Disciplina - Matemática

Matemática

01/03/2010

Meninas herdam o medo da matemática de suas professoras

Por: Alessandra Nogueira
Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que professoras do ensino fundamental que ficam nervosas ensinando matemática passam esse medo para suas alunas. O estudo analisou 17 professoras, 52 alunos e 65 alunas.
Os pesquisadores perceberam que as notas dos meninos em matemática não são afetadas pelo quanto a professora se sentia desconfortável ensinando a matéria. Já o caso das meninas foi o contrário.
Para determinar o impacto disso na educação das crianças, o nervosismo dos professores foi medido. Depois seus alunos foram testados no começo e no fim do ano – eles deviam desenhar um aluno que fosse bom em matemática e um aluno que fosse bom em leitura. No começo do ano, tanto meninos quanto meninas foram desenhados, nos dois casos.
Mas, no final do ano letivo, os pesquisadores notaram que, mesmo os meninos tendo mantido seu padrão e desenhado tanto alunos bons quanto alunas, as meninas passaram a desenhar, quase invariavelmente, meninas boas em leitura e meninos bons em matemática.
As meninas admitiam que meninos eram melhores em matemática, além disso, acabavam tendo notas mais baixas na matéria se comparadas com os meninos ou com as próprias meninas que não acreditavam nesse estereótipo.
Os autores da pesquisa sugerem que a preparação dessas professoras no ensino da matemática deveria ser maior. Essa diferença que as meninas acabam tendo na educação pode afetar a forma com que elas escolhem a profissão – por isso as engenharias acabam sendo campos quase exclusivamente masculinos. [Scientific Blogging]
Este conteúdo foi acessado em 01/03/2009 do sítio HypeScience. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.