Disciplina - Matemática

Matemática

04/02/2010

Forum sobre Avaliação inicial em Matemática

Um dos primeiros desafios que o professor enfrenta no início das aulas é o de conhecer a nova turma que chega. Mais importante e mais difícil do que memorizar rostos e associá-los aos nomes dos alunos é descobrir o que cada um já sabe para ajustar o planejamento das aulas do ano letivo. Apesar de ainda ser pouco difundida nas escolas brasileiras, avaliação inicial é uma prática imprescindível para melhorar a relação entre ensino e aprendizagem.
A reportagem da revista Nova Escola - Diagnóstico inicial: você sabe o que eles já sabem? traz um roteiro detalhado de como fazer esta avaliação diagnóstica em Matemática, observando – dentro do bloco de conteúdos de Números e Operações – os conhecimentos dos alunos sobre escrita numérica e sobre a resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo.
Além de ter acesso ao passo a passo indicado na reportagem, no site da revista você vai poder levantar outras questões sobre avaliação diagnóstica em Matemática. Como se avaliam os conteúdos? O que priorizar, procedimentos ou resultados? Como organizar os registros? O que fazer depois do diagnóstico? Estas e outras perguntas serão respondidas pela coordenadora de formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na grande São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, Priscila Monteiro, até o dia 5 de março. Clique para participar.
Este conteúdo foi acessado e adaptado em 04/01/2010 do sítio da revista "Nova Escola". Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.