segundo refere-se ao modo como as práticas pedagógicas, empreendidas por professores e/ou alunos, relacionam-se com o debate mais geral sobre modelos matemáticos, ciência e sociedade. No último caso, pode-se considerar as práticas tradicionais ou aquelas mais inovadoras. Assim, este é o foco desta Chamada, a qual pode ser resumida nas seguintes termos: Modelagem Matemática, Sociedade e Educação.

As propostas de artigos devem, portanto, focar sua discussão nas relações entre Modelagem Matemática, Sociedade e Educação. Eles podem ser ensaios teóricos que explorem o tema e apresentem insights originais para o campo cientifico e profissional, bem como podem ser relatórios de pesquisas empíricas que tratam de práticas no nível da sala de aula que possuam as preocupações descritas anteriormente.

O processo de submissão e revisão

Para submeter uma proposta de artigo, enviar arquivo em formato DOC para joneicb@uol.com.br até 30/11/2008, com cópia para miro@ced.ufsc.br e jussara_loiola@uol.com.br

O formato das propostas de artigos deve obedecer as normas correntes na ALEXANDRIA. Aqueles que estiverem fora destas normas não serão considerados no processo de avaliação/revisão. Consultar:
http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/normas.htm

Cada proposta de artigo será revisada por pareceristas ad hoc, pertencentes ao Corpo Editorial da ALEXANDRIA e ao GT de Modelagem Matemática da SBEM. Até dia 28/02/2009, os proponentes receberão as revisões de suas propostas de artigos. Aqueles que forem aprovados, terão 60 dias para apresentarem a versão final do artigo, a qual será discutida entre a Coordenação do GTMM/SBEM e a Editoria da ALEXANDRIA, que deliberará sobre a publicação final.

Datas importantes

30/11/2008 Prazo final para submissão de propostas de artigos.
28/02/2009 Prazo final para os proponentes receberem as revisões dos artigos.
28/04/2009 Prazo final para envio das versões revisadas dos artigos.
2o. semestre/2009 Publicação do número especial sobe “Modelagem Matemática, Sociedade e Educação” pela ALEXANDRIA.

Contato:

Jonei Cerqueira Barbosa – joneicb@uol.com.br
Ademir Donizete Caldeira – miro@ced.ufsc.br
Jussara de Loiola Araújo – jussara_loiola@uol.com.br

Fonte: SBEM.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.