Disciplina - Matemática

Matemática

21/09/2009

Contas aprovadas

Criada há apenas quatro anos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já contabiliza um impacto positivo no desempenho dos estudantes brasileiros na disciplina. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo e do Banco Itaú Unibanco mostrou que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental que participaram da olimpíada tiveram médias 2,14 pontos superiores no teste de matemática da Prova Brasil, que avalia as habilidades em leitura e em solução de problemas matemáticos, em relação a alunos de escolas que não aderiram à iniciativa. O impacto é mais significativo nos colégios que participaram mais vezes das edições anuais da olimpíada, assim como na fração de alunos com rendimento escolar mais elevado.
O estudo vai além e aponta o provável retorno econômico da iniciativa. O aumento na competência em matemática conferido pelo treinamento para a olimpíada deverá propiciar a esses alunos ganhos salariais de até 0,30% quando eles chegarem ao mercado de trabalho. Parece pouco, mas a soma total dos ganhos dos participantes até o final da carreira foi estimada em R$ 901 milhões. “A olimpíada parece um bom investimento em termos de política pública, pois os custos são relativamente baixos e o número de beneficiários é elevado”, diz Naercio Aquino de Menezes-Filho, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, que coordenou o estudo com Lígia Vasconcellos e Roberta Biondi, do Itaú Unibanco.
A Obmep é promovida desde 2005 graças a uma parceria do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, e a Sociedade Brasileira de Matemática com os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Em sua quinta edição, rea­lizada neste ano, teve 19 milhões de participantes, quase o dobro de 2005. A iniciativa busca estimular o estudo da matemática nas escolas públicas, identificar jovens talentos e incentivar o aperfeiçoamento de professores. A Obmep foi estruturada para influenciar o cotidiano das escolas. Uma apostila com questões de matemática e suas soluções, elaborada por matemáticos ligados à Obmep, é encaminhada aos professores das escolas participantes. “É um material de alta qualidade e aparência desafiadora, que coloca as escolas em contato com o que há de melhor na comunidade matemática”, afirma César Camacho, diretor-geral do Impa.
Fonte: Pesquisa FAPESP Online
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