Disciplina - Matemática

Matemática

28/05/2009

Matemática e metacognição

Construto recente na literatura psicológica, a metacognição tem sido comumente definida como o conhecimento ou atividade cognitiva que toma como seu objeto a cognição, ou seja, seu sentido essencial é a “cognição acerca da cognição”, ou ainda, “pensar sobre o pensamento”. Nesse sentido, pode-se entender a metacognição como o conhecimento que o indivíduo tem sobre sua própria cognição e atividades de aprendizagem.

Esse construto desempenha papel importante em muitos tipos de atividades cognitivas, dentre as quais a compreensão matemática. Assim, por meio da metacognição, um estudante pode resolver um problema matemático e obter informações sobre seu próprio processo de resolução, não apenas supervisionando e julgando o resultado encontrado, mas também explicando seu próprio processo cognitivo, o que pode levá-lo a modificar ou prosseguir nas suas atividades cognitivas.

A palestra será realizada no dia 01.06.09, às 18:30, na sala Homero de Barros, localizada no primeiro andar do prédio Dom Pedro I, na reitoria da UFPR. As inscrições são gratuitas e haverá certificação pela participação.

 

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