Disciplina - Matemática

Matemática

21/07/2009

Matemática de ouro

O estudante brasileiro Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador (BA), conquistou medalha de ouro na 50ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), destinada a alunos do ensino médio.
A competição, que ocorreu de 14 a 21 de julho, na cidade de Bremen, na Alemanha, contou com a participação de mais de cem países e reuniu jovens entre 14 e 19 anos. O Brasil, que ficou classificado em 17º lugar, foi representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores Carlos Yuzo Shine, de São Paulo (SP), e Ralph Costa Teixeira, de Niterói (RJ).
O Brasil conquistou ainda três medalhas de prata com Renan Henrique Finder, de Joinville (SC), Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA) e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), além de duas medalhas de bronze com Marco Antonio Lopes Pedroso, de Santa Isabel (SP), e Davi Lopes Alves de Medeiros, de Fortaleza (CE).
Um comitê internacional elegeu, dentre os propostos pelos países participantes, os problemas que seriam resolvidos e as provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada dia os participantes resolveram, em quatro horas e meia, três problemas, que costumam requerer mais criatividade e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.
O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Matemática desde 1979, conquistando, desde então, um total de 81 medalhas, sendo oito de ouro, 21 de prata e 58 de bronze.
A participação do país na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Mais informações: www.obm.org.br
Fonte: Agencia FAPESP
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.