Disciplina - Matemática

Matemática

25/08/2009

Alunos das escolas públicas participam da Olimpíada de Matemática

Estudantes de 43,8 mil escolas públicas de educação básica participam hoje das Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). O projeto, visa criar um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo país.
Em sua quinta edição em 2009, a Obmep é realizada pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Impa - Instituto Nacional de matemática pura e SBM - Sociedade brasileira de matemática, com o objetivo de estimular o estudo da disciplina entre os alunos das escolas públicas.
No país, há 68 instituições de ensino superior envolvidas na aplicação dos exames para 19 milhões de estudantes.
As provas são divididas nos níveis um - quinta e sexta séries, dois - sétima e oitava séries e três - Ensino Médio. Os aprovados na primeira etapa estão classificados para a fase seguinte, previstas para o dia 24 de outubro.
Os melhores alunos são premiados com medalhas de ouro e prata, menções honrosas e bolsas de iniciação científica do CNPQ - Conselho Nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, serão conferidas premiações aos professores, escolas e municípios com melhor rendimento nas classificações nacional e estadual.
No Paraná as atividades de iniciação científica estão a cargo da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Londrina.
Nessa primeira etapa, de acordo com Cida Neves, da coordenação da Obmep no Ministério de Ciência e Tecnologia, as provas serão aplicadas e corrigidas pelos professores em suas turmas. Cada escola escolherá 5% das melhores provas e enviará os cartões-resposta ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes selecionados participarão da segunda fase, em 24 de outubro.
Na segunda fase, segundo Cida Neves, as provas serão aplicadas e corrigidas por professores indicados pelo Impa. Desse grupo de estudantes sairão os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze da olimpíada. Além das medalhas, os vencedores receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A divulgação dos resultados finais está prevista para 11 de dezembro.
A realização da olimpíada atende os objetivos de incentivar o ensino de matemática e de descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.
Da primeira edição da Obmep, em 2005, até este ano, o número de estudantes, de escolas e de municípios cresceu. Começou com 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades. Hoje alcança, 19,2 milhões de estudantes, 43,8 mil instituições de ensino e 99,1% dos municípios.
Fontes: O Norte.net, Hnews , Obmep e clicabrasilia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.