Disciplina - Matemática

Matemática

03/04/2009

O vazio e a forma

Abre hoje, na Galeria de Arte em Caxias do Sul, ‘Oximetal’, de Rogério Baierle

- É como se fossem origamis de metal.

Assim o artista plástico e escultor Rogério Baierle, 47 anos, define a exposição Oximetal, que abre hoje, às 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Os visitantes poderão conferir aproximadamente 20 peças. Baierle explica que em todas elas busca formas geométricas. Sua principal e inesgotável fonte de inspiração, a geometria sempre esteve presente em seus trabalhos. Quando criança, utilizava diversos tipos de réguas para fazer seus desenhos, que geralmente imitavam figuras humanas. Com o tempo, ele foi percebendo que suas criações não precisavam ter necessariamente uma forma definida.
As esculturas da mostra são todas de metal. O artista conta que já trabalhou com outros materiais, como madeira, por exemplo, mas prefere as nuances das chapas metálicas. Quer sugerir leveza a elas.
– Procuro dar leveza ao suporte metálico com um trabalho mais arejado, com espaços mais vazios. Trabalho muito com elementos vazios. O que me interessa é o ar, o ar que está dentro da peça – explica.

No entanto, o gosto pelo metal dificulta o trabalho do artista, pois a confecção de uma peça leva mais tempo do que em outro material.
– O processo de criação é mais demorado, mais difícil – diz.

Baierle é natural de Porto Alegre, mas mora há 26 anos em Caxias. Já expôs na Casa da Cultura, nos shoppings Iguatemi de Caxias e Porto Alegre, na Villa de Caras, em Gramado, e no Centro Municipal de Cultura, em Caxias. Em 1992, foi Destaque Salão Design Movelsul. Foi premiado também no VIII Salão Internacional de Artes Plásticas (Proyecto Cultural SUR) e no IX Salão Latino Americano de Escultura Contemporânea.

Fonte: Pioneiro
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.