Disciplina - Matemática

Matemática

05/08/2009

Ensino contextualizado de Matemática é feito em THE

A Matemática é a disciplina com maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com 45 das 180 questões do exame exclusivamente dedicadas à matéria. Em Teresina, as escolas municipais ministram a disciplina, no Ensino Fundamental, de forma dinâmica e contextualizada, nos moldes trabalhados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os professores da rede municipal participam de cursos de formação continuada em serviço, em parceria com o Instituto Qualidade do Ensino, com o objetivo de desmitificar a Matemática, considerada por muitos o vilão do desempenho escolar do aluno.

De acordo com Luís Carlos da Silva, professor formador de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), o ensino da disciplina nas escolas da rede municipal aborda os conteúdos de forma contextualizada, fazendo com que os alunos construam os conceitos a partir da aplicação da matemática em situações cotidianas.

“O mundo está inteiramente envolvido em matemática, mas muitas vezes o aluno não percebe isso, o que dificulta a aprendizagem. Na rede municipal, os professores utilizam metodologias que ajudam o aluno a perceber a importância da matemática para a vida e a sua aplicação no dia-a-dia. Dessa forma, o estudante descobre que estudar matemática é mais que fazer cálculos, é perceber o mundo através do raciocínio lógico, o que amplia a sua visão do mundo e a sua capacidade de abstração”, pondera Luís Carlos da Silva.

A professora formadora de Matemática da SEMEC, Inês de Oliveira, considera que o peso da disciplina no ENEM e a forma de abordagem das questões não será novidade para os alunos egressos do Ensino Fundamental da rede municipal.

“O aluno que fez o Ensino Fundamental em escolas municipais não precisará se adequar ao modelo de questões do ENEM quando for prestar o exame, uma vez que a abordagem da Matemática em nossas escolas é analítica e não conteudista. Não ensinamos Matemática de forma isolada. Nas escolas municipais, o professor é comprometido com a aprendizagem e os resultados dos alunos; por isso, a Matemática é ensinada de forma prática, os alunos são levados a refletir sobre problemas cotidianos e a resolvê-los aplicando os conceitos matemáticos. O resultado é que a disciplina deixa de ser geradora de apreensão e passa a ser compreendida com facilidade, tornando o ato de estudar prazeroso”, encerra Inês de Oliveira.

Fonte: 45 graus

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.