Disciplina - Matemática

Matemática

26/08/2009

Computador como aliado da matemática

Aprender matemática ficou muito mais fácil e estimulante na escola Padre José Francisco Bretero, no bairro São Simão, em Criciúma. A disciplina considerada por muitos como um verdadeiro bicho-de-sete-cabeças virou parceira das ferramentas tecnológicas e acabou conquistando a garotada. Com o uso de um software gratuito, o GeoGebra, a professora Ana Lúcia Pintro consegue repassar conteúdos importantes de uma forma mais leve e prazerosa. O aliado: o computador. O empenho da docente lhe rendeu a menção honrosa de Educador Nota 10, premiação concedida pela Fundação Victor Civita.
Segundo a professora, o empenho em aprender a utilizar o programa de computador valeu a pena. Ana Lúcia garante que além dos alunos gostarem do novo método, as atividades escolares de matemática foram aperfeiçoadas com o GeoGebra. "Eles adoram ir para o computador e aprender, por isso que fazer matemática com apoio da informática tem dado um diferencial. Os exercícios ficaram bem mais completos com o uso do software. Ganhamos muito com a tecnologia", comentou a educadora.
Maior interesse pelo conteúdo
Para Ana Lúcia Pintro, diferentemente do que muitos pensam, o uso da tecnologia não impede o raciocínio lógico do estudante, e sim, auxilia. "A calculadora, o computador e as demais ferramentas foram feitas para ajudar. O que o educador precisa fazer é auxiliar no uso. A internet hoje atrapalha o aprendizado sim, mas em muitos momentos pode ser parceira do ensino. É saber usar a tecnologia a favor do saber", destacou.
Entre os quase 100 alunos que utilizam o GeoGebra, segundo a professora de matemática, a vontade de estudar a disciplina aumentou. É o caso do aluno do nono ano, Marcos Antônio Mattei, que não gostava dos números, mas agora começou a praticá-los. "Não me dou bem em matemática, mas com o computador estou bem mais interessado nas aulas. Ficou muito melhor", afirmou. Mariah Paulo, do oitavo ano, também gostou da novidade. " Adolescente quer estar sempre no computador, então ficou bem melhor aprender matemática por meio da tecnologia. A gente gosta bem mais e fica mais fácil", enfatizou.
As aulas de matemática na escola Padre José Francisco Bretero com o auxílio do GeoGebra estão ocorrendo desde novembro do ano passado. A ideia que surgiu inicialmente para realizar exercícios gerou premiação ao projeto desenvolvido pela professora Ana Lúcia Pintro. Dentre 4 mil inscritos, ela se destacou e ficou entre os 50 melhores trabalhos avaliados pela Fundação Victor Civita. "É uma honra ficar entre os melhores educadores. É o reconhecimento de um trabalho feito em parceria com meus colegas da escola", finalizou.
Fonte: A Tribuna
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.