Disciplina - Matemática

Matemática

29/12/2009

"Pensar alto" ajuda a resolver problemas matemáticos

Uol
Os estudantes que “pensam alto” quando estão resolvendo um problema de matemática conseguem fazê-lo mais rapidamente e tem mais chances de conseguir a resposta certa, segundo estudo da Universidade de Granada, na Espanha. Publicados no Electronic Journal of Research in Educational Psychology, os resultados indicam que a habilidade de produzir representações “está intimamente relacionada com o sucesso na resolução de problemas”.
Avaliando três estudantes do último ano do curso de matemática da Universidade, os pesquisadores descobriram que “as representações – como o fato de falar em voz alta ou ‘desenhar’ os problemas – cumprem um papel essencial no pensamento matemático, favorece o entendimento de conceitos e estimula o desenvolvimento de pensamento flexível e versátil na solução de problemas.
Os pesquisadores pretendem, agora, realizar estudos mais abrangentes para confirmar os resultados e tentar desvendar os mecanismos específicos associados a essa relação entre um maior sucesso na resolução de problemas com o fato de representá-lo em voz alta ou com outros mecanismos.
Este conteúdo foi acessado em 24/12/2009 do sítio Gazeta Web. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.