Disciplina - Matemática

Matemática

30/09/2009

Avaliação pública da Olimpíada Brasileira de Matemática

A consulta pública sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é feita pela página na internet do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), organização social vinculada ao MCT. Basta preencher formulário.
Estudantes, pais, professores, gestores e o público em geral podem participar do processo de avaliação
A consulta pública sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é feita pela página na internet do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), organização social vinculada ao MCT. Basta preencher formulário.
Um dos objetivos da consulta é contribuir para o aprimoramento do certame, que tem hoje a participação de quase 20 milhões de estudantes.
Quem participar da consulta concorre a uma viagem para visitar instituições de pesquisa e museus de ciência em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Recife, Porto Alegre e Brasília. Será sorteado um participante por categoria. No caso de aluno, será financiada também a viagem de um acompanhante.
Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), que promovem a Obmep, têm questionários específicos, de quatro a cinco perguntas, para cada público. As questões apresentadas aos alunos indagam porque e como eles participaram da prova e se isso os ajudou a melhorar o desempenho em outras disciplinas.
Para os professores as questões são sobre o impacto na escola e no desempenho dos estudantes, na prática cotidiana do docente e nas atividades extraclasse. O público responde questões sobre como tomou conhecimento da Obmep, se conhece alguém que tenha participado, opina sobre a Olimpíada e indica pontos positivos ou negativos do certame.
A Obmep, que está na 5ª edição, tem este ano 19,2 milhões de alunos inscritos. São estudantes da 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)
Fonte: Jornal da Ciência
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